WebGIS: Instalação do p.mapper no Windows

WebGIS: Instalação do p.mapper no WindowsO p.mapper é um framework que, de forma semelhante ao i3Geo, facilita a configuração de aplicações geoespaciais para internet baseadas na tecnologia do software servidor de mapas MapServer. Logicamente o primeiro passo para sua utilização é a instalação, que deve ser feita de forma adequada. Aprenda como instalar o p.mapper no ambiente do sistema operacional MicroSoft Windows.

P.MAPPER FOR WINDOWS

Você pode fazer o download do p.mapper a partir do site oficial do framework [http://www.pmapper.net/], mas se este é seu primeiro contato com o processo de instalação deste programa, e deseja uma forma mais fácil ainda de executar esta tarefa, recomendo que baixe a versão que vem integrada ao pacote MS4W, desenvolvido pelo MapTools.

Sobre a tecnologia webmapping e suas ferramentas, é interessante que leia as seguintes matérias:

No vídeo a seguir você verá em detalhes como instalar o p.mapper no Windows, via MS4W, o caminho mais prático de instalar neste sistema operacional aplicativos baseados no MapServer.

INSTALAR P.MAPPER NO WINDOWS

Este vídeo não foi produzido por mim, mas foi disponibilizado no canal da empresa Faunalia no Youtube. Achei muito completo este tutorial e por isso estou divulgando aqui.

Recomendo acompanhar todos os vídeos disponíveis no canal da Faunalia:

No link acima você encontrará vídeos bastante instrutivos sobre ferramentas open source bastante robustas e populares, tais como o módulo Sextante para QGIS, entre outros.

Aproveite para acessar nos links abaixo outra dicas sobre vídeos que podem aumentar seu conhecimento em Geotecnologias:

O que acharam deste tutorial em vídeo desenvolvido de forma tão intuitiva pela Faunalia? Aguardo sua opinião!

OBS: Tomei conhecimento deste vídeo após recomendação recebida através do Grupo MapServer Brasil, em uma mensagem enviada pelo usuário Rafael Dantas.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 975 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Humberto Chaves disse:

    Oi Anderson, se você não tivesse postado essa dica eu não saberia nem do canal da faunalia, nem dos vídeos. Muito legal. Parabéns pelo site.

    • Humberto, realmente o canal da Faunalia e todos os materiais que eles disponibilizam é fantástico. Obrigado pelo comentário.
      Abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*