Promoção: QGIS e Geoprocessamento na Prática

Sorteio do Livro QGIS e Geoprocessamento na Prática

É com prazer que anunciamos nossa primeira promoção de 2015: Iremos sortear um exemplar do Livro QGIS e Geoprocessamento na Prática, do autor Renato Cabral Bossle. Quer saber como aproveitar esta oportunidade e levar este lançamento para sua casa? Veja o regulamento da promoção nesta postagem oficial.

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO

Para participar desta promoção é muito simples: Deixe um comentário aqui nesta postagem. Todos os comentários aprovados entrarão no sorteio que será realizado dia 04 de maio de 2015.

ATUALIZAÇÃO EM 04/05/2015: Por motivos operacionais, decidimos adiar a data do sorteio para o dia 12 de maio. As inscrições serão aceitas até dia 11!

Fique atento aos seguintes detalhes:

  • Para publicar o comentário é necessário fornecer seu nome e pelo menos um sobrenome, endereço de e-mail (que não será divulgado) ou comente usando seu perfil do Facebook;
  • Comentários submetidos que não atendam a todos os critérios citados no item acima serão excluídos e seus autores não participarão da promoção.
  • Os comentários poderão ser submetidos até o fim do domingo, 03 de maio (horário de Brasília);
  • O livro será enviado ao vencedor da promoção gratuitamente, apenas se este residir no Brasil.
  • O sorteado será informado por e-mail ou mensagem inbox do Facebook e terá 24 horas para responder a mensagem fornecendo os dados para envio do livro;
  • Caso o sorteado não responda ao e-mail dentro do prazo acima citado será feito um novo sorteio;
  • Em caso de dúvidas sobre este regulamento, entre em contato pelo nosso formulário de contato.
  • Qualquer caso de dúvida ou discordância não considerado nos pontos aqui listados será decidido pelo autor do site, de forma indiscutível.

Promoção: Sorteio do Livro QGIS e Geoprocessamento na Prática

Quer conhecer melhor o conteúdo do livro que será o prêmio e seu autor?

O PRÊMIO E O AUTOR

O livro QGIS e Geoprocessamento na Prática foi lançado em março de 2015 pela editora Íthala. A obra tem 232 páginas.

Conforme comentado pelo autor, sua intenção foi “levar o QGIS para a massa de estudantes de graduação e pós-graduação das mais diversas áreas, que em geral buscam um material sem excessos de informação técnica, porém sem deixar de mostrar o que é preciso”.

Leia mais sobre esta obra, conheça as atribuições de seu autor e, se desejar, adquira já o seu exemplar, no link abaixo:

Na matéria acima indicada é possível fazer o download do sumário deste excelente livro.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

81 Comentários


  1. O prazo para submissão de comentários está encerrado! Comentários postados após este não participarão da promoção.
    Logo divulgaremos o premiado! 🙂

    Responder

  2. Anos trabalhando em geoprocessamento mas só a pouco tempo que descubri a força do qgis. Viva o software livre!!!!!!!!

    Responder

  3. Acho o QGIS excelente. E além de ser um poderoso e gratuito Sig, tem uma comunidade de usuários muito atuante e solidária em relação aos novatos. E este livro é de grande valia para quem está começando a aprender geoprocessamento, assim como para os usuários mais experientes.

    Responder

  4. Parabéns pela iniciativa do Renato, pelo livro, e do Andeson pela divulgação , estávamos precisando de um material prático de uso do QGIS. Sou um entusiasta da área e sei que o futuro do Qgis é promissor. Sou fã e divulgador desta ferramenta, com o livro poderia me aprofundar e ensinar mais pessoas.

    Responder

  5. Estou iniciando na área de Geoprocessamento e gostaria muito de adquirir esse livro para aprofundar meus conhecimentos.

    Responder

  6. Olá, sou Analista de Sistemas e agora faço parte de uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município de Arapiraca/AL onde criamos e estamos aperfeiçoando o Departamento de Cadastro, Cartografia e Geoprocessamento, portanto um livro com as características de geoprocessamento passado de forma didática e simples é o que precisamos. A cada dia que passa nos orgulhamos de fazer parte desta área de georeferenciamento.

    Responder

  7. Olá. Sou estudante de pós-graduação em Georeferrenciamento, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no IESAM, em Belém do Pará. Gostaria, mesmo que não ganhasse o sorteio, de adquiri o livro, pois tenho o objetivo de ministrar cursos para os alunos de graduação da região Sul e sudeste do Pará e aprofundar meus conhecimentos nesse software de grande importância para o mundo do SIG. Aproveito para parabenizar a iniciativa.

    Responder

  8. Sou tecnico agricola da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuaria do Rio de Janeiro e estou fazendo uso do QGIS para produzir mapas tematicos das ações de Defesa Agropecuária afim de implementar uma rotina de intelegencia geografica nas ações de Defesa Agropecuária. Por esse motivo em muito esse livro me seria util

    Responder

  9. Ola, quero participar!!!
    Estou me aventurando no QGIS, e encontrei uma comunidade excepcional!

    Responder

  10. Trabalhamos com QGIS aqui na minha Secretaria, o livro será bastante útil.

    Responder

  11. Faço estágio em licenciamento e estou em época de TCC, necessito utilizar do qgis porém não possuo conhecimento, somente de outras ferramentas. Como você mesmo descreveu é uma ótima ferramenta para estudantes da graduação e pós graduação em uma linguagem mais simples. Perfeito para o meu caos. Aliás parabéns por ajudar as pessoas com suas dificuldades, melhor do que ter conhecimento é repartir este conhecimento.

    Responder

  12. Tenho interesse no livro pois tenho estudado e trabalhado com o QGIS. Parabéns ao Anderson pelo site e ao Renato pelo livro!

    Responder

  13. Quero muito este livro! Estou tendo SIG na faculdade e gostaria de um livro para complementar meu aprendizado.

    Responder

  14. Sou usuário de SIG há 12 anos. No entanto, meu afastamento geográfico dos grandes centros e a necessidade de aprofundar conhecimentos em outra área (ensino de cartografia), me afastou das ferramentas que vem surgindo no mercado. Por isso, gostaria de ganhar o livro para aprimorar conhecimentos sobre o SIG QGIS e, assim, melhorar minha performance na utilização desta ferramenta para minhas pesquisas e para o ensino de cartografia, agora, digital.

    Responder

  15. Já trabalho com o QGIS, quero aprimorar ainda mais os meus conhecimento nesse software!

    Responder

  16. Minha paixão por mapas é antiga. A informática também é apaixonante. Eu sabia que a aplicação da informática ao mundo dos mapas significaria novas possibilidades. Aí veio o QGIS e confirmou tudo. Ah!, que tal fundarmos o Movimento dos Sem QGIS? nossa pauta de reivindicação: 1) livro do Renato; e 2) Cursos do Anderson. rsrs

    Responder

  17. Escrevo aqui o meu comentário para me incluir no sorteio. Boa sorte a todos!

    Responder

  18. Opá, até que enfim uma promoção no mundo SIG, estou dentro!

    Responder

  19. boa tarde,
    deixei comentário via FB mas até o momento não retornou a aprovação.tentei aceder ao sumário, entretanto, para mim, o atalho sempre aparece quebrado ;pelo que gostaria de saber se há alguma abordagem sobre estruturação de pastas e como evitar problemas no trânsito entre diferentes máquinas ou versões do QGIS.como mencionei no sobredito comentário, mesmo sendo uma tarefa básica para os mais experientes, seria de grande ajuda um tutorial que explicasse a melhor forma de montar a árvore de pastas para evitar problemas de arquivos que não são encontrados ao levarmos o projeto para outras máquinas ou SO/versão etc.Anderson, gostaria de saber se vc já fez algum tutorial sobre isso e se ainda não, o que vc acha dessa ideia?para nós, iniciantes, penso que seria de grande ajuda… tenho sofrido com esse problema a cada vez que faço o update do QGIS ou tento usar o projeto em outro aparelho, pelo que avalio ser na forma como estruturo as pastas…
    obrigado
    abraço.

    Responder

  20. Creio que este livro uma ótima ferramenta para ampliar o conhecimento. Atualmente é de suma importância o uso de geotecnologias. Estou cursando geografia na pucminas e fazendo estágio na prefeitura de Belo Horizonte na área de planejamento urbano. Muito interessante o uso do Qgis para produção de mapas temáticos.

    Abraço!

    Responder

  21. Quero participar da promoção, sou geógrafa e estou sempre aprofundando meus conhecimentos em Geoprocessamento, e iniciei meus estudos do Qgis. E parabéns pelo livro e pela iniciativa.

    Responder

  22. Parabéns pela produção do livro! Gostei da intenção do autor, que é compartilhar de forma objetiva o conhecimento de aplicações práticas no QGIS com estudantes e profissionais de diversas áreas. Espero ganhar um exemplar. Trabalho com geoprocessamento e o livro seria de grande utilidade.

    Responder

  23. Gostaria de participar da promoção! Acredito que o livro será de grande ajuda nos meus estudos!

    Responder

  24. Primeiro sorteio que participo e ganho!!! rsrsrs

    Estou na reta final da minha graduação em Geografia, e o meu TCC utilizará do Geoprocessamento como ferramenta de pesquisa. Este livro vai ser de grande importância para o desenvolvimento metodológico do meu trabalho.

    Responder

  25. Ótima oportunidade Renato Cabral, desde já agradeço!
    Conheci o Qgis faz pouco tempo, porém já estou fascinado com seus recursos. Estou cursando Agrimensura e na matéria de SENSORIAMENTO REMOTO tive o prazer de conhecer este poderoso Software. Minha primeira experiencia com o esse Software foi produzir um MAPA (inclusive mapa este que esta postado no grupo MundoGEO) através de imagens de satélites. Nossa!! rs _ fiquei fascinado com o resultado, apesar de não ter experiencia alguma com o Qgis. E ao ver o fruto daquela curiosidade a primeira coisa que mim veio na mente foram os LIVROS DIDÁTICOS, lá do Ensino Fundamental, rsrs . É que o tempo todo, principalmente nas aulas de Geografia, eu ficava mim perguntando: Como que eles produzem esses ´´mapinhas“kk? E Todas essa linhas? Como que saparam cada pedacinho e chamam de estado? Como colocam cada elemento desse mapa no lugar que está? e sabem que ali é seu lugar, k.
    Enfim, hoje tenho noção de como tudo isso acontece. E é por isso que tenho interesse em ganhar esse presentão. Pretendo mim aprofundar cada vez mais no mundo das Geotecnologias.
    Eu querroooo!!rs Tchau!!

    Responder

  26. Além do belo conteúdo do site, ainda tem promoção!? Parabéns a todos os envolvidos na multiplicação de conhecimento!

    Responder

  27. Gostei do material publicado na web, mas o download do sumário completo não esta funcionado. De qualquer maneira pretendo adquirir o meu exemplar pois além de ser um contribuinte esporádico do openstreetmaps, tenho interesse no assunto de forma geral.

    Ainda assim gostaria de manter a minha inscrição para o sorteio, pois com dois volumes mais pessoas terão acesso na empresa onde trabalho.

    Responder

    1. Olá Reinaldo! Na página “blog” do site foi disponibilizado o Sumário completo do livro para visualização direta, sem download.

      Responder

  28. Eu já comprei o livro, e é realmente muito bom.
    Se eu for sorteado doarei o livro para o Departamento de Meio Ambiente do município, onde trabalho.

    Responder

    1. Olá Sérgio, obrigado pelo feedback. Ficamos felizes quando ouvimos comentários elogiosos como o seu porque, realmente, fizemos o livro pensando nas n situações que ocorrem no dia-a-dia do trabalho com SIG.

      Responder

  29. Eu tenho muitos livros digitais, sobre diversos assuntos. Mas este livro eu gostaria em papel. Tô dentro!

    Responder

  30. Creio que este livro será de grande ajuda para quem está começando a adentrar no mundo fascinante dos SIG’s e o QGIS sem dúvida é a melhor opção para quem deseja gerar informação espacial por meio de software livre. Abraço.

    Responder

  31. Estudante de ESpecialização em Agricultura e Ambiente pela Universidade EStadual do Maranhão – UEMA/Imperatriz-MA. Já tenho 1 livro, gostaria de ganhar outro para presentear um amigo.

    Boa Noite.

    Responder

  32. Estudante de Agrimensura da Universidade do Estado do Amazonas. Também desejo ganhar este livro!

    Responder

  33. Há muito já se fala em geoprocessamento no mundo e, em especial, no Brasil. Conheci vários softwares, mas o QGIS é, sem dúvida, o mais simples de utilizar! Estou trabalhando atualmente junto a prefeituras da minha região e o resultado das análises aumentaram a eficácia das ações nas área da saúde, educação e uso do solo. Quero participar do concurso pois sei que há sempre algo novo a aprender com o QGIS! Parabéns pela publicação!

    Responder

  34. Ótima iniciativa para divulgação desta incrível ferramenta. Gostaria de participar do sorteio. Parabéns!

    Responder

  35. Mais um trabalho que visa engrandecer os conhecimentos de geoprocessamento com este software livre que é um dos melhores disponíveis!

    Responder

  36. Anderson, parabens pela iniciativa de divulgação do poderoso QGIS. Espero ganhar este livro de presente de aniversário pois faço no próximo dia 02/05.

    Responder

  37. Tenho muito interesse em aprender a trabalhar com SIG, e estou inciando com o QGIS. Este livro será um salto no pouco conhecimento que tenho sobre o QGIS.

    Responder

  38. Estou torcendo muito pra ser sorteado!

    Estou na reta final da minha graduação em Geografia, e o meu TCC utilizará do Geoprocessamento como ferramenta de pesquisa. Este livro vai ser de grande importância para o desenvolvimento metodológico do meu trabalho.

    Nos tempos de hoje, a disseminação dos softwares livres está cada vez mais evidente, e com as geotecnologias não é diferente. Seguindo essa tendência, quero me especializar, utilizar e colaborar desse processo de democratização das tecnologias. O QGIS, é mais um programa livre eficiente para estudos e planejamentos espaciais.

    Responder

  39. Gostaria de participar do sorteio do livro para utilizá-lo na minha disciplina de Análise Espacial para programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Fiocruz e recomendá-lo para os discentes através das referências bibliográficas. Será de grande enriquecimento para o programa e para a comunidade que utilizam geotecnologias para a saúde pública, com ênfase na epidemiologia.

    Responder

  40. O georreferenciamento e o geoprocessamento são ferramentas fundamentais para o ordenamento da malha fundiária e sua regularização no país. E o QGis como software livre e de fácil acesso, com ferramentas menos complicadas e muito eficientes se firma cada vez mais como a ferramenta mais importante desse segmento no Brasil. Assim, um livro que abe os horizontes nessa área é fundamental.

    Responder

  41. Uau, essa promoção é demais assim como o blog andersonmedeiros. Estou na torcida pelo sorteio.

    Responder

  42. Nossa, quero concorrer! Sou iniciante, mas estou adorando o QGIS! Este livro me ajudará muito! Abraço, Caio.

    Responder

  43. Dentre os softwares de SIGs gratuitos, o QGIS se destaca. Admiro a iniciativa deste sorteio.
    Estou na torcida.

    Responder

  44. Esse livro será meu companheiro inseparável, tenho certeza que vou aprender muito com ele !

    Responder

  45. Sou fanático pelo QGIS, e esse grande livro é muita valia para quem deseja descobrir o fantástico mundo de possibilidades do QGIS.

    Responder

  46. O desenvolvimento de publicações como o do Biólogo Renato Cabral é de grande valia para todos que utilizam o QGis, especialmente para aqueles que estão começando a utilizar o software e/ou que estão começando no munda da geotecnologia.
    Parabéns ao Autor e ao Anderson, por contribuir na divulgação deste e de tantas outras publicações.

    Responder

  47. Parabéns pelo bela iniciativa com tal publicação, visto que irá possibilitar um melhor aproveitamento desta ferramenta nos mais variados usos, considerando as atribuições de cada profissional.

    Um abraço e Deus abençoe sua vida.

    Responder

  48. Primeiramente gostaria de parabenizar o autor pela produção da obra, que irá contribuir desmedidamente para aprendizagem de todos interessados, a qual facilitará o manuseio da ferramenta QGIS para novas aplicações na área de geotecnologia, ciência esta, que não se limita distância do alcance do homem.

    Estou ansioso para conhecer o que está obra tem de oferecer de melhor!!!!

    Responder

  49. Vejo a importância do trabalho que Andreson Medeiros. Além de desmitificar o mundo da geotecnologia, é um grande incentivador das tecnologias abertas e gratuitas. O solteiro de Um livro como este somente corrobora está postura. Abs!

    Responder

  50. Este livro me ajudaria muito a aprender e a ajudar na difusão do QGIS pelo litoral do Paraná. Abraço

    Responder

  51. Gostaria de ganhar esse livro, o mesmo será muito útil na minha pesquisa de Mestrado.
    Boa sorte a todos

    Responder

  52. Quero DEMAIS este livro. Qgis é o melhor sorfware livre! Eu uso e quero usar ainda mais.

    Responder

  53. Gostaria de participar do sorteio do livro para aprender mais sobre o QGIS, pois é uma ferramenta que ainda possuo conhecimento básico e será essencial para o meu trabalho.

    Responder

  54. É sempre louvável a iniciativa de se lançar um livro, mas ainda este que permite aos profissionais das geotecnologias atualizar os seus conhecimentos sobre a ferramenta Qgis que só vem ganhando espaço no mercado.

    Responder

  55. É prático demais este livro! Tive a oportunidade de consultá-lo uma vez e me seria de grande utilidade!

    Responder

  56. Gostaria de ganhar o livro no intuito de aprofundar meus conhecimentos em geotecnologias, sobretudo pelo fato do QGIS ser um software livre e de qualidade.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *