Plano Diretor de Geoprocessamento – Fortaleza/CE

Plano Diretor de Geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza

Plano Diretor de Geoprocessamento da cidade de Fortaleza, Ceará foi um dos produtos previstos no contrato referente a Tomada de Preço nº 06/2006 da Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza. Nesta matéria vamos comentar sobre algumas características deste documento elaborado pela empresa OpenGeo e indicar onde você pode fazer o download de sua cópia gratuita.

DOWNLOAD DO PLANO DIRETOR DE FORTALEZA

O sumário do plano inclui após sua introdução tópicos de uma abordagem técnica onde são apresentadas diversas definições importantes. Há também no material uma análise do anterior plano diretor de Geoprocessamento e uma estruturação do setor de Geoprocessamento e Cadastro Técnico Municipal (CTM).

Recomendo também uma atenção especial aos itens que abordam o contexto de Geoprocessamento Corporativo e sua arquitetura.

Plano Diretor de Geoprocessamento – Fortaleza/CE

As especificação para o levantamento aerofotogramétrico também são detalhadas. No material você terá vários informações úteis sobre programas tais como o gvSIG, QGIS, MapServer, GeoServer, PostgreSQL e PostGIS.

No total, o arquivo tem 121 páginas e está disponível em PDF no link abaixo:

Não deixe de postar seus comentários sobre esta dica. Leia também as seguintes dicas:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

11 Comentários


  1. Olá, bom dia!
    Os shapefiles também estão disponiveis para download?
    Obrigada!

    Responder


  2. Parabéns pelos resultados do trabalho…espero que seja utilizado pelas demais Secretarias alcançando a multifinalidade.

    Abraços,

    Marino.

    Responder

  3. Apesar do mérito de ser um plano diretor de geoprocessamento, nada dele foi implementado. Absolutamente nada. Foi apenas gasto de papel e erário público. Quanto desperdício.

    Responder

    1. Negativo companheiro, atualmente o cadastro do iptu do fortaleza e completamente georreferenciado, foi realizado o levantamento aeroforogrametrico de todo o município em 2010;e ainda hoje trabalha para elevar a qualidade dos dados.
      Atualmente a secretaria de finanças ja trabalhabpara intregar o banco de dados gerreferenciado com outras secretarias como a SEUMA e ja exsite o projeto para outro levantamento aeroforogrametrico com imformacoes mais completas e atualizadas.

      Responder

  4. Obrigado a todos pelos comentário.
    Anderson, valeu pelos créditos. Assim que podemos ver que o ClikGeo está no top das geotecnologias…
    Um abraço.

    Responder

  5. Depois de uma longa temporada off, voltando ativa!
    Anderson, parabéns cara divulgação de geotecnoliga sempre e bem vinda ainda mais tão grande importancia!
    Ao Sadeck parabéns, pelo desenvolvimento de uma otima ferramenta para essa versão.
    abraços!
    Audrin

    Responder

  6. Parabéns ao sadeck por este feito tão importante e ao Anderson que sempre nos mantém informados sobre as novidades das Geotecnologias.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *