Disponível Material de Workshop sobre GeoServer 2.1

O GeoServer é um software de código aberto que permite o desenvolvimento de soluções de geoespaciais para internet. Ele trabalha com dados de multiplos formatos, inclusive webservices geográficos que seguem as especificações do Open Geospatial Consortium (OGC), tais como Web Map Service (WMS), Web Coverage Service (WCS) e Web Feature Service-Transaction (WFS-T). Há algum tempo foi disponibilizado o material de um workshop baseado na versão 2.1 do GeoServer, para download gratuito.

GEOSERVER: UM ROBUSTO SERVIDOR DE MAPAS

GeoServer 2.1 workshop available for free!

Para ter acesso ao conteúdo do Workshop, clique na imagem acima ou clique aqui para acessar a postagem oficial no site da GeoSolution.

Agradecemos a equipe da GeoSolution por disponibilizar este material para a comunidade internacional. Parabéns pela iniciativa. Aproveito também para convidar e incentivar todos vocês a participar do Grupo GeoServer Brasil.

MATÉRIAS ADICIONAIS SOBRE ESTE TEMA

Veja estas outras postagens sobre materiais gratuitos disponíveis na internet e que já foram alvo de dicas aqui no blog:

Ainda estou em João Pessoa/PB ministrando treinamento sobre Geoprocessamento baseado no uso de ferramentas open source para um grupo de colaboradores da Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos. O grupo é bem diversificado e é composto por profissionais de vários estados como São Paulo, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.

Deixem seus comentários.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

7 Comentário

  1. Boa tarde…

    Estou a falar-vos de Portugal.
    Estou a querer criar visualizador online de dados geográficos no âmbito de um projecto.
    Só que não sei o que escolher? A verdade é que estou a zero em qualquer dos dois softwares falados anteriormente…

    O que me aconselham?

    • Pedro Mendes disse:

      Olá Claudio,

      Geoserver… claramente. Só pelo simples facto da interface de administração do GS cobrir 90% a 100% das configurações de complexidade simples/intermédia já vale o investimento.

      Não discuntindo as questões de capacidades, em relação ao Mapserver consegues logo “livrar-te” do overhead da aprendizagem da configuração manual dos mapfiles.

      Espero que ajude!

  2. Olá,

    Vou me meter na conversa, pra tentar contribuir um pouquinho.
    Falar qual dos dois é melhor, é dificil, porque eles tem foco diferente. Então se você vai desenvolver e precisa de um servidor de mapas, que disponibilize os dados através dos web Services da OGC, eu sugiro a utilização do GeoServer, mesmo que a aplicação tenha que ser desenvolvida em PHP/Javascript.
    Mas se você for trabalhar mais focado na aplicação e precise que o servidor te forneça ferramentas para implementação (PHP/MapScript) eu te aconselho o MapServer. Porém, se a aplicação, for em Java, mesmo assim indicaria a utilização do GeoServer com o Geotools.

    Abraço,

    Fernando

  3. Jorge Mendes disse:

    Ótima dica Anderson. Me diz uma coisa: Eu estou querendo aprender a trabalhar com web gis e quero saber quem é o melhor, mapserver ou geoserver?
    Parabéns pelo blog.

    • “Cada um no seu quadrado” rsrsrs
      Você trabalha com Java? Então a melhor opção é o GeoServer. O melhor vai ser aquele que você domina.
      Abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*