Integração PostGIS com gvSIG

Entre as principais tecnologias do Geoprocessamento estão o SIG (Sistema de Informação Geográfica) e os Banco de Dados Geográficos (BDG). Neste contexto se destacam diversos programas livres como o software para SIG gvSIG e a extensão espacial PostGis do SGBD PostgreSQL. Há um tempo atrás eu publiquei um tutorial sobre como realizar a integração do gvSIG versão 1.1.1 com o PostGIS.

Desde então, novas versões de ambos programas foram lançadas e alguns usuários do Portal ClickGeo entraram em contato pedindo uma atualização do material, pois houve pequenas variações no procedimento. Assim, segue abaixo a versão compacta do tutorial de conexão do gvSIG 1.9 com o PostgreSQL 8.4/PostGIS 1.5.

OBS: Você pode fazer o download de um pequeno backup de exemplo, para importar em um banco de dados (BD) vazio do PostgreSQL, clicando aqui (Há apenas uma tabela espacial no BD, com codificação UTF-8).

1° Passo: Acessar Função “Adicionar Capa”

Para adicionar dados em uma Vista do gvSIG utilize o ícone  Adicionar Dados, ou acesse o menu Vista => Adicionar Capa, ou ainda pelo atalho Alt + O.

Na janela que será aberta a seguir (veja a figura abaixo), escolha a opção “GeoDB” e clique no ícone “Adicionar Conexão“.

Adicionar Capa - GeoDB

2° Passo: Estabelecer Parâmetros da Conexão

A imagem abaixo exemplifica como se deve configurar os parâmetros da conexão do gvSIG com o PostGis.

Parâmetros da Conexão

Explicando cada item:

Nome da Conexão: Nome para identificar a integração (Forneça qualquer palavra)

Driver: Escolha a opção referente ao PostGis.

URL do servidor: localhost (Indica que os dados estão na máquina local)

Porta: 5432 (Padrão do PostgreSQL)

Nome do banco de dados: Forneça o dado tal qual aparece no PostgreSQL.

Usuário e Senha: Insira os dados definidos durante a instalação do PostgreSQL.

Após fornecer estas informações, clique em “Aceitar“.

3° Passo: Visualização das Tabelas Espaciais

Na interface ilustrada abaixo indique quais tabelas espaciais do banco e os respectivos campos deseja visualizar (Lembre-se de que nos dados usados neste exemplo, há apenas uma tabela espacial).

Finalizando Parâmetros da Conexão

Clique em “Aceitar” para que as tabelas sejam visualizadas. Se você está usando nosso banco modelo, o resultado deve ser semelhante a figura abaixo.

Resultado da Integração

Agora sim, você poderá tirar o máximo proveito desses dados, visualizando-os e realizando as necessárias edições.

Qualquer dúvida, entre em contato através dos comentários.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

24 Comments on “Integração PostGIS com gvSIG”

  1. Bom dia Anderson,

    Crio WMS através do I3geo no Gvsig. Mas as camadas não estão aparecendo mais. Fico em “Drawing” nas a imagem não carrega. Tem alguma idéia do que possa ser? Não fiz nenhuma atualização nem do GVsig nem do I3geo. A versão que uso do Gvsig é a Desktop 2.1.0-2269 final

    Obrigado!

  2. Bruna Gautério disse:

    Anderson, quando eu acho que “tudo está perdido”, sempre acho as respostas no teu site haahah obrigada pela ajuda e parabéns 🙂

  3. Olá Anderson suas dicas clareiam muito na hora de utilizar os gis. Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se você conhece ou tem algum tutorial em português sobre o Envi-met. Me dê uma luz!!!!

    Abraços

  4. Bom dia,

    Anderson tenho instalado o gvSIG 1.12 e não estou conseguindo carregar a camada apresenta erro de java.
    NullPointerException (VectorialFileFilter.java)
    o que devo fazer?

    Obrigada.

    1. Olá Angélica,
      Qual o formato do arquivo?
      Tente usar uma versão portable do programa. Pois talvez tenha sido algo na instalação.

  5. César Huegel disse:

    Anderson,

    Estou com o mesmo problema relatado pelo Mateus Xavier, isto ocorreu após uma atualização que fiz do PostGIS, estou na versão 2.0.3 for PostgreSQL 9.2. Notei que a função asewkb(geometry, text) não existe mais, tentei criar uma função com este nome fazendo uma chamada para a função st_asewkb(geometry, text) e não obtive sucesso.. Teria como configurar o GvSig para chamar a função st_asewkb as invés de chamar asewkb? Alguma ideia de como resolver o problema?

    Abração, obrigado!

  6. Ângela Maria Maciel Gonaçalves disse:

    OI Anderson, como faço para jogar os historicos de campo tipo: dados dos moradores de area de risco e fotos e inserir no gvsig para consulta preliminar.

  7. Ângela Maria Maciel Gonaçalves disse:

    Oi Andersorn, como posso montar um cadastro ou tabela de moradores e suas casas para fazer um hiperlink tem: histórico das familias com fotos de usas residências. O histórico e fotos eu já tenho dos trabalho de campo agora preciso passar para o gvsig, pode me ajudar ou indicar algum material para de possa estudar…Please….me socorra.
    Abraços,
    Angela

  8. Angela Maria Maciel Gonçalves disse:

    Estou trabalhando do cadastro de moradores de área de Risco, a pergunta é: É possível montar na tabela do gvsig um histórico das famílias e fotos de suas casas para uma consulta virtual?
    em aguardo de sua resposta.

  9. Boa noite, estou iniciando no postGIS com gvSIG, estou com um problema,
    assim que executo a conexão com o bando de dados aparece uma mensagem de erro: Error al cargar la capa: ERRO: função asewkb(geometry, unknown) não existe.
    Utilizei o backup do banco que foi disponibilizado no site, o banco possui o nome cadastro, verifiquei a conexão com o banco e ela executa normalmente, mas este erro persiste.

    O que pode ser?

    1. Mateus, tudo bem?
      Seu banco já está com o módulo PostGIS habilitado? Se não for problema por conta disso, só analisando “de perto” mesmo.
      Abraço!

  10. Angela Maria Maciel G.Barbosa disse:

    Oi Anderson, obrigada pelo pronto atendimento.
    A mensagem de erro que aparece é a seguinte: Inicialização do núcleo(Backend)falhou:org.postgresgl.util.PSQLException:Fatal:Banco de dados”Brasil” não existe.

    1. Angela,
      Você tem certeza de que preencheu de forma adequada os parâmetros para conexão? Seu banco de dados realmente se chama “Brasil”? Não confunda nome da conexão com o nome da base de dados. Caso o problema persista, entre novamente em contato.
      Abraço!

      1. Caro Anderson,
        Ainda encontro problemas com a base de dados, não consigo identificar a entrar do banco de dados referente ao Brasil, por favor me ajude.
        Grata.

        1. Angela,
          Me envia por e-mail (anderson@clickgeo.com.br) um print screen da árvore de banco de dados no pgAdmin e dos parâmetros da conexão para eu dar uma olhada, ok?
          Abraço!

  11. Angela Maria Maciel G.Barbosa disse:

    Sr. Anderson, inicie este ano o trabalhos o gvsig estou me familiarizado com o programa, sou marinheira de primeira viagem, estudei o tutorial fiz simulação com as ferramentas do programa mas, quando fui exportar dados GeoDB não consegui a conexão, mesmo baixando o PostgisJDBC e sua extenção (Pai e Filho), conforme sua dica nesta pg. e mesmo assim continua dando erro de conexão. Por favor me ajude, preciso trabalhar com mapas de risco e pontos pluviômetros. Em aguardo
    Angela

  12. Bom dia Anderson.
    Consegui realizar todas as tarefas acima, exceto quando vou visualizar o resultado, o gvsig retorna a seguinte mensagem: “Can´t read the driver: PostGIS Driver”. Pode me dar alguma sugestão de solução para o problema?

    1. Olá Wagner,
      No 2° Passo: Estabelecer Parâmetros da Conexão, você indicou corretamente o Driver PostGIS?
      Seu banco de dados já possui informações espaciais?
      Qualquer coisa, entre em contato!
      Abraço!

      1. Olá Anderson, bom dia.
        Fiz o 2º passo como descrito, e acredito que tenha feito certo, pois no 3º passo consegui escolher a tabela e no quadro ao lado apareceram todos os campos da tabela escolhida.
        Essa tabela foi importada de um shape para o PostGIS. No momento da importação não tive nenhum problema; somente na vinculação com o gvSIG que ocorreu esse erro.
        Obrigado pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *