Como Reprojetar Vetores no QGIS

Sextante QGISNeste tutorial vamos ensinar como reprojetar dados vetoriais no QGIS. Este tipo de procedimento é muito comum em projetos de Geoprocessamento, pois, via de regra, trabalhamos com dados de diferentes fontes e que, portanto, poderão estar em distintos sistemas de referência e de projeção. Para este exemplo utilizaremos um shapefile com dados de algumas quadras que serão manipuladas no QGIS 2.0 Dufour.

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS E SISTEMAS DE COORDENADAS

Antes de passarmos para o tutorial propriamente dito, queremos indicar a leitura dos seguintes conteúdos sobre cartografia, com ênfase em sistemas de projeção cartográfica e de coordenadas:

Agora vamos para a parte prática, no ambiente do QGIS.

ALTERANDO SISTEMA DE REFERÊNCIA NO QGIS

Temos visualizadas no QGIS diversas quadras (faça o download: quadras_geograficas) que, como pode ser observado na barra de status, estão projetadas num sistema de referência com coordenadas geográficas.

O código EPSG 4291, mostrado na imagem corresponde ao Datum SAD69 com sistema de coordenadas geográficas.

Vetores no QGIS

 Acesse o menu ProcessamentoCaixa de Ferramentas.

Sextante no QGIS

Na Caixa de ferramentas de Processamento há um espaço para pesquisa de algoritmos. Digite Reproject e clique duas vezes sobre a opção sublinhada em destaque vermelho na imagem abaixo.

Reproject

Na janela que será aberta,em “Input layer” escolha a camada que deseja reprojetar. Note que aparecerá indicado qual é o código EPSG da camada. Em “Target SRC” clique nas reticências (…).

Sextante: Como Reprojetar Vetores

Para este exemplo vamos mudar o sistema de referência cartográfico para o de código 29195, que corresponde ao uso do Datum SAD69 com uso de coordenadas UTM, zona 25 S.

Sextante: Como Reprojetar Vetores

Depois, informamos onde será salvo o novo arquivo gerado. É interessante notar que é possível salvar as alterações na própria camada de entrada, sem a necessidade de gravar um novo arquivo.

Outra possibilidade disponível é salvar o layer apenas na memória temporária. Estas opções aparecem quando clicamos sobre as reticências do campo Reproject layer. Clique em Run.

Sextante: Como Reprojetar Vetores no QGIS

Em seguida, carregamos o novo arquivo criado (quadras_utm). Note na barra de escala que as coordenadas já estão sendo exibidas no formato UTM.

QGIS: Como Reprojetar Vetores com Sextante

Em um próximo tutorial vamos aprender como executar operações em lotes no QGIS. Enquanto isso, deixamos alguns outros tutoriais sobre o QGIS para sua consulta:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

17 Comments on “Como Reprojetar Vetores no QGIS”

  1. wallyson Alvarenga disse:

    Muita obrigado, estava precisando desse tutorial. parabéns pelo trabalho!

  2. Philipe Riskalla Leal disse:

    Prezado Anderson Medeiros,

    sou aluno de pós-graduação em Ecologia da USP e estou com uma dúvida referente a grelha do QGIS, tanto a grelha do “Compositor de Mapas”, quanto da grelha do “Exibir-Decorações-grelha” da tela inicial.

    Atualmente, estou trabalhando com mapas antigos, os quais apresentam as mais diversas projeções espaciais. Contudo, as grelhas do QGIS são sempre no mesmo formato: retilíneas, perpendiculares entre si, e com quadrículas iguais para todo o globo, ou seja, em projeção UTM.

    Você saberia me dizer como eu poderia alterar a forma da grelha conforme a projeção que eu estiver utilizando?

    Atenciosamente,
    Philipe Riskalla Leal

  3. Interessante essa ferramenta. Mas a conversão apontou 6 m de deslocamenti aqui. Talvez eu tenha feito algo errado.
    É possível alterar os parâmetros de transformação?
    x: 67,35
    y: -3,88
    z: 38,22

  4. Cleybe Aparecido Lopez disse:

    Olá!

    Estou com um problema, estou com duas bases e preciso que as duas sejam convertidas para as mesmas escalas e mesma projeção. Uma está em uma escala grande e a outra em uma escala pequena. Uma possui projeção EPSG:4019 – Unknown datum based upon the GRS 1980 ellipsoid. A outra não possuía dados sobre sua projeção e eu converti para a mesma projeção(EPSG:4019 – Unknown datum based upon the GRS 1980 ellipsoid), entretanto, as duas bases não se casam. Ou seja, elas continuam uma em tamanho muito grande e a outra em tamanho muito pequeno. Preciso sobrepor os shapes, até o momento não consegui realizar isso. Espero que possam me ajudar.

    Abraços!

  5. Marcos.
    O seu problema é que o “+proj=utm +zone=22 +south +ellps=aust_SA +towgs84=-67.35,3.88,-38.22 +units=m +no_defs”, com valores negativos no primeiro e no final, deve estar no parâmetro do SAD 69 enquanto que o parâmetro +proj=utm +zone=22 +south +ellps=aust_SA +towgs84=67.35,-3.88,38.22 +units=m +no_defs é que deve estar no Sirgas2000.

    Att,
    Felipe

  6. marcos paulo disse:

    Anderson como vai? Você já tentou reprojetar para o Sirgas (+proj=utm +zone=22 +south +ellps=aust_SA +towgs84=-67.35,3.88,-38.22 +units=m +no_defs). Já tentei mas não consegui!

  7. Luis Damásio disse:

    Como posso saber ou modificar o tipo ou parâmetros a usar na transformação?

      1. Luis Damásio disse:

        O que quero dizer que há diferentes parâmetros e processos para mudar de sistema de coordenadas e existem normalmente mais que um entre 2 sistemas de coordenadas. Assim, no Qgis quando quero mudar o sistema de coordenadas (sem ser “on the fly”) mas quero usar uma transformação polimonial, Bursa-Wolf, método de grelhas, etc, como posso fazer?
        Pergunto também se a “bibioteca” de transformações que o Qgis usa só tem uma hipótese entre 2 sistemas?
        Cumps.,
        Luis Damásio

        1. Luis Damásio disse:

          Esqueci-me de referir que quando digo mudar o sistema de coordenadas refiro-me a reprojectar.

  8. Isabel Rocha disse:

    Olá, estou com um problema, o meu QGIS 1.8 está em inglês, e eu não encontro o menu processamento para acessar a caixa de ferramentas.

    Estou acompanhando os tutoriais, parabéns pelo serviço!

    Obrigada!

  9. Jeferson Silva disse:

    Muito bom esse tutorial. Gostaria de saber se você disponibiliza um tutorial completo sobre o Quantum Gis 1.8.0.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *