Dando os Primeiros Passos no uDig

Quando elaborei o primeiro tutorial sobre o gvSIG, lá em 2008 e ainda na versão 1.1.1, escolhi o título “Dando os Primeiros Passos com o gvSIG“. Então achei interessante dar um título semelhante ao tutorial de iniciação do uDig 1.2.0. O uDig é uma excelente software de SIG e pretendo abordá-lo em uma série de tutoriais aqui no blog do Portal ClickGeo. Neste tutorial inicial veremos como adicionar dados geográficos na área de visualização do programa, algo bem básico simulando um primeiro contato com o uDig.

Download do uDig

Você pode baixar a versão mais recente do uDig a partir do site oficial ou através dos links nesta postagem.

Inicializando o Programa

Após a instalação, execute o programa através dos atalhos adequados.

Em geral, ao inicializar o programa, cuja interface é em inglês, aparece uma janela “Tip of the Day“, ou seja, a “Dica do Dia“. Pode fechar esta mensagem inicial para começar a trabalhar com o uDig.

Inserindo Dados Geográficos

Para inserir dados espaciais na área de visualização do uDig podemos utilizar o Menu Layer > Add… (figura abaixo) ou através do atalho Ctrl+L, A ou seja, depois de soltar a combinação Ctrl+L pressione a tecla A.

Adicionar Dados no uDig

Será aberta uma janela onde você poderá selecionar o tipo/fonte de dados geográficos a ser importados para o sistema. Neste momento, como exemplo, vamos fazer uso da quarta opção, Files (Arquivos).

Dando os Primeiros Passos no uDig 1.2.0

Selecione a opção desejada e depois clique em Next (Avançar). Será aberta mais uma janela, desta fez para se indicar o diretório onde os dados vetoriais e/ou matriciais estão armazenados.

Alterando Propriedades Visuais

Para alterar o estilo da sua camada de informação (cores de preenchimento, bordas, tamanho de texto, etc) temos de escolher a opção “Change Style…” disponível no Menu Layer > Change Style ou por se clicar com o botão direito no nome da camada de informação.

Dando os Primeiros Passos no uDig 1.2.0

Agora é só fazer as devidas alterações segundo as necessidades.

Bem pessoal, como dito no início, este é apenas um tutorial introdutório. Pretendo, em publicações futuras, ir aprofundando, abordando uso de funções de análise espacial, edição de dados, etc.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 991 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

8 Comentário

  1. Anderson Obrigado, pois suas matérias sempre são boas e ricas, venho desenvolvendo mapas também nas ferramentas open source a pouco tempo. o Udig foi útil aqui para criar conexão com banco de Dados oracle.

    Valeu

    • Marcelus, eu que agradeço por seu comentário e elogio.
      Conto com suas visitas. Em breve teremos ainda mais novidades! 😀

  2. Eduardo Andreoli disse:

    Anderson

    Vou outra vez reproduzir o link no meu blog de conteúdo para aula…

    Continue colocando tutoriais.

    Abraços

    Edu Andreoli

  3. Hehehe… Já não é mais um pobre coitado…

    Se foi adotado pelo Anderson, está em boa mãos.

    Jorge

  4. Esdras Andrade disse:

    Muito interessante sua inciativa de desbravar o Udig. O pobre coitado do programa tá merecendo alguns tutoriais.
    Estamos no aguardo.

    • Realmente quase não há materias em português sobre o uDig. Convido a quem desejar a também aumentar as informações em português sobre o uDig.
      Em breve publicarei a sequência da série.
      Um Abraço Esdras.

1 Trackback / Pingback

  1. uDig: Análise Espacial com GXT Tools

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*