Geocodificação no QGIS: Plugins MMQGIS e GEOCODE

Geocodificação no QGIS

Você sabe o que é Geocodificação? A geocodificação de endereços nada mais é do que a associação de um par de coordenadas X e Y a um determinado endereço. Neste tutorial serão apresentados dois procedimentos para a geocodificação no QGIS, utilizando as ferramentas GeoCode e Reverse GeoCode do plugin GEOCODE e Geocode CSV with Google / OpenStreetMap do complemento MMQGIS.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), pelo UniBH. Atualmente é pesquisadora e consultora autônoma nas áreas de Geoprocessamento e análise ambiental. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria em SIG.

SIG E GEOCODIFICAÇÃO

Quando falamos em Geocodificação, inclusive em ambiente SIG, têm-se duas alternativas:

  1. Ter um banco de dados com as informações de endereços (tipo e nome do logradouro, número, bairro, cidade, estado, país), para que assim os endereços sejam localizados espacialmente de acordo com os critérios do software utilizado (Geocodificação);
  2. Saber a localização espacial da posição de um ponto e atribuir um endereço ao mesmo (Geocodificação Reversa).

Tenha em mente que a qualidade resultante da geocodificação feita com os plugins que iremos apresentar aqui não é 100% correta, uma vez que utilizam como parâmetro de localização o Google Maps (este não utilizada o padrão de endereços de todos os municípios do Brasil).

Sendo assim, é importante ter em vista que mesmo o procedimento sempre trazer uma localização ou endereço, deve-se considerar que a qualidade do resultado pode ser afetada tanto pela qualidade da base de dados de referência quanto pelos métodos de interpolação utilizados pela ferramenta.

Apesar desses possíveis problemas, as ferramentas atendem muito bem, uma vez que, em geral, sempre trarão um resultado. Tendo esse resultado, cabe ao usuário realizar outras verificações para confirmar a veracidade da informação resultante e realizar os ajustes, quando necessário.

O primeiro passo é instalar os plugins que serão utilizados. Para isso, abrir o QGIS e acesse o menu Complementos → Gerenciar e Instalar Complementos. Busque os complementos MMQGIS e GEOCODE e faça a instalação.

USO DO PLUGIN GEOCODE NO QGIS

Utilizando o plugin GEOCODE: identifica a localização espacial ou o endereço de um ponto espacialmente representado, apenas um de cada vez.

A projeção On the fly deve estar ativada (Projeto  Propriedades do Projeto  SRC Habilitar transformação SRC “on the fly” EPSG: 4326 – WGS 84).

Acesse o menu Complementos → GeoCode → GeoCode.

Geocodificação no software QGIS

Na janela que se abre, digitar o endereço. Neste caso, será digitado o endereço do Museu de Telecomunicações em Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 4001, Bairro Serra).

Geocodificação no QGIS: Plugin GEOCODE

Ao clicar em OK, uma nova janela é aberta com as opções de endereço encontradas pela ferramenta. Selecionar a opção correta e clicar em OK (clique na imagem para ampliar).

Geocodificação no QGIS - GEOCODELogo, o ponto aparecerá e o usuário deverá exportar para o formato desejado, uma vez que o ponto criado é uma layer temporária.

GeoCode: Geocodificação no QGIS

Para a geocodificação reversa, neste exemplo, será utilizado o ponto gerado acima (Museu de Telecomunicações).

O usuário deve adicionar o arquivo de ponto que se deseja identificar o endereço e em seguida clicar em Complementos → GeoCode → Reverse GeoCode. Logo, clicar no ponto e aguardar o retorno.

Geocodificação com o QGIS

COMPLEMENTO MMQGIS PARA GEOCODIFICAÇÃO

Utilizando o plugin MMQGIS: permite geocodificar vários endereços ao mesmo tempo através de uma planilha em formato CSV com a codificação UTF-8.

Neste exemplo, será utilizada uma planilha com os endereços de alguns Parques Municipais de Belo Horizonte (adaptado de http://gestaocompartilhada.pbh.gov.br/). Clique na imagem para ampliar a tabela.

Dados paraGeocodificação no QGISSe o usuário for utilizar o software Excel para a elaboração da planilha, deverá seguir alguns procedimentos, uma vez que ele não exporta arquivos codificados em UTF-8. Sendo assim, é necessário salvar a planilha com os dados de endereço em CSV, abrir no Bloco de Notas e salvar, alterando o nome, apontando a codificação UTF-8.

A planilha que será utilizada deve conter os seguintes campos: Endereço completo, Cidade, Estado, País.

Para iniciar o procedimento, clicar em MMQGIS → Geocode → Geocode CSV with Google / OpenStreetMap:

Geocodificação no QGIS: Plugin MMQGIS

Explicando os parâmetros que precisam ser informados na janela acima:

  • Input CSV File: inserir o arquivo CSV;
  • Address Field, State Field, City Fiel e Country Field: marcar a coluna correspondente para cada item;
  • Web Service: Google Maps (pode-se escolher também outros serviços online);
  • Output Shapefile: caminho e nome do arquivo novo que será criado;
  • Not Found Output List: caminho para arquivo CSV criado com os endereços que não foram geocodificados.

Após clicar em OK e a ferramenta rodará (dependendo da quantidade de pontos, pode demorar um pouco), os pontos serão gerados (layer temporária).

Na tabela de atributos é possível verificar o método utilizado para cada ponto a partir das duas novas colunas criadas: addrytyp (endereço da rua, rota, vizinhança, estação de ônibus…) e addrylocat (endereço: aproximado, centro geométrico, por interpolação…).

Geocodificação no QGIS: Plugins MMQGIS e GEOCODE

Agora cabe ao usuário, realizar as verificações pertinentes e trabalhar com os dados.

DOWNLOAD TUTORIAL SOBRE GEOCODIFICAÇÃO

O que achou deste tutorial duplo? Você pode fazer o download do tutorial, no formato PDF. Basta clicar no link abaixo:

Nos links abaixo você encontra mais conteúdo sobre o QGIS, inclusive alguns deles elaborados pela mesma autora deste tutorial.

Aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

9 Comentários


  1. Obrigada Anderson pelo post!
    Estou com alguns problemas para geocodificar meus endereços utilizando o MMQGIS.
    Já fiz e refiz a minha planilha, conferi no google maps se os endereços estão corretos e mesmo assim, ele localiza todos os pontos no mesmo local. Tenho uma planilha com muitos endereços e não sei mais o que fazer. Estou utilizando a versão 2.14.2 do QGIS
    De qualquer forma, obrigada.

    Responder

  2. Boa noite!
    Parabéns pelo excelente trabalho com o QGIS!
    Gostaria de saber se consigo geocodificar endereços de interseções de ruas.
    Como eles devem estar padronizados na tabela UF8?
    Grata,
    Manuela

    Responder

  3. Bom dia, tudo bem? Parabéns pelo artigo. Gostaria de saber se o plug-in retorna a precisão ou acurácia do ponto geocodificado. Obrigado!

    Responder

  4. Montei uma planilha de teste com 2 endereços de Campinas. Os 2 endereços aparecem no mesmo local no centro de Campinas. Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

    Responder

  5. Olá Anderson, muito bom o post e bem explicativo!
    Você saberia me dizer se eu consigo uma tabela de atributos com os valores de LAT e LONG? Usando o MMQGIS ele não fornece o valor só a localização no mapa.

    Obrigada!

    Responder

  6. Ótimo post!!! Muito obrigado!
    A ferramenta QGIS é gratuita? Se sim, a geocodificação em lotes está disponível para todas as versões?

    Obrigado!!!

    Daniel

    Responder

    1. Oi Daniel, tudo bem?
      Sim, o QGIS é gratuito e essas ferramentas apresentadas no tutorial estão disponíveis em todas as versões recentes do programa através de plugins que também são gratuitos.
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *