Geoprocessamento – O que ele pode fazer por Você?

O que o Geoprocessamento pode fazer por você? Há algum tempo, apresentei uma palestra em uma escola onde este tema foi o foco do conteúdo abordado. Nesta apresentação procurei explicar um pouco sobre o que são Geotecnologias e qual a potencialidade do Geoprocessamento no cotidiano.

Como não poderia deixar de ser, aproveitei a oportunidade também para divulgar a utilização de softwares livres e/ou gratuitos para os diversos ramos do Geoprocessamento.

Em vista do tempo disponível para palestra, não tive como detalhar muito, principalmente nos slides, tudo que eu gostaria de falar para divulgar o uso das ferramentas open source para esta área tão empolgante que é o Geoprocessamento. O título é:

GEOPROCESSAMENTO – O QUE ELE PODE FAZER POR VOCÊ?

 

Um detalhe que considerei no mínimo curioso é que durante a palestra, muitos dos presentes não conheciam ou até nunca haviam ouvido falar no termo Land Information System (LIS) – slide 9.

Apenas para explicar este conceito, o LIS é um sistema baseado no mesmo princípio do SIG, sendo que estes se diferem pelo fato do LIS abordar o mapeamento de fronteiras legais, propriedades, etc.

Você pode baixar a versão em PDF dos slides no link abaixo:

  • [download id=”41″]

Conto com a ajuda de vocês para dar suas opiniões e ajudar a melhorar esta apresentação. Além disso, me coloco à disposição para palestrar sobre Geoprocessamento e suas tecnologias! 😀

Veja também estas outras apresentações preparadas por mim:

Enfim pessoal, espero que gostem do material. Deixem seu comentário.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

24 Comentários


  1. Olá Anderson,
    Na realidade tenho uma dúvida, caso você possa me ajudar. Adquiri recentemente um GPS da Garmin eTrex 30, porém não consigo descarregar os dados (trilhas, rotas, waypoints) no TrackMaker . O programa não reconhece o dispositivo (nenhuma porta foi detectada), apesar do computador reconhecer o garmim etrex 30 (E:). Aguardo respostas. obrigada.

    Responder

      1. No caso do meu computador ?. Sim, mas eu sou a administradora. Qual situação poderia ser além desta, preciso instalar algum driver extra para baixar os dados?. De qualquer forma agradeço a ajuda, obrigada.

        Responder

  2. Anderson, muito bom suas publicações, continue assim, entrei a pouco tempo na área de geografia, ainda estou em Licenciatura mas estou adorando, é tudo muto empolgante e geoprocessamento é algo que me interessa muito, portanto continue postando tudo o que tiver para todos nós…rsrsr…não pedindo de mais….e obrigada

    Responder

  3. Bom dia,

    Tm ealguma possibilidade de voce realizar alguma palestra ou curso aqui em Recife …

    Att.,

    Suze Santos

    Responder

    1. Tem sim Suze, basta o convite e conciliar com a minha agenda.
      Ano passado ministrei curso de MapServer para uma empresa de Recife e palestrei em um evento da UFPE.
      Abraço!

      Responder


  4. Oi Anderson… Adorei o material. Excelente. Simples e objetiva.

    Responder

  5. Ótima apresentação, simples, objetiva e muito esclarecedora. Parabéns!

    Responder

  6. Adorei, o material, bem objetivo e escrito de uma forma que todos entendem, vai me ajudar!

    Responder

  7. Você apresenta palestras em qualquer região do Brasil? Por exemplo, viria palestrar em um evento no Rio Grande do Sul?

    Responder

    1. Parabéns pelo material, muito bom!
      E obrigado por deixar disponível!
      Ah, se vier ao RS, avise o local que estarei presente!

      Responder

      1. Oi Daniel, tudo bem?
        Obrigado por seu comentário. Sempre irei informar aqui pelo blog sobre as possíveis futuras palestras, basta só os convites chegarem 😀
        Abraço!

        Responder

  8. Essa apresentação vai ser muito útil para mim. Muito legal da sua parte em disponibilizar um material de tão alta qualidade para nós. Obrigada mesmo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *