Aplicação com ArcGIS para Área de Recursos Hídricos

Aplicação com ArcGIS para Área de Recursos Hídricos

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) possuem múltiplas aplicações na área de meio ambiente. O artigo que vamos divulgar aqui destaca o uso prático do programa ArcGIS, da Esri, como apoio de um sistema de controle de balanço hídrico.

SIG E BALANÇO HÍDRICO

O artigo Protótipo de Sistema de Controle de Balanço Hídrico para apoio à outorga integrado a um Sistema de Informações Geográficas apresenta resultado inicial de um projeto para controle de balanço hídrico integrado ao ArcGIS, para apoio à emissão de outorgas de uso da água.

Canecas Personalizadas com Temas GeográficosO sistema está baseado na estrutura de dados estruturada com base no conjunto de ferramentas denominada ArcHydro para discretização e extração das características topológicas da bacia hidrográfica.

Artigo: Protótipo de Sistema de Controle de Balanço Hídrico para apoio à outorga integrado a um Sistema de Informações Geográficas

O produto desenvolvido é capaz de realizar análises de outorgas para captações e lançamentos, e permitirá a visualização dos resultados da análise através de uma interface de uso amigável, conectada diretamente ao banco de dados geográficos.

DOWNLOAD DO ARTIGO SOBRE ARCHYDRO

O autor do artigo é Bruno Collischonn, que trabalha na Agência Nacional de Águas (ANA). Para fazer o download do trabalho, acesse o link abaixo:

A publicação faz parte do conteúdo publicado durante o Simpósio de Recursos Hídricos do Sul e Sudeste, realizado no Rio de Janeiro em 2008.

Confira outras dicas sobre ArcGIS e aplicações SIG para recursos hídricos:

Você usa SIG ou outra Geotecnologia neste mesmo nicho destacado na matéria? Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários no post.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 975 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*