Importando Layers de Outros Projetos no QGIS

Importando Layers de Outros Projetos no QGIS O Quantum GIS (QGIS) realmente é um software com características notáveis! Uma das mais interessantes está relacionada com o aumento de suas funcionalidades através de plugins, também chamados de complementos. Este tutorial apresenta uma extensão que permite importar camadas de informação geográfica de projetos já existentes para sua sessão de trabalho atual.

PROJETOS NO QUANTUM GIS

Ao trabalhar com o QGIS você pode salvar suas sessões de trabalho usando o ícone Salvar Projeto ou usando o atalho Crtl+S.

PROJETOS NO QUANTUM GIS

É gerado um arquivo de extensão *.qgs, que não armazena os dados, mas sim os metadados relacionados com o caminho até os arquivos, suas propriedades visuais (cores, hachuras, simbologia) e sua organização no projeto (ordem das camadas, por exemplo).

PLUGIN IMPORT LAYERS FROM PROJECT

Você conhece o complemento import layers from project? Como o nome já indica, este plugin serve para importar camadas de informação de um projeto anteriormente gravado no Quantum GIS. Vou ensinar agora como usar essa extensão. Comece instalando-o, conforme já exemplificamos em um tutorial anterior:

Cursos 24 Horas - Cursos Online com Certificado entregue em Casa
Cursos 24 HorasCursos Online com Certificado entregue em Casa

Imagine que você esteja trabalhando em um projeto onde uma das camadas deveria representar todos os nove estados da região Nordeste do Brasil. Caso a informação desejada esteja “incompleta” e você saiba que ela se encontra em outro projeto já criado, é possível carregá-lo sem grandes dificuldades. Por exemplo, no mapa abaixo falta o polígono que representa o estado da Paraíba.

Projetos no QGIS

Acesse o plugin utilizando o ícone (IMPORT LAYERS FROM PROJECT) ou pelo menu Complementos > ImportProject. Será aberta uma janela para que seja selecionado o projeto onde há a camada desejada.

Após feita a escolha, temos de indicar qual camada será importada do projeto (clique na imagem para ampliar).

Importando Layers de Outros Projetos no QGIS

Note que a janela acima (Layer Chooser) além de permitir que você selecione quantas e quais camadas quiser, ainda indica o tipo do dado, tipo de geometria, fonte do arquivo (caminho), etc. Após selecionar o que for preciso, clicamos em Ok e obtemos o resultado.

Importando Layers de Outros Projetos no QGIS

O que acharam deste tutorial? Na sequência, vou ensinar para vocês sobre como usar um outro complemento que pode ser “uma mão na roda” na hora de importar seus dados geográficos para o QGIS. Deixem seus comentários!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

7 Comments on “Importando Layers de Outros Projetos no QGIS”

  1. Ana Paula Bressan disse:

    Olá
    Gostaria de saber como faço pra transferir os projetos dos Quantum GIS para um outro computador?
    Agradeço desde já.
    Ana Paula Bressan – Florianópolis

  2. Madson do Vale disse:

    Estou tentando fazer o contrário, abrir um projeto do Quantum GIS no ARC GIS, como eu faço? Tem jeito????

  3. Caro Anderson,
    Estou trabalhando com planialtimetria através de interpolação de pontos no quantum gis e gostaria de importar o mapa com as curvas de níveis para trabalhar no autocad, tem como?Grato

  4. Olá Anderson, gosto muito do seu site, suas publicações tem sido muito úteis. Percebi que você usa muito a versão 1.7 do qgis, tem algum motivo especial?

    1. Oi Roberto, como vai?
      Não há nenhuma razão em especial. Creio que foi só uma questão de você estar vendo algum tutorial elaborado ainda nessa época. Ou o computador que usei para criar o tutorial não estava com uma versão mais recente do programa.
      Recomendo que sempre use a versão estável mais recente.
      Abraço!

  5. diego morroni disse:

    olá anderson, uso o software QGIS e estou com uma dúvida… trabalho em sirgas 2000 e quando vou elaborar o layout nem a escala nem o grid aparecem.

    a projeção/datum das camadas e do projeto batem. não sei o que pode estar acontecendo, vc tem uma sugestão???

    grato

    1. Olá Diego, tudo bem?
      Qual sistema operacional você está usando. Tenho notado alguns “bugs” no que se refere ao layout quando se utiliza o Windows XP.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *