Como Criar Usuários no PostgreSQL

Quando se trabalha com banco de dados, convencionais ou geográficos, em ambiente corporativo, é muito comum a necessidade da criação de diversos usuários com diferentes permissões ou privilégios em relação à base de dados.

Este tutorial visa começar a clarificar um assunto que com certeza gera dúvidas na mente dos iniciantes do PostgreSQL: A criação de novos usuários.

COMANDO CREATE USER

O comando SQL que permite a criação de usuários é o CREATE USER. A definição das respectivas permissões é feita na realização de seu cadastramento. Conforme veremos o processo é consideravelmente simples.

Por exemplo, a declaração abaixo, quando executada cria um usuário chamado ‘usro1’ com permissão de login e sem senha (que é a opção padrão).

CREATE USER usro1;

Já no caso abaixo é criado um usuário com senha (que neste caso é composta pela irônica sequência de caracteres ‘senhasegura’). Um detalhe é que a cláusula WITH é facultativa, mas sua omissão fará com que a senha seja criptografada.

CREATE USER usro1 WITH PASSWORD senhasegura‘;

Também é possível criar um usuário temporário, por assim dizer, no sentido de que só lhe será permitido acesso até um certo prazo limite, uma data por exemplo. Veja como fazer:

CREATE USER usro1 VALID UNTIL 02/27/2012‘;

A maneira mais simples para se saber se o usuário foi devidamente gerado é se conectar a base de dados logando com o novo usuário.

Cursos Online

Claro que existem outras possibilidades a ser levadas em conta durante a criação de usuários de um banco de dados, mas deixaremos para abordá-las em um futuro tutorial.

Por hora, quais são suas dúvidas sobre o que foi explicado na matéria de hoje? Deixe suas observações ou perguntas nos comentários, eles serão importantes para construção da sequência deste “documentação” em português.

Aproveite também para ler mais sobre o PostgreSQL:

Sigam nosso perfil (@ClickGeo) no Twitter e fique por dentro de muitas novidades sobre o mundo do Geoprocessamento.

4 Comentários


  1. Muito bom esse post Anderson!
    Estou iniciando meus trabalhos no PostgreSQL e tenho uma dúvida de como faço para importar tabelas já confeccionadas no Excel?
    Desde já agradeço pela atenção!
    Forte abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *