Manual de Edição e Análise Espacial com ArcGIS

Manual de Edição e Análise Espacial com ArcGIS

Estão disponíveis para download gratuito os dois volumes de uma série de materiais que ensinam desde a teoria até a prática sobre consulta, edição e análise espacial com o software ArcGIS. Veja mais detalhes sobre estas publicações.

ARCGIS: CONSULTA, EDIÇÃO E ANÁLISE ESPACIAL

O título deste conjunto de materiais é Consulta, Edição e Análise Espacial com ArcGIS. Embora o conteúdo foi montado sob a plataforma em sua versão 9.2, estas publicações podem ser muito úteis para quem trabalha com SIG.

Os autores das obras são  Virginia Behm e por José Luis Vicente González. Eles elaboraram os manuais para o Conselho de Meio Ambiente de um órgão da Espanha, que é o proprietário dos manuais e dos dados disponibilizados para os exercícios.

Manual de Consulta, Edição e Análise Espacial com ArcGIS - Teoria

O primeiro volume corresponde aos aspectos teóricos, onde são apresentados os aspectos clássicos da interface do ArcMap, a representação de dados, simbologia, consultas, etc.

Neste primeiro volume também são apresentados conceitos sobre edição, georreferenciamento e topologia. O uso do Model Builder é destacado.

EXERCÍCIOS PRÁTICOS COM ARCGIS

O segundo volume da coleção apresenta uma série de exercícios que podem ser realizados em paralelo ao estudo da teoria.

Alguns dos tópicos listados são: Seleção por localização, seleção por critério de distância, criação de hiperlink, métodos de classificação de dados, simbologia personalizada, entre muitos outros.

Manual de Consulta, Edição e Análise Espacial com ArcGIS - Exercícios Práticos

A última parte da publicação faz uma extensa consideração sobre Análise Espacial usando o Model Buider. Realmente são documentos que merecem sua consideração.

DOWNLOAD DE MANUAIS E DADOS PARA ARCGIS

O primeiro volume (teoria) desta série tem 120 páginas, o segundo (prática) tem 311. Para fazer o download destes materiais e dos dados utilizados nos exemplos, use os links disponíveis a seguir:

Aguardamos seus comentários sobre esta dica que visa o aprendizado no contexto deste robusto software de SIG. Não deixe de ver também as seguintes dicas adicionais:

Vale lembrar que a fonte original desta dica é o artigo “Nuevos Manuales de ArcGIS“, disponível no site do Gabriel Ortiz.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 975 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

3 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*