3 E-books sobre Geoprocessamento em Saúde

3 Livros Digitais sobre Geoprocessamento em Saúde

Saúde é um assunto que sempre é do interesse de todos nós. Diante disso é muito bom saber que o Geoprocessamento possui um grande leque de aplicações nesta área. Nesta matéria você descobrirá como fazer o download de 3 (três) livros digitais gratuitos sobre Geoprocessamento em Saúde.

GEOTECNOLOGIAS E SAÚDE

O programa capacitação e atualização em abordagens do espaço em análises de saúde pública, da Fundação Oswaldo Cruz, desenvolveu uma série de livros Capacitação e Atualização em Geoprocessamento em Saúde, em três volumes, que reúnem textos com exemplos e exercícios dirigidos à prática de VS através da análise espacial e Geoprocessamento.

ABORDAGENS ESPACIAIS NA SAÚDE PÚBLICA

Este primeiro livro (Abordagens espaciais na saúde pública), publicado em 2006, tem 124 páginas. Os organizadores foram Simone M. Santos e Christovam Barcellos.

E-book: Abordagens espaciais na saúde pública

Os tópicos abordados nos capítulos incluem a representação dos processos espaciais em mapas, análise de dados espaciais, linguagem cartográfica e mapeamento de fluxos. Clique no link a seguir para fazer o download:

SIG E ANÁLISE ESPACIAL NA SAÚDE PÚBLICA

Este segundo livro (Sistemas de Informações Geográficas e análise espacial na saúde pública), foi publicado no ano seguinte, e é um pouco mais extenso (152 páginas). Este volume foi organizado por Simone M. Santos e Reinaldo Souza-Santos.

E-book: Sistemas de Informações Geográficas e análise espacial na saúde pública

Ao ler os capítulos você encontrará informações sobre arquiteturas de SIG e análise descritiva neste tipo de ambiente. Há também explicações claras sobre operações entre camadas de informação geográfica, incluindo imagens de satélite. Faça o download:

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA ESPACIAL PARA SAÚDE

Introdução à Estatística Espacial para Saúde Pública é o título do terceiro volume da série (124 páginas), publicado também em 2007. Foi organizado por Simone M. Santos e Wayner V. Souza.

E-book: Introdução à Estatística Espacial para Saúde Pública

Entre os conceitos destacados neste livro estão o de dependência espacial, estacionariedade, análise exploratória de dados espaciais e aglomerados hierárquicos. Há também um interassante tópico sobre a estimativa de Kernel.

DICAS EXTRAS DE LEITURA

Vale lembrar que já foi publicado aqui um post sobre um outro e-book com o tema Conceitos básicos de Sistemas de Informação Geográfica e Cartografia aplicados à Saúde.

Ou seja, um título que está intimamente relacionado com os destes três que estão sendo divulgados na matéria de hoje. Veja ele e outras dicas relacionadas nos links abaixo:

E você? Tem alguma sugestão de dica de leitura para divulgarmos? O que achou destes livros digitais sobre Geotecnologias na saúde? Deixem sua opiniões nos comentários!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

17 Comentários


  1. Olá Anderson, muito obrigada pelo material e pelas dicas preciosas de GIS, mas o segundo livro não está mais disponível, existe alguma outra opção de download.

    Responder

  2. Olha tenho aprendido muito com este grande homem continua assim Anderson Medeiros

    Responder

  3. O seu trabalho de divulgação da ferramenta Geoprocessamento é ótimo, continue, obrigado.

    Responder

  4. Anderson, vc sempre com novidades e sintetizando preciosidades para todos que trabalham com SIG. Foi uma ótima dica e está me ajudando bastante em meu trabalho. Abçs.

    Responder

  5. ANDERSON, VC SEMPRE COM AS NOVEDADES, PARABENS PELAS DICAS QUE VEM PUBLICANDO QUE É MUITO UTIL PARA A COMUNIDADE EM GERAL.

    MAIS GOSTARIA ME POSSA INDICAR ONDE POSSO BAIXAR AS VERSOES PORTABLES DOS SOFTWARE LIVRES KOSMO E QGIS.
    FICAREI GRATA COM SUA AJUDA, ATÉ A PROSSIMA.

    Responder


  6. Anderson, parabéns pelas suas postagens. Sempre são fonte de conhecimento a atualização para mim e são sempre de muita qualidade. Um grande obrigado e parabéns! Um abraço!

    Responder

  7. Boa dica Anderson.
    Prá quem é da área da saúde é um prato cheio.
    Prá quem quer exercitar, haja tempo, pelo volume de material.
    Abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *