PostgreSQL: Monitore o Status do seu Servidor com o pgAdmin III

Este artigo é, na verdade, uma dica sobre o PostgreSQL, mais precisamente sobre o pgAdmin IIIA dica de hoje foi motivada pela seguinte situação: Um colega meu estava querendo acompanhar os acessos ao bancos de dados em um servidor com aplicações de grande porte e me perguntou como fazer isso da forma mais fácil possível. Vocês teriam alguma sugestão? Sabiam que é possível fazer isso pela interface do pgAdmin III? Vou ensinar e veremos como é simples até demais.

STATUS DO SERVIDOR COM POSTGRESQL

Com seu serviço iniciado, acesse o pgAdmin III acesse o menu Ferramentas >> Status do Servidor. Será aberto um painel como o ilustrado abaixo (clique para ampliar).

Status Servidor

Nesta janela é possível acompanhar o estado o servidor no que se refere as as conexões, transações, bloqueios, correntes e o arquivo de log, etc.

Com esta dica, meu amigo pôde atender sua demanda. Vocês já sabiam desta simples, mas importante, possibilidade? O que acharam? Alguma dúvida? Deixem seus comentários.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias!

Sobre Anderson Medeiros 984 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

4 Comentário

  1. Marcelo Santana disse:

    Como fazer este monitoramento da base com o pgAdmin instalado em outra máquina, que não seja o servidor de BD?

  2. Não, somente com o instalador do postgres com a versão desejada.

  3. Everton Bortolini disse:

    Tem como mudar a versão do Postgres no servidor, por exemplo, de 9.2 para 9.3 pelo pgadmin?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*