Técnicas de Geoprocessamento na Avaliação de Impactos Ambientais

Técnicas de Geoprocessamento na Avaliação de Impactos Ambientais

Você entende o potencial de aplicação das Geotecnologias para análise de impactos ambientais? O artigo que iremos recomendar aqui aborda este tema destacando o uso de algumas das técnicas de Geoprocessamento.

IMPACTOS AMBIENTAIS E GEOTECNOLOGIAS

O artigo Aplicação de Técnicas de Geoprocessamento na Avaliação de Impactos Ambientais apresenta alguns exemplos da utilização de operações das Geotecnologias na avaliação de impacto ambiental em uma indústria química, visando a obtenção de licenciamento junto ao órgão ambiental.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasO trabalho apresenta como o Geoprocessamento está sendo aplicado em todas as fases de avaliação, desde o estudo preliminar de investigação, análise confirmatória, e, inclusive, na fase de monitoramento/remediação.

Aplicação de Técnicas de Geoprocessamento na Avaliação de Impactos Ambientais

O emprego das Geotecnologias tem se mostrado eficiente e eficaz, auxiliando por meio do uso de técnicas matemáticas e computacionais na avaliação da situação ambiental, por meio da integração de diferentes dados que possibilitam traçar o diagnóstica da situação e gerar prognósticos.

A publicação menciona que o Spring foi utilizado no processo de vetorização, bem como para Modelagem Numérica do Terreno (MNT). O ArcGIS também foi utilizado nesta etapa do processo.

DOWNLOAD – AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

O artigo em questão foi publicado em 2007 e está disponível para download do site do Centro de Tecnologia Mineração (CETEM). Para acessar a página onde o artigo pode ser baixado, clique no link abaixo:

A autora do artigo é Luzia Alice Ferreira de Moraes, orientada pelo Engenheiro Químico Ronaldo Santos.

Dica complementares relacionadas sobre Geoprocessamento e suas aplicações no meio ambiente:

Em breve iremos divulgar um outro excelente material com foco no uso de programas open source de Geoprocessamento para este nicho de aplicação.

feedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

  1. Willian Fonseca disse:

    Olá Anderson,
    Tenho interesse em expandir meu conhecimentos na área de SGI. Tenho mestrado na área de tecnologias ambientais, em específico, na área de avaliações de impactos ambientais – onde tenho mais experiência profissional e acadêmica.
    Achei este artigo muito pobre, inclusive academicamente falando. No mínimo, não atende ao que se propôs em seu título.
    Extenso material no seu website. Obrigado por seu esforço e colaboração na divulgação do material.
    Att,

    Willian Fonseca

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*