Poseidon Linux – O Software Livre Científico

Na última matéria comentamos sobre uma distribuição linux desenvolvida pelo GETE onde você poderá ter acesso a diversos softwares livres para Geoprocessamento, inclusive rodando a partir de um live DVD. Após a publicação daquela postagem um de nossos leitores, o Murilo Cardoso, um dos autores do blog Geobrainstorms indicou através dos comentários uma opção igualmente poderosa, o Poseidon Linux.

Sinceramente até então eu não conhecia este projeto. Pesquisei um pouco sobre ele e agora vou dar uma visão geral sobre ele baseado nas informações do site oficial.

O Poseidon Linux é baseado no Ubuntu e tem kernel Linux 2.6.31. Ele inclui versões de todos os pacotes básicos e do ambiente gráfico Gnome. Também dos pacotes do Firefox, Wine, OpenOffice.org, GRASS 6.4 (2010), R 2.11, Spring, entre outros.

A lista completa de programas incluidos nas últimas versões do Poseidon Linux é bem extensa. Vou destacar aqui apenas a categoria que mais nos interessa.

GEOPROCESSAMENTO

  • SPRING 4.3.3 (Software para SIG – completo)
  • GRASS 6.2.2 (Software para SIG – completo) + plugin GDAL 1.4.4
  • GMT 4.2.0 (Programa para processamento de dados geográficos, criar mapas, etc…)
  • PROJ (Programa para aplicação de projeções geográficas em dados)
  • QGIS 0.10 (Software para SIG – completo) + plugin GRASS
  • Terraview 3.2 Plus (Vizualizador de dados geográficos)
  • GPSDrive e GPSMan (Programas para trabalhar com dados de GPS)
  • gpx2shp (Conversor de dados GPX para Shapefile)
  • MB System 5.1.0
  • Mapserver 5.0 + Pmapper 3.2
  • Postgresql 8.3 + módulo PostGIS 1.4 (trabalha com dados espaciais/geográficos)
  • MySQL (Banco de dados SQL)

Vale a pena conferir o Poseidon Linux. Para fazer o download acesse a seção correspondente clicando aqui.

Se você pertence a alguma instituição de ensino e pesquisa e quiser receber um DVD de uso direto e instalação, cadastre-se escrevendo para:  poseidon@poseidonlinux.org.

Quero agradecer mais uma vez ao Murilo por seu comentário que gerou a idéia desta postagem e incentivar os demais leitores a também participar desta forma.

O que acharam do Poseidon Linux? Deixem seus comentários.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

9 Comentário

  1. Caio Sérgio disse:

    Qual é o melhor pra quem esta começando a adentrar no mundo das Geotecnologias o Open Source Geospatial DVD 5.0 ou o Poseidon Linux ????? quero muito instalar um dos dois e gostaria da opinião de vocês…

  2. Daniel Raul Lagos disse:

    Pra mim o Poseidon tem sido uma distro que resolveu tudo no meu dia-a-dia, afinal é leve rápido com tudo que preciso(estudo e diversao) e ainda roda melhor os games que as outras distros que testei… Peço uma ajuda a essa grande distro! Por favor divulguem, usem, afianl um bom trabalho merece ser reconhecido!!!

  3. Eduardo Castro disse:

    Acho que este projeto foi descontinuado mesmo.
    Abç

    • Olá pessoal,
      o projeto Poseidon Linux continua firme e forte, na verdade jamais parou!! Já estamos na versão 4.0, que já está com o RC em fase final de testes. Confiram lá no site! Grande abraço!

      • Obrigado pelo esclarecimento Bernardo. Vida longa ao Poseidon Linux! Espero contar sempre com seus comentários.
        Abraço!

    • O projeto está vivinho da silva! Depois dessa versão 2.0, que durou um tempão e foi bastante usada pelo Brasil afora, a turma mudou a base para o Ubuntu LTS, já que o Kurumin, lamentavelmente, foi descontinuado.
      Dentro desta nova geração, já tiveram Poseidon 3.0, 3.1; 3.2, (3.3 interno) e agora o 4.0, que chegou ao top 10 no distrowatch!
      Parabéns Poseidon GNU/Linux!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*