Como fazer Mapas de Kernel no ArcGIS

Mapa Kernel ArcGISHá algum tempo publicamos uma artigo onde foram apresentados importantes conceitos introdutórios sobre os chamados mapas de Kernel. Naquela ocasião explicamos sobre o que eles são, quais suas vantagens para análise espacial e como funciona o algoritmo para sua geração. Diversos leitores pediram tutoriais sobre como fazer este tipo de mapa no ambiente de programas de Geoprocessamento como o ArcGIS.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE MAPAS DE KERNEL

Como sugestão, antes de dar os passos explicados neste tutorial é interessante que você leia a matéria onde os aspectos conceituais deste tipo de mapeamento foram apresentados. Ela está disponível no link abaixo.

Vale lembrar que já temos em nosso site uma matéria instrucional detalhando como realizar este mesmo procedimento no software QGIS. Confira:

No exemplo que iremos apresentar neste tutorial vamos usar como base uma camada vetorial contendo a hipotética localização de 12.000 (doze mil) casos de ocorrências criminais no estado do Maranhão. Faça o download do shapefile clicando aqui.

ArcGIS: Como fazer Mapas de Kernel

A partir de agora aprenderemos o caminho necessário para construção de um mapa de kernel no ArcGIS.

INTRODUÇÃO AOS MAPAS DE KERNEL DO ARCGIS

O primeiro passo a ser dado é abrir a caixa de ferramentas do ArcToolBox. Navegue pelas seguintes opções:

  • ArcToolBox → Spatial Analyst ToolsDensityKernel Density

ArcGIS: Como fazer Mapas de Kernel

Para este nosso tutorial mantivemos as configurações padrão da janela Kernel Density, abaixo.

Em resumo, em Input point or polyline features você deve indicar os dados de entrada, que neste exemplo é o arquivo Crimes_MA.shp. Depois de fazer as alterações desejadas nos diversos parâmetros, clique em OK.

ArcGIS: Como fazer Mapas de Kernel

Depois de gerado o novo dado raster você pode alterar a simb0logia da camada de forma a ter uma melhor visualização. O resultado é ilustrado na imagem abaixo.

ArcGIS: Como fazer Mapas de Kernel

Aplicando um determinado nível de zoom você conseguirá enxergar melhor os dados agregados. A imagem a seguir exemplifica o resultado desta operação.

ArcGIS: Como fazer Mapas de Kernel

Acabamos de gerar um mapa de Kernel. Logicamente, fazendo as devidas alterações nos parâmetros da janela Kernel Density o produto terá sua aparência modificada.

O que acharam deste novo tutorial? Aguardamos os seus comentários.

Sobre o ArcGIS, recomendo que leia o conteúdo dos seguintes links:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

6 Comentários


  1. Olá Anderson, fiz o curso ArcGis, e tinha uma versão aqui Instalada, mais daí algum tempo não funciona, gostaria de adquirir outra versão para praticar, se pudr me ajudar te agradeço
    Att.
    Adelmi

    Responder

  2. Vc poderia me ajudar a fazer a instalação do ARCGIS definitivo

    Responder

    1. Oi Angelo, tudo bem?
      Agradeço por sua visita e comentário.
      Para poder fazer a instalação definitiva do ArcGIS você precisa entrar em contato com as empresas que comercializam a licença do programa.
      Abraço!

      Responder

  3. Boa tarde Anderson!
    Tenho uma dúvida em como fazer o kernel na versão 9.3 do ArcGis através da extensão Home Range Tools, em que tenho dados de uma espécie e quero identificar as áreas de uso e as áreas preferências de uso dessas espécies em uma determinada baía.
    Obrigada!

    Responder

  4. Anderson Boa tarde!

    Primeiramente parabéns pelo tutorial, gostaria de esclarecer uma duvida. Preciso fazer uma mapa no qual tenho vários pontos e cada ponto possui uma quantidade x de elementos, preciso fazer um mapa que mostre a densidade dos pontos que tem mais elementos concentrados dos que tem menos elementos, este método se encaixaria nesta possibilidade? neste caso teria que colocar a quantidade de elementos no campo ID do shape ou poderia criar uma coluna com a quantidade de elementos em cada ponto?

    Obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *