Apostila: Elaboração de Mapas Temáticos no QGIS

Apostila: Elaboração de Mapas Temáticos no QGIS

Já está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) a nova versão da apostila utilizada no treinamento dos técnicos da autarquia na elaboração de mapas temáticos com o Quantum GIS (QGIS). Veja nessa postagem como fazer o download.

O QUANTUM GIS NO INCRA

Elaboração de Mapas Temáticos no QGIS

No ano de 2011 os próprios técnicos do INCRA promoveram o treinamento de cerca de 440 servidores na utilização do QGIS para produção das peças técnicas utilizadas nos processos de desapropriação e desenvolvimento dos assentamentos.

Os peritos Alexandre Barberi, Hélder Gramacho dos Santos, Israel Ely de Almeida Oliveira do INCRA da Bahia e a analista em reforma e desenvolvimento agrário Marília Ferreira Gomes, do INCRA de Minas Gerais elaboraram uma completa apostila de 155 páginas que está disponível para download gratuito.

Foi dessa forma que o QGIS se consolidou como o software oficial da divisão de Obtenção de Terras e já há interesse de outros setores desta autarquia para a adoção deste programa.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasÉ com certeza muito bom saber que a tecnologia open source GIS está ganhando cada vez mais espaço no Governo.

ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS NO QUANTUM GIS

A apostila vai bem além do conteúdo resumido em seu título (elaboração de mapas temáticos no QGIS). Explica desde o processo de instalação do programa e de seus complementos, realização de consultas espaciais, criação de edição de camadas, tratamento de imagens de satélite, reclassificação de imagens SRTM, uso do compositor de impressão e muito mais.

Apostila: Elaboração de Mapas Temáticos no QGIS

Para fazer o download do arquivo acesse a página disponível no link a seguir:




O trabalho foi licenciado pela licença Creative Coomons e concede o direito de reproduzir, distribuir e transmitir o trabalho, desde que atendidas as condições descritas na página três da apostila.

Pessoalmente gostei bastante da lista de funções da calculadora de campos (pág. 151) e do tutorial sobre geração de mapas de uso de solo.

APOSTILAS E TUTORIAIS SOBRE QGIS

Nos links abaixo você encontrará dicas de onde obter mais materias em vários idiomas sobre a utilização do Quantum GIS.Apostila: Elaboração de Mapas Temáticos no QGIS

O que acharam da apostila? De alta qualidade, não é verdade? Conhecem mais algum material (em português ou não) sobre o Quantum GIS e que ainda não foi divulgado aqui no blog? Deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

41 Comments on “Apostila: Elaboração de Mapas Temáticos no QGIS”

  1. Caio Sérgio disse:

    Por favor …

    Alguém sabe onde onde consigo o MATERIAL DO TREINAMENTO (arquivos do CD) ?????

  2. como faço para criar poligonos com angulos pré definidos por mim. onde o cursos “trava” na direção do angulo que escolhi? eu conhecia a ferramenta, mas troquei de maquina e não mas encontrar. Aquela de azimute e distâncias da topografia é pouco prática….

  3. Edson Maués disse:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber se é possível fazer com QGis mapas de fluxos de linhas. Por exemplo: um mapa que demonstre os fluxos de importação e exportação dos portos brasileiros. Caso sim, como seria possível?

  4. Oi Anderson,
    gostei desse material do QGIS, trabalho com outro programa na elaboração de CAR. Porém quero migrar para o QGIS. Fiz um projeto no mesmo mais quando entro no sistema do IDAF para importar os arquivos, o sistema não reconhece nenhum arquivo. Qual pode ser o erro?
    Desde já, obrigado.

  5. José Wilson Cibotto disse:

    Olá Anderson, estou precisando importar os dados do Qgis para o CAR. O problema é que a imagem não aparece sobre o imóvel. Detalhe: no Qgis ela aparece sobre o imóvel perfeita. Me de uma luz!!! Obrigado.

    1. Wilson, como vai?
      Seu shapefile está “fechado” ou é apenas uma linha aberta que parece um polígono?
      Abraço!

  6. Carlos Henrique disse:

    Olá anderson, converti os arquivos dwg para shp. mas quando vou inseri-los no CAR, o arquivo nao carrega, diz que nao é um arquivo válido.zip. Como procedo? estou tentando converter o mapa inteiro com o formato e tudo.

    1. Fabiano Sousa disse:

      vc deve estar compactando como “.rar” sendo que o CAR so aceita o “.zip”

  7. Caro Anderson:
    Gostei do anúncio da quinta edição da apostila do Quantum GIS pelo INCRA. Todavia, ela não pode ser utilizada em todo seu potencial se não se dispor dos “dados do CD” citados e requeridos na apostila e que são usados para os exercícios.
    Saberias por favor informar se e como pode-se obter esses dados?
    Obrigado,
    Elvio

    1. Épossível obter os dados para usar a apostila?

  8. Prezado Anderson,

    Estou tentando importar arquivos em sharpfile para o CAR, porém se êxito. Através o QGIS eu converto um planta de DXF para arquivo .shp, depois não sei trabalhar no programa, preciso inserir pontos de coordenada para amarração e não consigo.

    Att.

    Wilson

  9. Fernando Bertin disse:

    Olá tudo bem ??
    Gostaria de usar o QGIS 1.8 que eu tenho para a criação e manipulação de mapas de produtividades e recomendações de aplicação de Calcario, adubos etc… Peguei uma mapa Shape todo colorido com as quantidades certas dividas em cores com as dosagens certas mas quando abri no QGIS ele abriu sem as cores e so abriu o mapa todo quadriculado, PQ ??? Sou Agronomo e quero usar o QGIS nesse aspecto criação e manipulaçao de mapas de aplicação de produtos.
    Se possivel queria um tutorial nessa area, Muito obrigado

  10. adrielle dias disse:

    oi Anderson Medeiros,estou tentando gerar um mapa no quantumgis para inserir um car,na qual estou tendo muitas dificuldades,pois quando eu jogo as cordenadas no quantumgis aparece uma mensagem que diz” A camada não é uma camada valida,não pode ser adicionada ao mapa” por favor me explique o que pode ser isso..aguardo respostas.

    Att Adrielle Dias…

    1. Adrielle,
      Seus dados estão configurados adequadamente? Poderia me enviar para analise? Mande para anderson[@]clickgeo.com.br (sem colhetes).

  11. Dogulas Dias disse:

    Olá Anderson

    Estou fazendo um mapa temático no QGis e preciso plotar alguns pontos de GPS no mesmo,no entanto não estou conseguindo. Sigo exatamente os passos de uma apostila que baixei na net: vetor – GPS – ferramentes de GPS – descarregar do GPS.
    Quando clico em Ok aparece uma mensagem dizendo que o waypoint não é uma camada válida e não pode ser adicionada ao mapa. Tentei outra forma, baixei os pontos no mapsource e depois converti o arquivo em shapefile, mas quando adiciono este arquivo no QGis, os pontos não aparecem no mapa.
    O que devo fazer?

    Obrigado.

    1. Odécio Lima de Oliveira disse:

      Na verdade eu também estou com essa dúvida. Imaginei que alí estaria a resposta eu também estou interessado na resposta, desculpa.

  12. Daiana Aparecida Correa disse:

    Olá Anderson, na verdade preciso fazer algo bem simples. Um mapa com os limites municipais de uma aglomeração urbana.
    Eu não tenho nenhum conhecimento de SIG, porém essa apostila parece ser bem esclarecedora.

    O que eu acho estranho é que na parte de repositórios não existe a opção adicionar grupo terceiro de repositório.

    Só se é por causa da versão ser 1.8…

    1. Daiana Aparecida Correa disse:

      Estou tentando fazer as configurações corretamente para evitar problemas…

  13. Estou precisando de ajuda. Quando importo um imagem de satélite no qgiz e uma camada shapes do poligono de um imóvel rural, não consigo visualizar sobre a imagem de satelite. Já coloquei as duas camadas nas mesmas zonas e datum iguais, porem mesmo assim não consigo visualizar, o que devo fazer para resolver esse meu problema.

    1. William, como você conseguiu solucionar seu problema? Estou enfrentando problema semelhante.

  14. Lucas Alexandre disse:

    Boa tarde a todos!

    Novamente uma ótima postagem do Anderson, com excelentes materiais de apoio.

    Abraço.

  15. Leandro Oliveira disse:

    Ola !! Há alguma apostila utilizando algum software para processamento de imagens ASTER !?!

    Valeu !!
    Sdç !!

  16. Oi Anderson.

    Você sabe ou tem alguma dica para dar sobre análise multicriterial no QGIS, no ArcGis é um procedimento relativamente fácil…
    Cm realizo no QGIS?

    Parabéns pelo material que possui e obrigada por disponibilizar.

      1. Desejo realizar dentro de um trabalho, um estudo de viabilidade ambiental para instalação de obras costeiras.

        Com base em critérios e análise espacial ja utilizados para o licenciamento ambiental das mesmas.

        A análise destes critérios para instalação ja foi feita em arcgis.
        Mas gostaria de migrar pro quantum e saber se isso ja foi feito utilizando esse SIG, se é possível.

        Obrigada

  17. marcos paulo disse:

    anderson, pessoal bom dia. anderson como vai? estamos engatinhando nossos passos no mundo do geoprocessamento e nosso início é por este blog. acabamos de baixar a apostila do incra e pergunto: como obter o material referente aos exercícios?
    caso não seja possível, você poderia indicar onde posso encontrar material para que possamos exercitar?
    grande abraço. parabéns pela iniciativa e vida longa ao blog…!!!

      1. marcos paulo disse:

        boa noite anderson. agradecemos sua atenção e dica. valeu mesmo…!!!
        até outra postagem.

  18. olá, alguém poderia me informar onde consigo shapes do brasil e das regio~es metropolitanas do Brasil?

    1. Leonardo, você pode pegar esses dados no site do IBGE. Pesquise usando a ferramenta de busca na barra lateral e você encontrará aqui mesmo no blog sites de onde se pode baixar shapefiles diversos.
      Abraço!

  19. Leonardo Reis disse:

    Realmente muito bom.

    Mostrando no estilo passo-a-passo varias etapas ateh alcancar um produto final bem formatado.

  20. Eng. Marcelus Oliveira disse:

    Olá Anderson,
    Muito bom este material do QGIS, estou elaborando um material para desenvolvimento de um curso de QGIS, é estou utilizando alguns materiais seu é de outros colaboradores que desenvolvem em ferramentas livres. Gostaria de saber se você pode pronunciar algo nos capítulos em que eu pegeui de base no seu blog? . Desde já agradeço

    1. Anderson Medeiros disse:

      Olá Marcelus, tudo bem?
      O que você quer dizer exatamente com “pronunciar algo nos capítulos em que eu peguei de base no seu blog?”?
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *