Raio-X: Saiba as Novidades do QGIS 3.0

Raio-X: Por Dentro das Novidades do QGIS 3.0

Desde o lançamento do software QGIS 3.0, usuários no mundo todo estão na expectativa de testar e conhecer todas as novidades de recursos e funcionalidades desta nova versão. Preparamos um vídeo com um compacto das principais novidades do programa.

VÍDEO SOBRE NOVIDADES DO QGIS 3.0

Você já fez sua inscrição no 3° Workshop de Produção de Mapas e Geoprocessamento? Este evento 100% Online e 100% Gratuito vai ocorrer entre os dias 2 e 9 de abril.

Não perca esta oportunidade de aprender mais sobre o QGIS. Para fazer sua inscrição, clique aqui ou no banner abaixo:

3° Workshop de Produção de Mapas e Geoprocessamento

Primeiro uma curiosidade: o codinome desta versão QGIS 3.0 é Girona. Este nome foi escolhido como uma homenagem à cidade espanhola onde a 15a. (décima quinta) edição do encontro oficial dos desenvolvedores do programa aconteceu.

Caso você não esteja conseguindo visualizar o vídeo abaixo, clique no link a seguir para visualizar diretamente no Youtube:

Não esqueça de inscrever-se em nosso Canal do Youtube e ativar as notificações.

No vídeo consideramos os aspectos mencionados abaixo, entre outros.

PERGUNTAS IMPORTANTES SOBRE A NOVA VERSÃO DO QGIS

1. Devo migrar agora pra essa nova versão?

Se quando você fala em ‘migrar’ você está pensando em deixar de usar de vez as versões anteriores e usar apenas a versão 3.0. A minha resposta para esta pergunta é NÃO! Vou explicar o motivo.

Não sei se você sabe, mas o QGIS sempre tem duas linhas de desenvolvimento de versões: A versão chamada de Long Term Release (LTR), que é a versão mais estável e a versão Latest Release (LR) que é a versão que possui os lançamentos mais recentes no que se refere a novidades de recursos.

Neste momento a versão LTR, ou seja, a estável, é a 2.18. E a versão 3.0 é a versão LR, que no momento é mais focada para testes. Não recomendamos que você use o QGIS 3.0 para ambiente de produção.

2. Quais cuidados devo ter ao migrar para esta versão?

Sobre isso é importante lembrar que vários complementos que eram muito utilizados nas versões 2.14 e 2.18 do QGIS não vão funcionar de imediato no 3.0.

Isso acontece pois os desenvolvedores precisam de tempo para adaptar os complementos para este novo QGIS. Este processo pode levar semanas ou até mesmo meses.

PRINCIPAIS NOVIDADES DO QGIS 3.0

Uma das principais mudanças da interface do QGIS 3.0 foi a concentração, numa única janela, dos diferentes ícones usados para adicionar dados geográficos (vetores, raster, webservices, etc).

Gerenciador de Fontes de Dados Livres

Para acessar esta janela (imagem abaixo) do Data Source Manager utilizamos um ícone chamado Gerenciador de Fontes de Dados Livres. Isso facilita o tempo de trabalho de gestão de dados ao usar o programa.

Data Source Manager no QGIS 3.0

Um detalhe muito importante é que o formato GeoPackage é agora o padrão de uso do QGIS. Para quem não sabe, este formato é o futuro substituto definitivo do Esri Shapefile.

Inclusive quando vamos usar a função “Salvar como…” o padrão agora é salvar como GeoPackage em vez de no formato Shapefile (imagem abaixo). Quer que produzamos um vídeo sobre isso? Me diga nos comentários deste artigo.

Padrão GeoPackage no QGIS 3.0

Sem dúvida, um recurso que vai ser muito útil para quem trabalha com redes com restrições de acesso, proxy e similares e a nova possibilidade de instalar Plugins (complementos) de maneira offline no QGIS. No vídeo acima faço também um breve tutorial sobre isso.

Instalação de Plugins Offline no QGIS 3.0

Por último, mas de forma alguma menos importante, queremos mencionar que agora a maior parte das funcionalidades que antes eram acessíveis pelos menus estão centralizadas na Caixa de Ferramentas de Processamento, acessível pelo menu Processar.

QGIS 3.0: Caixa de Ferramentas de Processamento

E ai? O que achou deste nosso conteúdo? Confira os seguintes links relacionados com nosso vídeo.

LINKS ÚTEIS RELACIONADO COM O VÍDEO

OBSERVAÇÃO (Correção): A pronúncia correta do nome do formato GeoPackage seria algo como “GeoPéqueigi“. Iremos corrigir em futuros conteúdos de nosso canal, site, facebook, etc. Gratos pela compreensão.

Aguardamos seus comentários, inclusive com sugestões de temas para novos artigos.

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

12 Comentário

  1. Onde fica as “opções de aderência” no Qgis 3.0, no 2.18 ficava em configurações.

    • Clique com o botão direito na barra de ferramentas, irá abri um menu com as opções, marque “Snapping Toolbar”

  2. Fabiano Souza disse:

    Nessa nova Versão, como faço para utilizar a ferramenta de Aderência?

  3. Na versão 3.0 como faço para ter acesso ao plugin Numericaldigitize. Não o encontrei no menu complementos, há alguma ferramenta que o substitui?

  4. Emir Caldeira disse:

    Anderson, boa noite. Gostaria de saber mais sobre o formato GeoPackage. Seu video sobre o tema será muito bem vindo.

  5. Arnaldo José Ferreira da Costa disse:

    Parabens Anderson; sempre com ótima didática em suas matérias. Obrigado.

  6. Roberto Saraiva disse:

    Bom dia, gostaria de saber se é possível no Qgis gerar imagens de satélite (rasters e vetores) georreferenciados para utilização no aplicativo pdf maps no celular.

  7. Thiago Machado dos Santos disse:

    Anderson, se eu tinha a versão 2.14 e a 3.0 na minha máquina, darão conflito?
    Grato

  8. Hugo Cézar Riego Júnior disse:

    BOM DIA, PRECISO DE AJUDA, QUANDO EU CLICO EM PROPIEDADES DA CAMADA, TEM A AREA DE ATRITUTOS, ONDE EU POSSO PERSONALIZAR OS CAMPOS PARA VISUALIZACAO DAS IMFORMACOES.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*