3 E-books sobre Geoprocessamento em Saúde

3 Livros Digitais sobre Geoprocessamento em Saúde

Saúde é um assunto que sempre é do interesse de todos nós. Diante disso é muito bom saber que o Geoprocessamento possui um grande leque de aplicações nesta área. Nesta matéria você descobrirá como fazer o download de 3 (três) livros digitais gratuitos sobre Geoprocessamento em Saúde.

GEOTECNOLOGIAS E SAÚDE

O programa capacitação e atualização em abordagens do espaço em análises de saúde pública, da Fundação Oswaldo Cruz, desenvolveu uma série de livros Capacitação e Atualização em Geoprocessamento em Saúde, em três volumes, que reúnem textos com exemplos e exercícios dirigidos à prática de VS através da análise espacial e Geoprocessamento.

ABORDAGENS ESPACIAIS NA SAÚDE PÚBLICA

Este primeiro livro (Abordagens espaciais na saúde pública), publicado em 2006, tem 124 páginas. Os organizadores foram Simone M. Santos e Christovam Barcellos.

E-book: Abordagens espaciais na saúde pública

Os tópicos abordados nos capítulos incluem a representação dos processos espaciais em mapas, análise de dados espaciais, linguagem cartográfica e mapeamento de fluxos. Clique no link a seguir para fazer o download:

SIG E ANÁLISE ESPACIAL NA SAÚDE PÚBLICA

Este segundo livro (Sistemas de Informações Geográficas e análise espacial na saúde pública), foi publicado no ano seguinte, e é um pouco mais extenso (152 páginas). Este volume foi organizado por Simone M. Santos e Reinaldo Souza-Santos.

E-book: Sistemas de Informações Geográficas e análise espacial na saúde pública

Ao ler os capítulos você encontrará informações sobre arquiteturas de SIG e análise descritiva neste tipo de ambiente. Há também explicações claras sobre operações entre camadas de informação geográfica, incluindo imagens de satélite. Faça o download:

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA ESPACIAL PARA SAÚDE

Introdução à Estatística Espacial para Saúde Pública é o título do terceiro volume da série (124 páginas), publicado também em 2007. Foi organizado por Simone M. Santos e Wayner V. Souza.

E-book: Introdução à Estatística Espacial para Saúde Pública

Entre os conceitos destacados neste livro estão o de dependência espacial, estacionariedade, análise exploratória de dados espaciais e aglomerados hierárquicos. Há também um interassante tópico sobre a estimativa de Kernel.

DICAS EXTRAS DE LEITURA

Vale lembrar que já foi publicado aqui um post sobre um outro e-book com o tema Conceitos básicos de Sistemas de Informação Geográfica e Cartografia aplicados à Saúde.

Ou seja, um título que está intimamente relacionado com os destes três que estão sendo divulgados na matéria de hoje. Veja ele e outras dicas relacionadas nos links abaixo:

E você? Tem alguma sugestão de dica de leitura para divulgarmos? O que achou destes livros digitais sobre Geotecnologias na saúde? Deixem sua opiniões nos comentários!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

17 Comments on “3 E-books sobre Geoprocessamento em Saúde”

  1. Aliandra Sá disse:

    Olá Anderson, muito obrigada pelo material e pelas dicas preciosas de GIS, mas o segundo livro não está mais disponível, existe alguma outra opção de download.

  2. Olha tenho aprendido muito com este grande homem continua assim Anderson Medeiros

  3. O seu trabalho de divulgação da ferramenta Geoprocessamento é ótimo, continue, obrigado.

  4. Hugo Aureliano disse:

    Anderson, vc sempre com novidades e sintetizando preciosidades para todos que trabalham com SIG. Foi uma ótima dica e está me ajudando bastante em meu trabalho. Abçs.

  5. este site é um máximo. gostei e voltarei smpre.anjo, mpt.

  6. ANDERSON, VC SEMPRE COM AS NOVEDADES, PARABENS PELAS DICAS QUE VEM PUBLICANDO QUE É MUITO UTIL PARA A COMUNIDADE EM GERAL.

    MAIS GOSTARIA ME POSSA INDICAR ONDE POSSO BAIXAR AS VERSOES PORTABLES DOS SOFTWARE LIVRES KOSMO E QGIS.
    FICAREI GRATA COM SUA AJUDA, ATÉ A PROSSIMA.

  7. Rubens Villar Siqueira disse:

    Anderson, parabéns pelas suas postagens. Sempre são fonte de conhecimento a atualização para mim e são sempre de muita qualidade. Um grande obrigado e parabéns! Um abraço!

    1. Rubens, agradeço por suas palavras. É bom saber que o que venho publicando é útil para comunidade.
      Um forte abraço!

  8. Boa dica Anderson.
    Prá quem é da área da saúde é um prato cheio.
    Prá quem quer exercitar, haja tempo, pelo volume de material.
    Abraço.

    1. Obrigado pelo comentário Sívoris.
      Realmente os três volumes são ricas fontes de informação. Um forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *