Como Reprojetar Vetores no QGIS

Sextante QGISNeste tutorial vamos ensinar como reprojetar dados vetoriais no QGIS. Este tipo de procedimento é muito comum em projetos de Geoprocessamento, pois, via de regra, trabalhamos com dados de diferentes fontes e que, portanto, poderão estar em distintos sistemas de referência e de projeção. Para este exemplo utilizaremos um shapefile com dados de algumas quadras que serão manipuladas no QGIS 2.0 Dufour.

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS E SISTEMAS DE COORDENADAS

Antes de passarmos para o tutorial propriamente dito, queremos indicar a leitura dos seguintes conteúdos sobre cartografia, com ênfase em sistemas de projeção cartográfica e de coordenadas:

Agora vamos para a parte prática, no ambiente do QGIS.

ALTERANDO SISTEMA DE REFERÊNCIA NO QGIS

Temos visualizadas no QGIS diversas quadras (faça o download: quadras_geograficas) que, como pode ser observado na barra de status, estão projetadas num sistema de referência com coordenadas geográficas.

O código EPSG 4291, mostrado na imagem corresponde ao Datum SAD69 com sistema de coordenadas geográficas.

Vetores no QGIS

 Acesse o menu ProcessamentoCaixa de Ferramentas.

Sextante no QGIS

Na Caixa de ferramentas de Processamento há um espaço para pesquisa de algoritmos. Digite Reproject e clique duas vezes sobre a opção sublinhada em destaque vermelho na imagem abaixo.

Reproject

Na janela que será aberta,em “Input layer” escolha a camada que deseja reprojetar. Note que aparecerá indicado qual é o código EPSG da camada. Em “Target SRC” clique nas reticências (…).

Sextante: Como Reprojetar Vetores

Para este exemplo vamos mudar o sistema de referência cartográfico para o de código 29195, que corresponde ao uso do Datum SAD69 com uso de coordenadas UTM, zona 25 S.

Sextante: Como Reprojetar Vetores

Depois, informamos onde será salvo o novo arquivo gerado. É interessante notar que é possível salvar as alterações na própria camada de entrada, sem a necessidade de gravar um novo arquivo.

Outra possibilidade disponível é salvar o layer apenas na memória temporária. Estas opções aparecem quando clicamos sobre as reticências do campo Reproject layer. Clique em Run.

Sextante: Como Reprojetar Vetores no QGIS

Em seguida, carregamos o novo arquivo criado (quadras_utm). Note na barra de escala que as coordenadas já estão sendo exibidas no formato UTM.

QGIS: Como Reprojetar Vetores com Sextante

Em um próximo tutorial vamos aprender como executar operações em lotes no QGIS. Enquanto isso, deixamos alguns outros tutoriais sobre o QGIS para sua consulta:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

20 Comentário

  1. Gostaria de saber se esse transformação respeita os parâmetros esbelecidos pelo IBGE na hora da transformação do Datum?

  2. Rafael Furlan disse:

    Olá, bom dia. Sou iniciante no Qgis 1.7.4 e estou realizando atividades no trabalho.

    Tenho o shape do local que abre normalmente no Qgis…….descarreguei arquivo gpx do gps que também abre normalmente.

    O problema é que os pontos gpx deveriam estar dentro do mapa que abri em shape….tentei salvar o arquivo gpx em shape para ver se aparecia um sobre o outro, mas não aparece…….coloco “aproximar a camada á sua extensão” nos dois, ambos aparecem, mas não aparecem juntos…..

    Grato

    • Oi Rafael, tudo bem?
      Primeiramente, recomendo que faça um upgrade do QGIS para a versão 2.14 ou 2.18.
      Você já verificou se o projeto e as camadas estão no mesmo SRC?
      Abraço!

      • Rafael Furlan disse:

        Oi Anderson, bom dia. Feliz Ano novo! Então já verifiquei e conforme abaixo os dois arquivos estão em WGS84 mas a extensão é diferente e não estou conseguindo alterar isso.

        Extensão:
        Sistema de unidades de referência espacial na camada : xMin,yMin 325979.47, 7405225.83 :xMax, yMax 349163.49, 7417165.70
        Sistema de referência espacial da camada:
        +proj=longlat +datum=WGS84 +no_defs

        Sistema de unidades de referência espacial na camada : xMin,yMin -46.5396, -23.3933 :xMax, yMax -46.5396, -23.3933
        Sistema de referência espacial da camada:
        +proj=longlat +datum=WGS84 +no_defs

        Grato

  3. Douglas Dias disse:

    Prezado Anderson
    Estou começando a trabalhar com o QGis, apesar de gostar muito do programa tenho tido algumas dificuldades. Veja, quando estou montando um mapa no compositor de impressão, as coordenadas que aparecem no grid estão sempre incorretas. Costumo usar grau e minuto com sufixo, mas só aparece coordenadas norte e leste, quando deveria aparecer sul e oeste, dado que minhas áreas de estudo encontram-se no nordeste do Brasil. Como posso ajustar isso?

    Atenciosamente

  4. wallyson Alvarenga disse:

    Muita obrigado, estava precisando desse tutorial. parabéns pelo trabalho!

  5. Philipe Riskalla Leal disse:

    Prezado Anderson Medeiros,

    sou aluno de pós-graduação em Ecologia da USP e estou com uma dúvida referente a grelha do QGIS, tanto a grelha do “Compositor de Mapas”, quanto da grelha do “Exibir-Decorações-grelha” da tela inicial.

    Atualmente, estou trabalhando com mapas antigos, os quais apresentam as mais diversas projeções espaciais. Contudo, as grelhas do QGIS são sempre no mesmo formato: retilíneas, perpendiculares entre si, e com quadrículas iguais para todo o globo, ou seja, em projeção UTM.

    Você saberia me dizer como eu poderia alterar a forma da grelha conforme a projeção que eu estiver utilizando?

    Atenciosamente,
    Philipe Riskalla Leal

  6. Interessante essa ferramenta. Mas a conversão apontou 6 m de deslocamenti aqui. Talvez eu tenha feito algo errado.
    É possível alterar os parâmetros de transformação?
    x: 67,35
    y: -3,88
    z: 38,22

  7. Cleybe Aparecido Lopez disse:

    Olá!

    Estou com um problema, estou com duas bases e preciso que as duas sejam convertidas para as mesmas escalas e mesma projeção. Uma está em uma escala grande e a outra em uma escala pequena. Uma possui projeção EPSG:4019 – Unknown datum based upon the GRS 1980 ellipsoid. A outra não possuía dados sobre sua projeção e eu converti para a mesma projeção(EPSG:4019 – Unknown datum based upon the GRS 1980 ellipsoid), entretanto, as duas bases não se casam. Ou seja, elas continuam uma em tamanho muito grande e a outra em tamanho muito pequeno. Preciso sobrepor os shapes, até o momento não consegui realizar isso. Espero que possam me ajudar.

    Abraços!

  8. Marcos.
    O seu problema é que o “+proj=utm +zone=22 +south +ellps=aust_SA +towgs84=-67.35,3.88,-38.22 +units=m +no_defs”, com valores negativos no primeiro e no final, deve estar no parâmetro do SAD 69 enquanto que o parâmetro +proj=utm +zone=22 +south +ellps=aust_SA +towgs84=67.35,-3.88,38.22 +units=m +no_defs é que deve estar no Sirgas2000.

    Att,
    Felipe

  9. marcos paulo disse:

    Anderson como vai? Você já tentou reprojetar para o Sirgas (+proj=utm +zone=22 +south +ellps=aust_SA +towgs84=-67.35,3.88,-38.22 +units=m +no_defs). Já tentei mas não consegui!

  10. Luis Damásio disse:

    Como posso saber ou modificar o tipo ou parâmetros a usar na transformação?

      • Luis Damásio disse:

        O que quero dizer que há diferentes parâmetros e processos para mudar de sistema de coordenadas e existem normalmente mais que um entre 2 sistemas de coordenadas. Assim, no Qgis quando quero mudar o sistema de coordenadas (sem ser “on the fly”) mas quero usar uma transformação polimonial, Bursa-Wolf, método de grelhas, etc, como posso fazer?
        Pergunto também se a “bibioteca” de transformações que o Qgis usa só tem uma hipótese entre 2 sistemas?
        Cumps.,
        Luis Damásio

        • Luis Damásio disse:

          Esqueci-me de referir que quando digo mudar o sistema de coordenadas refiro-me a reprojectar.

  11. Isabel Rocha disse:

    Olá, estou com um problema, o meu QGIS 1.8 está em inglês, e eu não encontro o menu processamento para acessar a caixa de ferramentas.

    Estou acompanhando os tutoriais, parabéns pelo serviço!

    Obrigada!

  12. Jeferson Silva disse:

    Muito bom esse tutorial. Gostaria de saber se você disponibiliza um tutorial completo sobre o Quantum Gis 1.8.0.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Sextante: Como Reprojetar Vetores no QGIS | And...
  2. Como Reprojetar Vetores no QGIS | Materiais did...

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*