Como Obter as Coordenadas de Pontos no QGIS

Extração de Coordenadas de Pontos no QGIS

Em um outro tutorial sobre o QGIS de nosso site ensinamos como você pode transformar uma lista de coordenadas em uma camada pontual. Agora vamos ensinar o processo inverso, ou seja, como descobrir ou extrair os valores das coordenadas para feições cuja geometria é do tipo ponto.

EXTRAÇÃO DE COORDENADAS USANDO QGIS

Imagine a seguinte situação: Sobre o mapa da divisão municipal de São Paulo temos uma camada contendo 10 (dez) pontos que representam unidades de uma rede de lojas.

Dados pontuais no QGIS

No momento, na tabela de atributos há apenas a informação dos nomes de cada uma das lojas (LOJA A, LOJA B, … LOJA I). Nossa intenção é criar mais duas colunas onde serão armazenadas os pares de coordenadas (x, y).

Curso de Uso Avançado do QGISPara começarmos o processo é necessário colocar a camada pontual em modo de edição. Para isso, clique no ícone em forma de lápis mostrado na imagem abaixo ou usando o botão direito do mouse sobre o nome da camada, escolha a opção “Alternar Edição”.

Tados Tabulares no QGIS

Com a camada pronta para edição, clique no ícone da Calculadora de Campos, como destacado na imagem a seguir.

Calculadora de Campos no QGIS

A janela mostrada a seguir é a Calculadora de Campos (Field Calculator) serve para criarmos e atualizarmos de forma automatizada o conteúdo de nossa tabela de atributos.

Para este exemplo, usaremos a opção de Criar um novo campo.

QGIS: Calculadora de Campos

É necessário criar uma coluna por vez. Vamos começar com a coluna que daremos o nome de X. Neste caso, onde nossos dados estão usando um sistema de coordenadas em grau decimal, o tipo do campo criado será decimal/real, como mostrado na imagem.

Neste exercício colocamos os valores 6 para a largura e 3 para precisão. Vale lembrar que largura é o número total de dígitos numéricos que podem ser inseridos na coluna e precisão e o número de casas decimais.

Para preencher a opção em Expressão o usuário pode digitar manualmente $x ou então dar um duplo clique na função correspondente localizada no grupo chamado Geometria (veja a imagem a seguir).

QGIS: Uso da Calculadora de Campos para Extração de Coordenadas

Repita o mesmo procedimento para criar a coluna Y (pode usar os mesmos valores de largura e precisão neste caso). A única diferença é que a função usada na expressão será $y.

Na imagem a seguir podemos ver os dados geográficos e sua tabela de atributos já com as edições realizadas. Não esqueça de gravar as alterações quando tirar a camada do modo de edição.

Como Obter as Coordenadas de Pontos no QGIS

O que achou deste tutorial? Aguardamos seus comentários sobre ele, bem como sugestões de temas para futuras matérias.

ARTIGOS, DICAS E TUTORIAIS SOBRE QGIS

Em nosso site temos muito conteúdo sobre o QGIS, suas ferramentas e aplicações práticas. Listamos abaixo apenas 5 dos links mais acessados sobre este tema:

Logo publicaremos outros materiais sobre este programa tão robusto para SIG.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

16 Comentários


  1. Olá, existe alguma possibilidade de eu conseguir exportar em outro sistema de referência? Resumindo…precisava de uma tabela de atributos com as coordenadas dos pontos em Lat Long e UTM ao mesmo tempo… e caso eu movesse os pontos, ambas as coordenadas atualizassem…é possível?

    Responder

  2. Anderson, bom dia.

    Tenho interesse em fazer o curso. Quando inicia nova turma?

    Obrigada.

    Responder

  3. Olá Anderson…

    Sou um profissional de logistica e estou interessado em fazer o curso do Qgis. Neste programa consigo colocar numeros e indicadores por região e mostrá-los no mapa ?

    Obrigado
    Devair

    Responder

  4. Anderson Medeiros, Boa Noite
    Eu te conheço do Forum Geoincra e Topografia Geral
    Eu sou credenciado no INCRA para georreferenciamento de Imóveis Rurais e agora quero fazer processos para o CAR-Cadastro Ambiental Rural para Reserva Legal.
    Eu não sei nada de Quantum GIS, apenas baixei o software.
    Se eu fizer o curso online eu consigo pegar?
    Agradeço sua orientação

    Otacilio
    Fartura/SP

    Responder

    1. Olá Otacilio, como vai?
      Em nosso curso indicado aqui não vemos os processos específicos de CAR.
      O curso dá uma introdução ao programa para quem nunca trabalhou com ele.
      Nesta turma, todas as vagas estão preenchidas.
      Abraço!

      Responder

  5. Ainda é possível fazer a inscrição?
    E quanto a forma de pagamento, é parcelável?

    Responder

    1. Bruna, como vai?
      As vagas foram todas preenchidas para esta turma. O pagamento de nossos cursos está disponível em várias formas diferentes.
      Abraço!

      Responder

  6. Boa tarde, Anderson!
    Gostaria de saber qual SIG(free) é mais adequado para fazer um geoprocessamento de uma cidade, utilizando inserção e filtro no banco de dados único em rede, georreferenciamento de imagens de alta resolução e demais? Estou muito interessado em fazer o curso e queria saber se vai dar base pra fazer este serviço?
    Obrigado!

    Responder

  7. olá Anderson, esse software Quantum gis é possivel fazer MAPA DE SITUAÇÃO, aqueles usados em plantas topográficas. e estou procurando um programa para mim fazer isso, pois eu tenho o perimetro da área. case esse programa nào seja possivel fazer isso, qual o programa que voce me recomenda?
    at, Rodinei

    Responder

  8. Boa Noite Anderson!!
    Anderson Gostaria de saber, se este curso, vai me dar condições aprender a configurar o programe e usar suas ferramentas para elaborar croquis mapas.

    Atenciosamente

    marcos Antônio
    Jaguaré-es

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *