QGIS: Gerar camada de Pontos a partir de Coordenadas

QGIS-XYEste é o primeiro tutorial de uma série sobre o QGIS 2.0 Dufour. Considere a seguinte atividade comum em projetos da área de Geoprocessamento: Foi demandada a criação de uma camada de informação com entidades pontuais a partir de uma lista organizada de coordenadas. Como realizar esta tarefa? Este é um processo simples, muito útil e que neste tutorial será demonstrado utilizando esta nova e remodelada versão do QGIS.

QGIS 2.0 DUFOUR

O nome correto do programa é QGIS ou Quantum GIS? Ambos costumavam ser corretos, mas recentemente foi decidido usar apenas QGIS.

QGIS 2.0 Dufour

Recomendo fortemente a leitura do conteúdo disponível nos links abaixo onde são dadas informações importantes sobre este novo QGIS:

IMPORTANDO COORDENADAS XY NO QGIS

Caso queira, faça o download da tabela que iremos utilizar como base neste tutorial. Trata-se de um arquivo no formato CSV com a identificação e as coordenadas X,Y de 500 pontos de interesse sobre o mapa da Paraíba.

Coordenadas

Acesse o menu Camada > Adicionar camada a partir de um texto delimitado… ou escolha o ícone correspondente, Adicionar camada a partir de um texto delimitado..., disponível na barra de ferramentas.

Adicionar camada a partir de um texto delimitado...

Carregue o arquivo que contém as coordenadas a ser espacializadas, utilizando a interface que será aberta. Informe o nome do arquivo e o nome da futura camada a ser gerada (neste caso, pontos_interesse).

Curso online de Linux

Informe os parâmetros conforme ilustrado abaixo e sempre verifique na área de pré-visualização se a tabela aparece com suas colunas devidamente organizadas.

QGIS: Gerar camada de Pontos a partir de Coordenadas

Depois de clicar em OK, temos o seguinte resultado, sobrepondo as camadas.

QGIS: Gerar camada de Pontos a partir de Coordenadas

O que acharam? Já estão testando as novas funcionalidades do QGIS 2.0? Veja tutoriais sobre este mesmo procedimento em outros programas de SIG:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

40 Comments on “QGIS: Gerar camada de Pontos a partir de Coordenadas”

  1. Por favor, alguém pode me ajudar?
    Gostaria de saber se há como criar um plugin no QGis que faça o que o tutorial ensina, só que ao invés de coordenadas, ele insira pontos em cima de textos no mapa com desenho importado em shapefile, com base numa planilha Csv, po exemplo.

  2. Felipe Soares Santos disse:

    Bom dia, gostaria de saber como que você pegou as coordenadas, poque eu estou fazendo aqui, no estado de sp, e não está batendo com o lugar certo, por favor, me ajude.

    1. Oi Felipe. Tudo bem? Está acontecendo a mesma coisa comigo. As coordenadas nunca batem no local exato. Você conseguiu solucionar seu problema?

  3. Agora acho que entendi… o qgiz não cria arquivo csv, mas ao abrir um arquivo csv ele já abre com um mapa para poder modificá-lo, correto?

    1. Bruno, tudo bem?
      O QGIS pode gerar aquivos CSV sim, mas ele pode usar esses arquivos para gerar dados vetoriais como explicado neste tutorial.
      Abraço!

  4. Anderson, boa noite.
    Tenho uma dúvida: quero chegar um shapefile a partir de um raster, mas a imagem não completa, ela gera apenas uma parte. Isso depende do tamanho do arquivo e o tamanho da pasta onde ficará localizado?
    Obrigada pelas dicas no QGis.

  5. Renan Vânder Freitas da Silva disse:

    Bom dia, Anderson!

    Eu gostaria de obter informações sobre o ponto que eu clico. Eu gerei uma camada a partir de um texto delimitado e “csv”, isso me gerou vários pontos, e eu gostaria de adicionar a esses pontos algumas informações, porém não consigo nem alternar edição.
    Gostaria também de inserir uma foto junto com as informações. É possível?

    Atenciosamente,

    Renan Vânder.

  6. Anderson, vc saberia dizer o por que minha poligonal ficou invertida?
    Parabéns pelo material!

  7. Anderson, parabéns pelas colaborações. Estou aprendendo muito.

    Gostaria de saber se tem como utilizar no gerenciador, coordenada militar pelo Qgis (corrdenada retangular) ou somente pelo argis? abçs.

    At.te Alexandre

  8. Bom dia
    Estou tentando gerar um .shp os pontos a partir de uma planilha .csv, mas mesmo realizando todos os passos do tutorial o QGIS só acaba carregando a planilha.
    Tem idéia do que pode estar ocorrendo?

    1. Desculpe, faltou informar que a versão do QGIS que utilizo é a 2.10.

  9. Olá Anderson,
    sou novo com o QGIS. Saberia me dizer se é possivel criar uma camada shape de pontos com o QGIS 2.6 utilizando coordenadas geograficas do tipo gsm?

  10. Olá Anderson! Parabéns pelo trabalho!
    Meu nível ainda é iniciante I rsr…
    Não possuo as coordenadas geográficas. Tenho apenas os endereços.
    FIz uma tentativa de buscar no google earth partindo do endereço da minha casa. Mas existe uma inversão na ordem crescente dos números da rua. (quase 1km de distância). Neste caso ficaria aproximado?
    Existe algum campo próprio no Qgis onde eu possa inserir o endereço que tenho (rua e nº)?
    Abraço

  11. Anderson, os shapes estão sim no mesmo Sistema de Referência, a única diferença é a zona.
    Obrigada pela prontidão :D!

  12. Boa tarde, Anderson! Estou trabalhando com informações do Estado da Paraíba, e como você sabe, há dois fusos. No meu caso, necessito mesclar os shapes, e isso eu consigo, porém quando abro o shape , as informações aparecem foram do Estado. O que pode ser que esteja acontecendo?
    Desde já, obrigada!
    Parabéns pelo blog!!!

  13. Olá Anderson, como vai?

    Estou trabalhando no QGIS em uma área do Estado de SP que engloba dois Fusos UTM que são o 22 e o 23. Tenho trabalhado em UTM (m), usando o o sistema de referência SIRGAS 2000 / UTM 23S.

    Já notei que as coordenadas ‘x’ são números bem diferentes dependendo do sistema de referência que eu usar. Se estiver SIRGAS 2000/UTM23S variam de 128-283, se for UTM22S variam de 700-900.

    Com isso não consigo visualizar dentro do mapa todos os pontos da minha planilha excel (que contém pontos do FUSO 22 e 23). Sempre alguns ficam fora do mapa dependendo do SRC.

    Tem solução?

  14. ALEXANDRO DE SOUZA MORAIS disse:

    Boa tarde Anderson,excelente trabalho!

    Estou com a mesma dificuldade do Murilo, você poderia me ajudar?!

    “Estou com dificuldade em criar shape files de polígonos a partir do CAD para importá-los no SisCAR da SMA do estado de São Paulo, consigo gerá-los inclusive no Sistema de Coordenadas Geográficas, Datum WGS84 (EPSG:4326)e a SMA/SP orienta a todos a utilizar o QGis p/ este procedimento, mas quando dou o comando para importá-lo o sistema não aceita.”

    Alexandro

      1. ALEXANDRO DE SOUZA MORAIS disse:

        Boa noite Anderson,

        Quando tento converter de dxf para shp, não consigo visualizar o polígono.
        Pode ser o CAD?

        Obrigado!

          1. ALEXANDRO DE SOUZA MORAIS disse:

            Não tenho Anderson!
            Já salvei outro arquivo dwg e limpei todos os layers deixando somente o que representa o polígono mas não deu certo!

  15. Prezado Anderson,
    Sou militar da Marinha do Brasil e tenho trabalhado com o QGis, porém como não tenho experiência, sinto muita dificuldade. Gostaria de saber se consigo inserir imagens de satélite georeferenciadas e de que forma eu faço isso?
    Desde já agradeço pela sua atenção e presteza, grande abraço.
    Wagner.

  16. Murilo Pagliusi Chaves disse:

    Olá Anderson,

    Parabéns pelo seu trabalho orientativo, é muito importante !
    Estou com dificuldade em criar shape files de polígonos a partir do CAD para importá-los no SisCAR da SMA do estado de São Paulo, consigo gerá-los inclusive no Sistema de Coordenadas Geográficas, Datum WGS84 (EPSG:4326)e a SMA/SP orienta a todos a utilizar o QGis p/ este procedimento, mas quando dou o comando para importá-lo o sistema não aceita.
    Estou utilizando a versão 2.0.1 do QGis, se puder me ajudar agradeceria.

    Murilo

  17. Olá Anderson;
    Primeiro parabéns pelo site, sempre que tenho dúvidas venho aqui e faço uma visita.
    Anderson me tira uma dúvida, não consigo abrir uma imagem SPOT pelo QGis, tenho que transformar ela?

  18. Mari Sanches disse:

    Parabéns pelo tutorial! seu site e uma imensidão de fontes de informação! meu favorito!!

  19. lucas anacleto disse:

    Olá,Muito boa sua publicações.

    Atualmente trabalho com o Spring. Sou iniciante no qgis, como várias pessoas tenho dúvidas.
    Minha dúvida é: fiz o georreferenciamento de uma carta do IGC, abre normalmente no georreferenciador, porém, quando tento ativa-lá depois de georreferenciada a mesma não aparece, ela está lá nas camadas mas não aparece na minha tela.
    Tentei o mesmo procedimento com uma carta do ibge (que é colorida e deu certo) até georrereferenciei uma imagem do mapsgoogle e fiz sobreposição das 2 imagens e deu tudo certo.
    Agora quando é com a carta do igc (que é preta e branca) não vai de jeito nenhum e muito menos consigo sobrepor com outra imagem.

    Caso possa me dar uma luz ficarei muito grato.

    Att

    lucas

      1. lucas anacleto disse:

        Desculpa, esqueci de avisar. Estou usando a versão qgis 1.8 para windows.

  20. Marcos Paulo disse:

    Anderson bom dia. Já instalamos a nova versão do QGis, um pouco discreta em seu visual, mas sem comprometimento de sua qualidade.
    Quanto à postagem, já havíamos trabalhado com esta situação, mas, obviamente, devemos ressaltar seu grande trabalho para conosco através do site. Só nos resta agradecer! Grande abraço!!!

  21. julio Brum de Oliveira disse:

    Parabéns, muito bom como sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *