Visualizar Orientação de Declividade no Kosmo GIS

Este tutorial faz parte de uma série sobre a utilização do Kosmo GIS. A versão do programa é a 2.0.1 e abordaremos o uso da função que permite a visualização da orientação de declividade em uma imagem com dados de relevo. Ao final deste material você encontrará links relacionados, inclusive para download do dado utilizado neste exemplo.

ORIENTAÇÃO DE DECLIVIDADE

Inicialize o Kosmo GIS, criando uma nova vista utilizando como sistema de referência WGS84 (EPSG 4326), pois neste exemplo específico utilizaremos um dado proveniente da missão SRTM. Carregue o dado raster em uma nova vista no Kosmo. Lembre de selecionar o formato imagem e abra o arquivo SC-24-Y-C.tif.

Selecionar arquivo de Imagem

A imagem a seguir representa o resultado da importação da imagem SRTM. Verifique desde já se o conjunto de ferramentas da extensão SEXTANTE está habilitado. Para tal confirme se na barra de menu aparece a opção Sextante. Caso não esteja habilitado, acesse o menu Arquivo > Gestor de Extensões… e ative a ferramenta Sextante (v.0.6). Sugiro que a estabeleça como padrão.

Imagem SRTM

Acesse o conjunto de ferramentas do Sextante, escolhendo a opção Sextante ToolBox. Será aberta a janela a seguir contendo cerca de 280 algoritmos poderosos para trabalharmos com dados geográficos de variados tipos.

Visualizar orientação da declividade no Kosmo GIS

Escolha a opção Geomorphometry and terrain analysis > Aspect e clique duas vocês sobre ela.

Geomorphometry and terrain analysis > Aspect

Na janela a seguir fornecemos os parâmetros da operação através de duas abas. Para este tutorial eu utilizei as configurações padrão do Kosmo GIS. Caso o resultado não fique ao seu contento, pode alterar de acordo com suas necessidades. Por exemplo, na primeira aba foi definido que o novo layer gerado seria salvo apenas na memória, mas é possível gravá-lo de forma definitiva desde o começo, ou posteriormente em um novo arquivo utilizando a ferramenta Guardar Dados Como…

Aspect

Raster Output

O resultado da operação é ilustrado na imagem a seguir. Note que agora é bem mais perceptível a orientação da declividade.

Resultado

Pronto! Aprendemos como visualizar a orientação de declividade no ambiente do software Kosmo GIS. A utilização de cores para este modelo será tema de um próximo tutorial. Você pode baixar o tutorial completo, no formato PDF clicando no link abaixo.

  • [download id=”14″]

O dado geográfico utilizado neste tutorial é gratuito e pode ser baixado a partir deste link do site Brasil em Relevo, da Embrapa Monitoramento por Satélite.

Confira agora os links combinados com esta postagem:

Veja também as outras postagens sobre o Kosmo GIS e que fazem parte da série Quebrando TabusSoftware Livre também Faz:

O que acharam deste tutorial? Deixem seus comentários.

Ah! Não deixem de divulgar estes tutoriais em série divulgando no twitter a hashtag #SLGeoTbFaz.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

7 Comentários


  1. Estou comecado a conhecer o quantum giz agora e ao ver este artigo de servidor me surgiu um questionamento.Pois ja trabalho com sistemas UNIX, sei que o Ubuntu 11.04 possui ainda alguns blogs, e queria saber se haveria condição de utilizar como servidor o Ubuntu 10.10 e qual seria a seu requisito minimo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *