Quantum GIS 1.5.0 ”Tethys”

Novidade no mundo dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG): Dia 29 de julho deste ano foi lançado o Quantum GIS 1.5.0Tethys‘! Esta versão inclui cerca de 40 novos recursos que visam tornar a utilização do Quantum GIS (QGIS) mais agradável e eficiente do que nunca. O QGIS 1.5.0 também contém cerca de 350 correções de bugs que devem melhorar a estabilidade do programa em relação às versões anteriores.

Confira nossos tutoriais sobre diferentes versões do Quantum GIS:

NOVIDADES DO QUANTUM GIS 1.5

Apenas para mencionar algumas das novidades e melhorias do Quantum Gis 1.5.0:

  • Medidas de Ângulos no Mapa: Novo instrumento de medição de ângulos!
  • Compositor de Mapas: Várias melhorias, incluindo a capacidade de adicionar as tabelas de atributos para a composição do mapa.
  • Python Console: Novo console python com destaque de sintaxe e histórico das linhas de comando, que pode ser acessado através das teclas de setas, para cima ou para baixo.
  • WMS Server Search: Pesquisa de serviços WMS de forma mais flexível.
  • Atualização da Simbologia: Entre outros aspectos, agora é possível gerar simbologia a partir da utilização de expressões.
  • Conversões entre Formatos: Ficou mais fácil realizar conversões entre as bibliotecas OGR e GDAL e vice-versa. Por exemplo, a conversão de dados SHP para KML foi otimizada.
  • Anotações no Mapa: As anotações são observações (textos) que podem ser inseridos para descrever o lugar dos pontos desejados no mapa.
  • Plugin Seleção espacial: Este é uma nova extensão padrão do Quantum Gis. Com ela, por exemplo, você pode usar a geometria selecionada de uma camada para selecionar os recursos em outra camada.  O plugin suporta a utilização de operadores topológicos tais como interior, cruza e sobrepõe.
  • Melhoramentos no suporte ao Spatialite: Agora o QGIS possui uma ferramenta de interface gráfica agradável para a criação de um banco de dados spatialite.

E ai? Deu pra sentir o gostinho do que essa nova versão do poderoso Quantum Gis vai proporcionar? Como obter essa nova versão?

DOWNLOAD DO QGIS 1.5 “TETHYS”

Você pode baixar Quantum Gis 1.5.0 a partir do site oficial. Abaixo eu já indico os links para download da versão para Windows.

  • Standalone Installer

http://www.qgis.org/downloads/QGIS-OSGeo4W-1.5.0-13926-Setup.exe

  • OSGeo4W Installer

http://www.qgis.org/downloads/QGIS-OSGeo4W-1.5.0-13926-Setup.exe

Pois bem pessoal, resta agora testar as novas ferramentas do Quantum Gis 1.5.0.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

29 Comments on “Quantum GIS 1.5.0 ”Tethys””

  1. Olá Anderson,

    Trabalho em uma empresa de processamento de dados para pesquisa de mercado em geral. Queria conhecer melhor este software que me parece ser gratuito.
    Perguntas:
    -como processo as perguntas das pesquisas como fechadas e abertas, este software é indicado?
    -minhas bases de dados são geralmente em SPSS ou AscII. Este software aceita esta banco de dados.
    -onde encontro o manual deste software?

    att,
    Joel

  2. Olá meu nome é Robson, estou tentando utilizar o Quantum Gis mas não estou conseguindo importar tabela do excel. Como faço?

    1. Olá Robson,
      Em que formato está esta tabela? XLS ou XLSX? Se for nestes ele não lê. Você tem que converter para DBF ou DSV.
      Abraço!

  3. Anderson, estou tentando instalar o MapSource e não consigo, ele extrai da garmin, eu clico em avançar, ele abre a janela do termo de acordo de licença, ai eu aceito e vou em avançar e ele dar uma janelinha com a seguinte mensagem em Ingles, “Previous MapSource not Found!”
    “Setup Will Terminate”
    Queria saber o que isso significa, será que o meu sistema operacional está com problemas.
    Obrigado!

  4. Estou com um problema quando descarego os dados do GPS, eu aprendir a descaregar os dados do GPS para o TrackMaker e salvar como arquivo formato gpx, depois abrir o Qgis e ir em complementos>gps>ferramentas gps>carregar arquivo GPX e ai quando eu vou em procurar o Qgis fecha sozinho.

  5. Olá Andeson gostei desta versão do Qgis, fiz um curso ha algun tempo atrás, em uma versão inferior, mais já instalei a versão 1,5.0 do Qgis, queria uma explicação sobre como abrir as imagens de satelite nele. Também se for possivel me mostrar um caminho mais facil para baixar a hidrografia, ou seja, somente os rios de uma determinada região especifica.

    Obrigado Um Abraço!

  6. ALAN PERDIGÃO disse:

    Por exeplo como fechar um poligono complexo usando o Q gis 1.5 tethys.

  7. ALAN PERDIGÃO disse:

    Anderson, sou estudante do curso de Licenciatura em Matématica da ufpa, e trabalho na área de agropecuária, no momento estou fazendo Cadastro Ambiental Rural CAR, na Secretaria do Meio Ambiente do Pará,onde temos que georeferrenciar propriedades de pequenos agricultores, e para isso ultilizo software livre como Q gis 1.0 Kore, Q gis 1.05 tethys, porém to tendo dificuldade em opera-lo, to aprendendo na curiosidade foi assim q encontrei seu blog, to gostando de geoprocessamento e preciso de ajuda, tchal. aguardo noticias

    1. Olá Alan, tudo bem?
      Você pode fazer sua sugestão de tema para ser abordado aqui no Blog, através dos comentários. Poste suas dúvidas. Farei o possível para ajudar.
      Um Abraço!

  8. ALAN PERDIGÃO disse:

    OLA, GOSTARIA DE OBTER MELHORES INFORMAÇÃO SOBRE O PROGRAMA Q. GIS, POIS ESTOU TRABALHANDO COM ELE A POUCO TEMPO AGUARDO NOTICIAS, OBRIGADO

    1. Olá Alan, tudo bem?
      Sempre estou preparando material sobre o Quantum Gis, que por sinal é um ótimo software livre de SIG. Aqui no blog você já vai encontrar muita coisa.

      Mas você pode encontrar material sobre eles nos seguintes blogs parceiros do ClickGeo:

      Processamento Digital (http://processamentodigital.blogspot.com/search/label/QGIS)
      Geo para Linux (http://geoparalinux.wordpress.com/category/qgis/)
      Sadeck Geo (http://geotecnologias.wordpress.com/category/quantum-gis/)

      Um Abraço e bons estudos.

  9. Anderson seu blog é muito bom, parabéns 🙂

    Você já teve algum problema em criar centroides de polígonos, onde alguns não são criados?

    O ruim é que não aparece nenhuma mensagem de erro, não sei o que está ocorrendo.

    1. Olá Camila, tudo bem?
      Nunca tive problemas com isso não. O problema só está ocorrendo às vezes ou sempre?
      Seu polígono está mesmo fechado, ou apresenta linha aberta?
      Um Abraço!

      1. Ele não é bem fechado porque representa uma peça (dum sistema de água), tirei um print aqui mas é tudo bloqueado onde estou depois mostro a imagem.

        Só que todas as peças são assim, e a maioria criou o centroide mas teve uns que não foram criados. =

        Agora com outras peças cria normalmente, só queria saber se já tinha ocorrido contigo pra ver se descobria o que era exatamente.

        Valeu pela resposta 🙂

  10. continuando…

    no caso este hiperlink, seria um atalho para uma imagem ou pdf.

    1. Sinceramente nunca tentei fazer isso no QGis, mas vou tentar e procurar preparar um tutorial sobre esse procedimento para publicar aqui no Blog. Ok?
      Um Abraço!

  11. Olá Anderson, gostei muito desta versão do qgis.
    Vc sabe se é possível inserir em uma tabela um campo tipo “hyperlink”, assim como existe no GVSIG e no Kosmo? Olhei no manual mas não consegui achar.

  12. Luiz Amadeu Coutinho disse:

    Já não utilizava o QGIS a muito tempo. Sinceramente fiquei surpreso com a quantidade de recursos.

    Gostei principalmente da integração com o Openstreetmap, muito simples e funcional.

    Excelente post.

    Boa semana.

    1. Oi Luiz, como vai?
      É verdade, o Quantum Gis superou minhas expectativas! Eu não ficaria surpreso se nas próximas versões ele venha com alguma expécie de “Extensão Sextante”, semelhante a do gvSIG e Kosmo.
      Um Abraço e excelente semana para Você!

  13. Ótima notícia!

    Vou baixar agora mesmo a versão Windows para testar!

    Aquele abraço,

    Jorge Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *