Os Mapas e as Guerras

Os Mapas e as Guerras

Desde 1914, quando ocorreu a primeira guerra mundial, mais de 100 milhões de pessoas perderam a vida em guerras. Mesmo estes números e suas implicações podem ser espacializados. Conheça agora um site onde são disponibilizados mapas históricos úteis para acompanhar as mudanças sociais e geográficas associadas a cada guerra ao longo da história.

MAPAS DE GUERRA

O site Maps of War pode ser uma interessante ferramenta de pesquisa para quem deseja estudar sobre a dinâmica das guerras e suas consequências na sociedade.

Canecas sobre Temas GeográficosUm dos destaques do site é um vídeo interessante que mostra um breve resumo do que os autores chamam de “marcha da democracia”.

Mapas e as Guerras

São 4.000 anos resumidos em 1 (um) minuto e meio. Para assistir esse vídeo, clique na imagem acima. Nos links abaixo acesse a inteira coleção de mapas:

GEOPROCESSAMENTO E AS GUERRAS

“O Geoprocessamento e o termo Guerra possuem uma enorme afinidade”. Essa citação foi extraído de um interessante artigo, publicado por Lucas de Melo Melgaço nos anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. A mesma publicação ainda comenta:

“O Sensoriamento Remoto, ou mais especificamente a Aerofotogrametria, também aparece com seus primeiros experimentos com câmeras a bordo de pipas, balões e até mesmo pombos já na Primeira Guerra Mundial, sendo que, na Segunda Guerra, esse instrumento já havia se aprimorado e se difundido ao ponto de ser alocado em aviões de guerra” MELGAÇO (2007)

Recomendo a leitura completa do artigo:

No artigo também é tratado como o Geoprocessamento pode ser uma interessante ferramenta no contexto da luta contra à violência.

GOOGLE EARTH E CIDADES DESTRUÍDAS NA GUERRA

Google Earth

Já publiquei em outro artigo sobre imagens do serviço do globo virtual do Google que comparam regiões da Europa em 1943 que mostram a devastação da Segunda Guerra Mundial.

Usando a ferramenta de imagens históricas, é possível fazer uma comparação do cenário de cidades como Lyon (França), Stuttgart (Alemanha) e Nápoles (Itália) depois de bombardeios com a situação atual. Veja mais detalhes em:

Indico que leia também as seguintes matérias:

Conto agora com os comentários de vocês sobre este tema de hoje. Pessoalmente, aguardo o tempo em que a seguinte profecia bíblica terá seu cumprimento:

“Não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerra”
– Isaías 2:4

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

5 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *