Como Alterar o Idioma da Interface do QGIS

Temos recebido vários e-mails com dúvidas de nossos leitores que são usuários do QGIS. Muitas das mensagens abordam as mesmas questões. Por exemplo, um questionamento bastante comum é sobre como mudar o idioma usado na interface do QGIS. Você já teve essa necessidade? Gostaria de aprender como realizar este procedimento? Então acompanhe este tutorial.

POR QUE MUDAR O IDIOMA DA INTERFACE?

Por padrão, o QGIS instalado no computador estará com sua interface no mesmo idioma do sistema operacional que esteja sendo utilizado. Ou seja, se seu sistema operacional for na língua inglesa, o QGIS seguirá esse idioma.

Assim, é plenamente possível que em alguma ocasião você tenha de usar o QGIS em um computador onde a instalação foi feita usando um idioma com o qual talvez você não tenha tanta familiaridade ou mesmo alguma dificuldade. Agora veremos como alterar isso de acordo com nossos interesses e demandas.

MUDANDO O IDIOMA DO QGIS

A imagem abaixo ilustra parte da interface do QGIS 1.8 Lisboa, em inglês. Queremos colocá-la em português do Brasil.

Interface do QGIS em Inglês

Acesse o menu de Configurações. Em geral, nesta versão do QGIS, ele é o quinto dos menus que ficam na área superior da interface. Em inglês nossa escolha seria Settings e na sequência selecione Options….

Como Alterar o Idioma

Na janela que será aberta, acesse a aba Locale (veja a imagem abaixo). Marque a opção que irá sobrescrever o idioma do sistema operacional local, ou seja, no caso do inglês, Override system locale.

Depois selecione o idioma pt_BR, que corresponde ao português do Brasil.

Como Alterar o Idioma da Interface do QGIS

Feche e reinicie o QGIS para que as alterações se tornem válidas. O resultado será semelhante ao ilustrado abaixo.

Como Alterar o Idioma da Interface do QGIS

Simples, não é? Veja estes outros tutoriais sobre uso prático do QGIS:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

1 comentário


  1. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada um beijinhu 😉

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *