Como Alterar o Idioma da Interface do QGIS

Temos recebido vários e-mails com dúvidas de nossos leitores que são usuários do QGIS. Muitas das mensagens abordam as mesmas questões. Por exemplo, um questionamento bastante comum é sobre como mudar o idioma usado na interface do QGIS. Você já teve essa necessidade? Gostaria de aprender como realizar este procedimento? Então acompanhe este tutorial.

POR QUE MUDAR O IDIOMA DA INTERFACE?

Por padrão, o QGIS instalado no computador estará com sua interface no mesmo idioma do sistema operacional que esteja sendo utilizado. Ou seja, se seu sistema operacional for na língua inglesa, o QGIS seguirá esse idioma.

Assim, é plenamente possível que em alguma ocasião você tenha de usar o QGIS em um computador onde a instalação foi feita usando um idioma com o qual talvez você não tenha tanta familiaridade ou mesmo alguma dificuldade. Agora veremos como alterar isso de acordo com nossos interesses e demandas.

MUDANDO O IDIOMA DO QGIS

A imagem abaixo ilustra parte da interface do QGIS 1.8 Lisboa, em inglês. Queremos colocá-la em português do Brasil.

Interface do QGIS em Inglês

Acesse o menu de Configurações. Em geral, nesta versão do QGIS, ele é o quinto dos menus que ficam na área superior da interface. Em inglês nossa escolha seria Settings e na sequência selecione Options….

Como Alterar o Idioma

Na janela que será aberta, acesse a aba Locale (veja a imagem abaixo). Marque a opção que irá sobrescrever o idioma do sistema operacional local, ou seja, no caso do inglês, Override system locale.

Depois selecione o idioma pt_BR, que corresponde ao português do Brasil.

Como Alterar o Idioma da Interface do QGIS

Feche e reinicie o QGIS para que as alterações se tornem válidas. O resultado será semelhante ao ilustrado abaixo.

Como Alterar o Idioma da Interface do QGIS

Simples, não é? Veja estes outros tutoriais sobre uso prático do QGIS:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 984 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

  1. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada um beijinhu 😉

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*