Geoprocessamento – GeoInteligência combatendo o Crime

Na última quinta-feira, 18 de novembro, tive a oportunidade de apresentar uma palestra para Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (APMCB), em João Pessoa. A unidade é responsável pela formação dos Oficiais da Polícia Militar.

Durante a apresentação procurei abordar conceitos básicos de Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas (SIG), passando pelas etapas de desenvolvimento de uma aplicação SIG direcionada a segurança pública, chegando a consideração das principais opções disponíveis (proprietárias e livres) para SIG, banco de dados geográficos e webmapping.

O tema da palestra foi Geoprocessamento – GeoInteligência combatendo o Crime

GEOINFORMAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA

Seguem abaixo os slides utilizados na palestra, que durou mais de 1 hora.

 

Agradeço mais uma vez à professora Andréa Giovana, que ministra a disciplina de Geoprocessamento aplicado ao mapeamento criminal, pelo convite, bem como a Major Vantânia, que fez questão de prestigiar o momento.

Conto com a ajuda de vocês para dar suas opiniões e ajudar a melhorar esta apresentação. Além disso, me coloco mais uma vez à disposição para palestrar sobre Geoprocessamento e suas tecnologias!

Você pode baixar a versão em PDF dos slides, clicando no link a seguir:Geoprocessamento – GeoInteligência combatendo o Crime

  • [download id=”44″]

Confira outras apresentações preparadas por mim acessando as postagens abaixo:

Enfim pessoal, espero que gostem do material. Deixem seu comentário!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

22 Comments on “Geoprocessamento – GeoInteligência combatendo o Crime”

  1. Sergio Oliveira disse:

    Boa tarde Anderson!!! Sou Guarda Municipal graduado em Geografia e introduzi um SIG na corporação. Estamos operando há cerca de 01 anos e gostaria de melhorar o conhecimento desse instrumento tão valioso. Algum curso específico em SIG pra Segurança Pública ou Criminalidade….enfim….obrigado!

    1. Olá Sergio, como vai?
      Não temos ainda cursos específicos para segurança pública, mas os princípios práticos de SIG nos cursos de QGIS podem atender sua demanda.
      Onde você mora? Está interessado em cursos online ou presenciais?
      Abraço!

      1. Olá Anderson, eu estou interessado nos cursos a distância. Como falo com vocÊ?

      2. Olá Anderson, eu estou interessado nos cursos a distância. Como falo com vocÊ?

  2. Amigo quiero decirle que me a sido de mucha ayuda los libros publicados en su pagina son de mucha utilidad para combatir el delito en colombia.
    me gustaria saber si tienes este libro traducido al español o portugues para seguir con mi aprendizaje y entrenamiento en sig para combatir el delito

    GIS Tutorial for Crime Analysis

    gracias por tu ayuda amigo

  3. Boa noite Anderson.

    Não estou conseguindo baixar os slides em PDF (Geoprocessamento – GeoInteligência combatendo o Crime). Você poderia enviar ao meu email?

    Obrigado pela atenção.

  4. Andréa Giovana disse:

    Nós é que agradecemos pela sua brilhante participação no nosso curso, Anderson! Parabéns por ela e por todo o seu empenho e competência.

  5. Jarbas Filho disse:

    Rumm!!! Entendido.
    Estou realizando algo parecido em Mossoró, e estou começando a trabalhar com dados reais… Ontem eu consegui alguns BOs e estava achando que tinha que fazer isso no próprio WebGIS, então jogo esses dados na ferramenta SIG e depois levo meus dados geográficos para o SIG não é? 🙂
    Muito legal.

    1. Isso mesmo. Faça a análise em um software de SIG de sua preferência e jogue o resultado no WebGIS.
      Mas é digno de nota que há também como implementar em sua aplicação webmapping uma ferramenta para análise espacial.
      Abraço!

  6. Jarbas Filho disse:

    Não tinha visto a primeira pergunta. 🙂 Você fez análise com dados reais em algum webgis?

    1. Jarbas, obrigado por seus comentários.
      Em geral, as análises principais são feitas no nível do SIG desktop mesmo, no WebGIS você disponibilizará os resultados destas análises para o usuário final visualizar o que lhe for de interesse.
      Entendeu? Qualquer dúvida, estamos a disposição.

  7. Jarbas Filho disse:

    Parabéns Anderson,
    sempre é muito bom quando utilizamos teclogia para tentar resolver algum problema, principalmente quando o tema é violência. Estou nessa também aqui no RN, vou precisar muito da sua ajuda para realizar a análise no SIG. 🙂
    Parabéns,

  8. Leandro Alves disse:

    Houve alguma demonstração prática durante a palestra?

    1. Sim Leandro. Como ao longo da disciplina já haviam sido apresentados cases de sucesso nesta área, ao considerar o nono slide apresentei uma aplicação demo, para dar aos alunos uma idéia de como funciona a integração SIG com um BDG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *