QCAD – Um Software Livre para CAD

A sigla CAD vem do inglês Computer-Aided Design, ou traduzindo Desenho Auxiliado por Computador. Existem muitos programas proprietários para CAD, entre os mais conhecidos estão o AutoCAD e o MicroStation.

Hoje irei apresentar 4 características de um software livre para CAD – O QCAD. A empresa responsável por programa é a RibbonSoft.

O QCAD É:

  1. Um sistema multiplataforma disponível para ambiente Linux, MacOS, e Windows;
  2. Gera e reconhece os arquivos com a extensão DXF um padrão de intercâmbio dos softwares de CAD;
  3. A interface do Qcad é intuitiva e amigável;
  4. Permite a geração de todas as entidades em 2D normais aos softwares de CAD.

O projeto QCAD começou em outubro de 1999. Você pode fazer download da versão gratuita do CAD clicando aqui.

Para acessar a página oficial do projeto QCAD, clique nas figuras no topo desta postagem. Para mais informações sobre o programa baixe o manual de referência do usuário (Em português).

Para ampliar seu conhecimento sobre nosso tema de hoje, leia também:

Você já conhece nosso perfil no Twitter (@ClickGeo)? Siga para saber de todas as novidades do mundo das Geotecnologias!

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

6 Comentário

  1. Willame Medeiros disse:

    Meu querido parabéns pelo blog, gostei muito, que bom que existem pessoal como você com a vontade enorme de compartilhar conhecimento!!!

  2. Outra boa notícia que recebi hoje foi o anúncio da versão para linux do DraftSight, um CAD muito bom, com linguagem em português e um estilo muito parecido com o famosãoCAD. É gratuito mas não open source, porém uma ótima alternativa pra quem trabalha com .dwg e .dxf, além de gerar bons resultados diretamente em .pdf, fica ai a dica.

    • Opa! Obrigado por mais essa. Pode confiar que quando preparar a postagem, creio que semana que vem, citarei seu nome.
      Aquele Abraço!

  3. O QCad faz milagres! Bom, isso que muitos usuários linux acham. Por muito tempo me serviu muito bem, porém tem suas limitações e o projeto (versão gratuita) encontra-se estagnado. Talvez como uma forma de solucionar isso e impulsionar o desenvolvimento do QCad aberto surgiu o LibreCAD (CADuntu) baseado no próprio CAD da Ribbonsoft. A versão disponível deste software é muito semelhante ao QCad em sua versão paga e com os mesmos poderes. A diferença agora é que há pessoas com vontade de melhorá-lo e de maneira open source. Mais sobre o LibreCAD está na página do projeto http://www.librecad.org. Abraços

    • Olá Arlindo, tudo bem?
      Bem vindo ao blog e muito obrigado por seu comentário. Vou divulgar numa postagem sobre o LibreCad, obrigado pela dica.
      Abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*