Usando o OpenLayers

OpenLayersO OpenLayers (OL) é uma biblioteca JavaScript que possibilita agilidade no desenvolvimento na construção de soluções webmapping, com integração com serviços online de mapeamento como o OpenStreetMap (OSM), Google Maps e Bing Maps através de uma API bastante amigável.

Conheça agora um interessante material interativo que pode ajudar você a começar a usar o OL.

INTRODUÇÃO AO OPENLAYERS

Peter Robins disponibilizou em seu site uma seção onde aborda o uso ao OpenLayers. É um interessante material introdutório, baseado na versão 2.11. Acesse:

Após uma breve apresentação, Robins descreve a estrutura de funcionamento do OL, estruturas de classes em seu código, objetos e suas opções, propriedades e métodos da API. Também são explicados conceitos cartográficos aplicados ao uso do OL, por exemplo, projeções, resoluções e escala.

O conteúdo, todo em inglês, também inclui dicas como a indicação de como realizar o processo de simplificação de geometrias, mudar visibilidade da camada, alterar estilos, entre outras características de sua aplicação construída com OL. Ao longo das páginas dosite, você encontrará muitos códigos de exemplo e aplicações demo, como a que pode ser acessada clicando-se na imagem abaixo.

Usando o OpenLayers

TUTORIAIS E DICAS SOBRE OPENLAYERS

O OL já foi tema de algumas postagens com dicas e tutoriais publicadas aqui em nosso site. Relacionamos abaixo as mais acessadas, como indicação de material complementar ao que foi citado nesta matéria.

Conhece mais algum site, em qualquer idioma, que aborde a utilização do OpenLayers? Deixem seus comentários!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 988 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*