ArcGIS: Como Georreferenciar Imagens do Google Earth

Como Georreferenciar Imagens do Google Earth

Em nosso site já publicamos artigos e outras matérias falando sobre as características posicionais das imagens do Google Earth, bem como de metodologias específicas para sua utilização em mapeamento. Este artigo explicará o uso do ArcGIS para o georreferenciamento de imagens do sistema Google.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Amarildo Rosa de Oliveira Junior, natural de Goiânia-GO. Tecnólogo em Geoprocessamento pelo IFG – Instituto Federal de Goiás (2014). Tem experiência em Cadastro Técnico Urbano e Rural, elaboração de mapas em gerais, Agricultura de Precisão. Já participou da Pesquisa Científica para TRANSPETRO (Transformação de Coordenadas – TPS) com professores renomados internacionalmente na área de Geotecnologias.

GEORREFERENCIAMENTO USANDO ARCGIS

Abra o Google Earth, acesse o local que deseja salvar a imagem para ser georreferenciada. Neste exemplo iremos utilizar uma imagem da cidade de Ceres – GO.

Após definir a área desejada no Google, aperte a tecla F11 para exibir a imagem na Tela Inteira.

Imagens do Google Earth

Acesse o menu Arquivo → Salvar → Salvar imagem… e destine um local aonde será salvo a imagem.

Georreferenciar Imagem do Google Earth

Como a imagem do Google não tem referências, é necessário se obter informações georreferenciadas para servirem de base ao nosso georreferenciamento da imagem.

Neste exemplo iremos utilizar o shapefile do perímetro urbano da cidade de Ceres-GO e o shape da malha viária adquiridos no site do Sistema Estadual de Estatística e Informações Geográficas de Goiás (SIEG).

Enfim, após adquirir os dados necessários, abra o ArcGIS e adicione a imagem e os respectivos shapes. Perceba que a imagem está totalmente deslocada em relação aos shapes.

Adicione a ferramenta Georeferencing clicando com o botão direito do mouse sobre a barra de ferramentas do ArcGIS e acesse o Georeferencing.

ArcGIS: Como Georreferenciar Imagens

Agora a partir da ferramenta Add Control Points iremos escolher na imagem pontos semelhantes aos shapefiles.

Comece dando um zoom to layer na imagem, acesse a ferramenta Add Control Points e clique no local desejado que seja levado a posição correspondente no shape.

ArcGIS: Como Georreferenciar Imagens do Google Earth

Agora dê um zoom to layer no shape e clique no local semelhante e perceba que a imagem já começou a ser deslocada.

ArcGIS - Como Georreferenciar Imagens do Google Earth

Repetir esse procedimento com outros pontos distintos até conseguir uma precisão boa para o georreferenciamento.

Note que na imagem abaixo foi aplicado ao shapefile do perímetro uma transparência de 50% para facilitar o manuseio da operação.

ArcGIS: Como Georreferenciar Imagens do Google

Para verificar a precisão do georreferenciamento clique na ferramenta View Link Table.

ArcGIS: Como Georreferenciar Imagens do Google

Para finalizar o georreferenciamento acesse: Georeferencing → Update Georeferencing.

Como Georreferenciar Imagens do Google

Agora basta exportar a imagem como desejar.

Georreferenciar Imagens Google Earth com ArcGIS

Qualquer dúvida ou correção, entrem em contato pelos comentários. Leia também as seguintes materiais relacionadas com ArcGIS:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

11 Comentário

  1. MUITO BOM SEU TRABALHO
    preciso trabalhar com o google earth em mapear areas e salvar em kmz,pode me ajudar nessa parte

  2. Artigo excelente!
    Anderson, sou corretor de imóveis , trabalho captando área , terrenos e imóveis.

    Gostaria de saber como posso usar o Google earth para criar uma demarcação automática desses imóveis em tempo real pelo smartphone. Existe algum aplicativo ou tutorial que poderia me ajudar?

  3. olá Anderson preciso trabalhar com o google earth em mapear areas e salvar em kmz,pode me ajudar nessa parte?me mande um e-mail ball3m@gmail.com orbigado!

  4. Marcos Olveira disse:

    Muito Bom esse tutorial, Parabéns!!!

  5. Olá, estou precisando de um curso aqui em Goiânia (pelo que vi o Anderson é daqui, certo?). Sabe me indicar alguém ou alguma escola, onde eu possa aprender o ArqGis? Obrigada!

  6. Gabriele Oliveira disse:

    Boa noite Anderson, gostei muito!
    Mas tenho uma dúvida, em qual formato de arquivo frequentemente é utilizado? Preciso georreferenciar uma imagem, para posteriormente fazer o projeto arquitetônico… estou um pouco perdida. rs

    Obrigada desde já.

  7. Fábio Soares disse:

    Caro Anderson, existem alguns mapas municipais no site do IBGE no formato PDF que mostram bastante detalhe dos municipios, como localidades, acudes, povoados e etc, você teria algum tutorial de como georeferencial esse tipo de mapa, pois já fiz varias tentativas no QGIS e não obtive sucesso. Agradeço a atenção!

  8. irene garbey monier disse:

    muito oportuno o material , obrigada

  9. Muito bacana o tutorial Anderson, isso ser de opção para incrementar os mapas. Principalmente para quem tá começando é uma mão na roda para conhecer o procedimento.
    Parabens Anderson!!

    • Gustavo, agradeço pelo comentário.
      Lembrando que eu não sou o autor deste tutorial. Ele é um Guest Post (auto convidado).
      Abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*