Trabalhando com Favoritos Geográficos no QGIS

Trabalhando com Favoritos Geográficos no QGIS

Praticamente todo usuário da internet faz uso do recurso que permite salvar uma página ou site como um “favorito”. Em geral usamos para isso o atalho Ctrl+D. Neste tutorial vamos abordar o uso de um recurso do QGIS que funciona de maneira análoga ao dos navegadores para internet.

FAVORITOS GEOESPACIAIS EM AMBIENTE SIG

No caso dos browsers da internet, a funcionalidade que chamamos de Favoritos possibilita que você tenha armazenado em seu navegador os links diretos para aquelas páginas que foram salvas, evitando que se tenha de fazer uma nova pesquisa em um dos motores de busca da web afim de encontrar o endereço novamente.

Cursos de Geoprocessamento, SIG, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto, QGIS, i3GeoMas por qual razão começamos uma postagem sobre o software desktop QGIS falando sobre uma funcionalidade relacionada com navegadores para internet?

Acontece que há um recurso do QGIS, comumente chamado de Favoritos, e que é pouco conhecido e, por consequência, explorado menos do que poderia. Você costuma trabalhar com favoritos geográficos neste software? Veremos neste tutorial como isto é fácil e prático.

PRATICIDADE DOS FAVORITOS ESPACIAIS

Imagine a situação em que você tenha uma base cartográfica de uma região bem extensa, talvez com diversas informações de logradouros.

Possivelmente você trabalhará em diferentes áreas deste mapa, editando vetores ou manipulando a tabela de atributos. Para ganhar tempo no processo de retornar o mapa para um determinado zoom em uma região desejada, você pode criar e utilizar seus favoritos geográficos.

FAVORITOS GEOGRÁFICOS NO QGIS

Para o exemplo deste tutorial utilizaremos o arquivo shapefile com a divisão municipal da Paraíba, que pode ser baixado clicando-se aqui. A imagem abaixo mostra a visão do mapa em sua extensão total:

Dados Geográficos no QGIS

Na Paraíba, há 223 municípios atualmente. Suponha então que você, diversas vezes queria dar zoom sequencial em cidades como João Pessoa, Campina Grande, e Cajazeiras (que ficam bem distantes entre si).

Como localizar os polígonos que as representam sem ter que procurar visualmente ou fazer uma consulta a base alfanumérica sempre que eu desejar visualizar estas regiões de forma específica, em uma escala de visualização pré-definida?

1° PASSO: Coloque o mapa no zoom que você considera adequado para criação deste seu primeiro favorito.

Neste exemplo, vamos gerar inicialmente o favorito para João Pessoa (capital da Paraíba, localizada no extremo leste do estado), com a extensão mostrada na imagem a seguir.

Dados Geoespaciais no QGIS

2° PASSO: Acesse o menu Exibir → Novo Favorito… ou utilize o atalho Ctrl+B (veja a imagem abaxo).

Exibir Favoritos Geográficos no QGIS

3° PASSO: Na janela que será aberta digite um nome para o favorito que está sendo criado. Será aberta a janela “Spatial Bookmarks“.

Desde já aviso que você pode ter vários favoritos salvos com o mesmo nome, pois para o QGIS o que vai diferenciar um do outro é o retângulo envolvente da área de interesse, como veremos mais na frente em detalhes.

Neste exemplo criei o favorito chamado JP. Note que ele identifica a qual projeto pertence o favorito, seu SRID e o retângulo envolvente.

Favoritos Geográficos no QGIS

Pronto, o primeiro favorito já foi criado! Como exercício importante, crie pelo menos mais dois favoritos: Campina Grande (CG) e Cajazeiras (CJ). Caso você não saiba onde elas se localizam no mapa, use a ferramenta de consulta.

O nome dos municípios pode ser pesquisado no campo Nome_Munic da tabela de atributos do shapefile que estamos utilizando neste tutorial.

4° PASSO: Para abrir a janela mostrando os favoritos geográficos que você criou e salvou basta acessar o menu Exibir → Mostrar Favoritos, ou utilize o atalho Ctrl+Shift+B.

Trabalhando com Favoritos Geográficos no QGIS

Vale lembrar que o retângulo envolvente é a região delimitada pelas coordenadas do canto inferior esquerdo e superior direito da área que envolve seu projeto.

Para acessar um dos favoritos, clique sobre ele e escolha a opção Aproximar para. Escolha por exemplo, o favorito CG. O resultado é ilustrado na imagem acima. Criem e testem o uso desta ferramenta com um número maior de favoritos.

Outras matérias sobre o QGIS, muito acessadas pelos usuários e que você provavelmente também gostará de ler:

Aguardamos sua manifestação nos comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

13 Comments on “Trabalhando com Favoritos Geográficos no QGIS”

  1. Fernando Farias disse:

    Olá, gostaria de saber como faço para aplicar um zoom em uma camada específica do mapa. Exemplo fiz um mapa da espacialização geográfica de uma empresa e quero aplicar um zoomm nos estados do PR – MT e SC. É possível? Abraço.

    1. Fernando,
      Há os ícones de zoom, em forma de lupas com sinais de adição e subtração.
      Conseguiu localizar?
      Abraço!

  2. Arthur Lopes disse:

    Excelente dica, me poupou muito trabalho.
    Obrigado pela atenção dispensada Anderson, continue assim, pois estamos enraizando cada vez mais essa cultura de espacializar a informação com qualidade.

  3. Excelente blog Anderson, comigo está acontecendo um problema não estou conseguindo cortar uma camada raster do INPE, com o perímetro da propriedade é um arquivo dxf que converti em shp, quando tento converter em poligono não dá certo a camada shp é criada mas não aparece nada, e o erro que está gerando ao cortar é justamente que que não é um polígono mas uma linha. como devo proceder por favor?

    Agradeço

    1. Amison,
      No caso, seu DXF era realmente um polígono (fechado)? Tem de fechar a geometria antes de exportar para shapefile.
      Abraço!

  4. Sívori Sarti da Silva disse:

    Grande dica Anderson.
    Testei e funcionou perfeitamente.
    O melhor é que a gente precisa sempre de facilidades como essa e nem sabe que tem.

    Valeu.

    1. É verdade Sívori. Esta função é bem prática e como citei na postagem, pouca gente a conhece. Creio e espero que seja útil para alguém que trabalhe com o QGIS.
      Um Abraço!

  5. Esse QGIS tem muitas funcionalidades. É um programa fantástico mesmo. Ultimamente tenho dedicado algumas horas de estudo no Terraview, mas ta,bém tenho o QGIS e sempre estou seguindo seus ensinamentos e pondo em prática nele.

    Ontem eu solicitei ao amigo Sadeck que elaborasse um tutorial sobre como importarmos tabelas em .CSV direto do SIDRA/IBGE ou do DATASUS.

    Caso você tenha interesse, gostaria de pedir o mesmo. Importar esses dados e poder relaciona-los com bases em .SHP do IBGE seria uma mão na roda para os curiosos como eu.

    Um abraço.

    1. Olá!
      Assim que eu tiver um tempo farei o possível para elaborar algo neste sentido para publicar. Muito obrigado por seu comentário!
      Como o próprio programa diz sobre si mesmo: “O QGIS é Animal!” rsrsrs
      Um forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *