GEO Retropectiva 2010

Esta é minha última postagem do Ano e vou aproveitar para fazer uma breve retrospectiva de como foi 2010 para este Blog e para o Geoprocessamento como um todo!

O Geoprocessamento no Brasil

Aqui no Brasil podemos dizer que, pelo menos em teoria, tivemos avanços significativos para o fortalecimento da comunidade brasileira que trabalha com Geoinformação.

Por exemplo, este ano foi estabelecida a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais. (INDE). Para entender melhor o que é a INDE, leia esta matéria.

Infelizmente, ela ainda não se tornou “a base de dados geoespaciais mais completa do Brasil. Tudo isso ao alcance de nossas mãos” como é falado no vídeo institucional que pode ser assistido na postagem mencionada acima. Em todo caso, indico que visite o Banco de Metadados Geoespaciais neste endereço.

Além do surgimento oficial da INDE, podemos destacar também a realização das Primeiras Jornadas Brasileiras de Usuários gvSIG.

Também neste ano a comunidade brasileira do GeoServer se tornou o maior grupo em língua diferente do inglês sobre o software. Além disso, o site do programa ganhou uma versão em Português.

Avanço nos Softwares Livres

Este ano tivemos o lançamento de versões incrementadas dos programas mais populares na área do “SIG Livre”.

Neste campo podemos destacar o gvSIG OADE, que integra o plugin GRASS e a extensão SEXTANTE 0.6 (várias outras versões do gvSIG também foram lançadas este ano).

No que se refere ao QGIS vale destacar o mais novo membro da família, o Quantum GIS 1.6.0 “Capiapó” que trouxe a correção de 177 bugs e muitos novos recursos.

O próprio GRASS teve sua versão 6.4.0 lançada no mês de setembro. E nosso brasileiro Spring está na versão 5.1.7 (e agora com projetos de código aberto).

O uDig foi outro que teve uma nova versão em 2010. Sinceramente, senti a falta de novas versões do Kosmo GIS este ano 🙁

Na “seção” de banco de dados Geográficos, considero muito importantes os lançamentos das novas versões do PostgreSQL e de sua extensão PostGIS.

Já partindo para área de WebMapping um destaque foi a chegada do Google Street View no Brasil. Além disso tivemos o lançamento de novas versões de softwares como o GeoServer e i3Geo.

Você acha que algum outro lançamento deste ano merece destaque? Deixe sua visão nos comentários dessa postagem.

Blog Anderson Medeiros 2010

Este blog começou a funcionar neste endereço no dia 20 de maio, como uma seção do Portal ClickGeo. De lá para cá foram mais de 470 comentários deixados por visitantes, e só este ano foram publicadas mais de 150 postagens. Reproduzo abaixo os links para as 10 mais acessadas.

Vale lembrar que boa parte das postagens abaixo são partes de séries. Assim, não deixe de ler o conjunto completo de postagens se este já estiver publicado.

( 01°) – Como Desenvolver um GIS – Parte 1

(02°) – O Geoprocessamento e Suas Tecnologias – Parte 2

(03°) – Geoprocessamento com Software Livre

(04°) – WebGIS com MapServer + i3Geo: Parte 1

(05°) – Estrutura de Funcionamento do Alov Map

(06°) – Software Livre versus Pirataria de Software – Parte 2

(07°) – Geoprocessamento – O que ele pode fazer por Você?

(08°) – Geoprocessamento – GeoInteligência combatendo o Crime

(09°) – Download de Livro Gratuito sobre Aplicações Práticas do SPRING 5.1.2

(10°) – Padrões Open Geospatial Consortium – Parte 1

Qual foi sua postagem preferida deste ano? Sobre o que você gostaria de ler aqui em 2011? Deixe sua opinião nos comentários.

Quero também elogiar e agradecer aos autores dos 10 GeoBlogs que mais acesso pela contribuição que sempre são para nossa contínua formação e ao mercado de Geotecnologias. Sendo mais específico: Processamento Digital, Geotecnologias Luís Lopes, Sadeck Geotecnologias, Fernando Quadro, Edmar Moretti, iDEA Plus, Geo.NET, GeoInformação Online, Geo Planos e Geo para Linux.

Pois é pessoal, esta foi nossa última postagem de 2010. Como disse na postagem anterior, ia ser algo breve. Você pode colaborar sugerindo outros pontos para ser abordados nela. Em 2011 complemento ela.

Aguardem pessoal, ainda no primeiro trimestre de 2011 teremos uma super novidade que promete ser um marco no campo das Geotecnologias no Brasil.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

9 Comentários


  1. 2011 vai ser GEO Especial para todos nós. Obrigado pela citação e parabéns pela Retrospectiva.
    Acho que o Brasil vai ter mais destaque nessa área nesse ano…muitas novidades estão por vir :).

    Grande abraço.

    Responder

    1. Oi Luiz,
      É sempre bom ter você visitando o Blog! Com certeza daqui pra frente estaremos cada vez mais “atolados” com grandes projetos na área do Geoprocessamento.
      Abraço!

      Responder

  2. Muito interessante essa retrospectiva. Seu blog e os citados por você são ricas fontes de informações. Já add todos nos meus favoritos 😀 Sucesso… T+

    Responder

  3. Amigo, tenho plena convicção que este blog vai ferver em 2011.
    A seriedade com que ele é conduzido, mais a capacidade técnica de seu mentor, certamente vai ajudar a vida de muita gente.
    Deixo aqui minha humilde opinião e podem esperar que participarei ativamente das etapas que virão.
    Abraço a todos e um grande ano para nós.

    Responder

  4. Caro Anderson,

    Gostaria primeiro de agradecer por nos colocar como um ponto luminoso no que tange a formação continuada e as questões mercadológicas na área GIS. Muito obrigado! Saiba que você também faz parte dessa história.

    Para efeito de contribuição, tivemos a implementação da TerraLIB 5.0 e também do TerraView 3.6 com a compilação do plugin de PDI e outros.

    Bem, acho que é isso… No mais, gostaria de lhe desejar um excelente 2011 e vida longa ao blog e demais projetos seus.

    Um abraço.

    Responder

    1. Oi Sadeck,
      É um prazer fazer parte deste time. Obrigado pelo comentário. Realmente acabei me esquecendo dos lançamentos do TerraLib e TerraView, vou dar um update.
      Um Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *