4 Anos de Portal ClickGeo!

Sim, há exatamente 4 anos, em 30 de janeiro de 2008, criei o Portal ClickGeo [www.clickgeo.com.br]. O objetivo do site desde aquela ocasião continua sendo o mesmo: Divulgar informações práticas sobre uso de ferramentas livres e/ou gratuitas para Geoprocessamento, principalmente para os que estão ingressando na área. Com certeza, tenho muito o que agradecer a todos vocês, leitores, pois os elogios, sugestões, comentários, indicações e assim por diante, nos motivam a continuar com o trabalho.

Sinceramente fico muito surpreso e alegre ao ver o rumo e a importância do ClickGeo e deste blog na comunidade da área de Geotecnologias no Brasil. A média de visitas por mês (aqui no blog) já ultrapassa a marca de 10.000. Não é apenas o número de acessos que aumenta, mas também a interação com nossos leitores.

Aproveito a oportunidade para pedir desculpas pelas muitas ocasiões em que demoro para responder alguns e-mails com dúvidas.

NOVO LAYOUT DO BLOG

Semana passada trocamos o layout e a organização das várias seções e páginas estáticas do blog. O que vocês acharam? Consideram mais funcional e atraente ou preferem o antigo? Para ajudar na comparação deixo um screen shot dos dois temas.

Layout Antigo do Blog

Layout Antigo do Blog

 Novo Layout do Blog

 Novo Layout do Blog

Fiquem à vontade para deixar suas opiniões nos comentários!

SOBRE QUAIS ASSUNTOS QUEREM LER?

O que vocês tem achado também do conteúdo publicado? Sobre quais temas gostariam de ler mais? Que software mais lhes interessa (gvSIG, QGIS, TerraView, Kosmo, MapServer, PostGIS, i3Geo, etc)?

Querem mais tutoriais, artigos sobre aspectos conceituais (SIG, banco de dados, sensoriamento remoto, webmapping…), divulgação de links e materiais para download sobre Geotecnologias ou, outra querem outro foco?

CLICKGEO NAS REDES SOCIAIS

Convidamos vocês a se manter ainda mais informados por acompanhar também as publicações e dicas dadas através das redes sociais:

Estou preparando algumas novidades para vocês, que incluem um novo site para o Portal ClickGeo, na plataforma wordpress.org. Aqui no blog irei ampliar os recursos disponíveis. Aguardem!

Recentemente assumi o cargo de Coordenador de Geoprocessamento da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado do Pará (SEICOM/PA). Tudo relacionado com Geotecnologias é feito com softwares livres, em todas as etapas. Depois comento mais detalhes com vocês sobre isso.

Por hoje, vou ficando por aqui. Um abraço e até a próxima postagem! Deixe seu comentário sobre o Portal ClickGeo!

Siga nosso Twitter [@ClickGeo] e curta nossa página oficial no Facebook [PortalClickGeo] Assim você estará sempre atualizado sobre o universo das Geotecnologias!

18 Comentários


  1. Como já te disse anteriormente, seu blog foi o que me inspirou a entrar na blogosfera e por isso tem um papel fundamental na minha formação. Principalmente na hora de desenvolver o sig pra educação em um dos meu trabalhos de conclusão de curso com o Alov. Toda a parte técnica aprendi com os tutoriais disponíveis no ClickGeo e no blog. Parabéns pelo 4 anos! Grande abraço!

    Responder

    1. Olá Murilo,
      É realmente gratificante saber que meu trabalho tenha tido tamanha influência em sua formação profissional. Todos sempre teremos muito o que aprender. Obrigado por seu comentário. Abraço.

      Responder


  2. Claro que não poderia deixar esta data importante passar em branco. Chego meio atrasado mas a correria da revista preencheu meu tempo quase que integralmente.
    Não palavras melhores do que lhe desejar parabéns pelo sucesso e conteúdo. Ah, o novo layout ficou show. Abração.

    Responder

  3. Caro Anderson!!
    Parabéns pelo aniversário do blog!
    Desejando que o Portal ClickGeo continue com mais sucessos,
    Sabe seu portal tem dicas e tutoriais muito bons e nos auxilia muito
    nossas dúvidas como usuarios destes software livres .

    Creio que seria interessante que você continue postando alguns tutoriais
    dos softwares GRASS, ILWIS, EDUSPRING, SPRING, entre outros e dando continuidade á Série “Quebrando tabus: software livre também faz!”.

    Aguardando por mais novidades do blog!

    Forte abraço e felicidades.!

    Responder

  4. Sou testemunha: foram quatro anos de muita dedicação, muito trabalho e grandes desafios. Durante esse período, você mudou o blog e o estado civil também! Parabéns pelo sucesso, Anderson! No aguardo por mais novidades do blog!

    Responder

  5. Lembro do dia em que conversávamos sobre a criação desse primeiro tutorial.
    Felicidades Anderson muito grato por suas ajudas

    Responder

  6. Parabéns Anderson,
    seus alicerces cada vez mais firmes.
    Seu blog abriga uma ferramenta inestimável para aqueles que, num mundo cada vez mais individualista, encontram uma luz para amenizarem seus problemas.

    Como sugestão, creio que seria interessante que tu republicasse, apenas a título de história ou curiosidade, o teu primeiro editorial. Aquele que inaugurou o clickgeo.

    Abraço e felicidades.

    Responder

    1. Olá Sívori, é sempre bom contar com suas visitas e comentários! Agradeço pelo elogio.
      Sobre meu primeiro tutorial:
      O título foi: “Alterar o Sistema de Referência Espacial no Kosmo 1.1”. Ele está disponível na versão PDF em:
      http://www.clickgeo.com.br/AlterarSistRefEspKosmo1.1.pdf
      A postagem de apresentação do blog pode ser encontrada em:
      http://andersonmedeiros.wordpress.com/2009/04/30/geotecnologias-com-software-livre/
      Forte abraço!

      Responder

  7. Parabéns por mais um aniversário!
    Espero que venham muitos ainda pela frente, pois o site é muito
    bom e nos auxilia muito nas horas de dúvidas.
    Abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *