Manual de Edição e Análise Espacial com ArcGIS

Manual de Edição e Análise Espacial com ArcGIS

Estão disponíveis para download gratuito os dois volumes de uma série de materiais que ensinam desde a teoria até a prática sobre consulta, edição e análise espacial com o software ArcGIS. Veja mais detalhes sobre estas publicações.

ARCGIS: CONSULTA, EDIÇÃO E ANÁLISE ESPACIAL

O título deste conjunto de materiais é Consulta, Edição e Análise Espacial com ArcGIS. Embora o conteúdo foi montado sob a plataforma em sua versão 9.2, estas publicações podem ser muito úteis para quem trabalha com SIG.

Os autores das obras são  Virginia Behm e por José Luis Vicente González. Eles elaboraram os manuais para o Conselho de Meio Ambiente de um órgão da Espanha, que é o proprietário dos manuais e dos dados disponibilizados para os exercícios.

Manual de Consulta, Edição e Análise Espacial com ArcGIS - Teoria

O primeiro volume corresponde aos aspectos teóricos, onde são apresentados os aspectos clássicos da interface do ArcMap, a representação de dados, simbologia, consultas, etc.

Neste primeiro volume também são apresentados conceitos sobre edição, georreferenciamento e topologia. O uso do Model Builder é destacado.

EXERCÍCIOS PRÁTICOS COM ARCGIS

O segundo volume da coleção apresenta uma série de exercícios que podem ser realizados em paralelo ao estudo da teoria.

Alguns dos tópicos listados são: Seleção por localização, seleção por critério de distância, criação de hiperlink, métodos de classificação de dados, simbologia personalizada, entre muitos outros.

Manual de Consulta, Edição e Análise Espacial com ArcGIS - Exercícios Práticos

A última parte da publicação faz uma extensa consideração sobre Análise Espacial usando o Model Buider. Realmente são documentos que merecem sua consideração.

DOWNLOAD DE MANUAIS E DADOS PARA ARCGIS

O primeiro volume (teoria) desta série tem 120 páginas, o segundo (prática) tem 311. Para fazer o download destes materiais e dos dados utilizados nos exemplos, use os links disponíveis a seguir:

Aguardamos seus comentários sobre esta dica que visa o aprendizado no contexto deste robusto software de SIG. Não deixe de ver também as seguintes dicas adicionais:

Vale lembrar que a fonte original desta dica é o artigo “Nuevos Manuales de ArcGIS“, disponível no site do Gabriel Ortiz.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *