Um Tour pelo gvSIG: Tutoriais em Vídeo

O tema da vez é um recurso interessante do site do projeto gvSIG. Uma coleção de vídeos que detalham vários aspectos da utilização do software. O melhor é que, pelo que observei, todo o material é de versões recentes do programa, incluindo o gvSIG 1.11 final. É um verdadeiro tour pelo software na forma de interessantes tutoriais em vídeo.

TUTORIAIS DE GVSIG

Para ter acesso ao inteiro material, clique aqui ou na imagem acima. Para dar a vocês o gostinho do material disponível, confira no vídeo abaixo como configurar a extensão sextante.

O gvSIG é um dos softwares para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) com maior volume de documentação disponível na internet, e em vários idiomas.

Para obter mais informações sobre ele, recomendo a leitura de um artigo publicado recentemente sobre as origens e objetivos do projeto e que não deixem de conferir a coletânea de links sobre este aplicativo tão robusto.

Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a TODOS que votaram neste blog na premiação TOP Blog 2011. Estamos no segundo turno, entre os 100 blogs mais votados na categoria tecnologia. Clique no banner na barra lateral desta página, ou aqui para nos ajudar a chegar ao TOP 30! 🙂

Deixem seus comentários sobre a dica de hoje.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

8 Comentários


  1. Olá Medeiros,
    Estou com um problema no GvSig, se você puder me ajudar ficarei muito grato:
    Importei uma tabela do IBGE com vários atributos, no entanto quando tento criar um mapa temático de população por classes só me aparecem 4 atributos dos mais de 15 que existem na tabela. Percebi que os 4 que aparecem estão configurados no Excel como número, mas mesmo quanto altero os outros atributos de geral para número, quando exporto para CSV continua com o mesmo problema, os atributos não abrem. Um colega procurou saber e indicaram para ele fazer isso no BrOffice, mas tem alguma saída para alterar no Excel? Qual seria o procedimento adequado?

    Responder

    1. Olá Rodrigo, tudo bem? Como você disse, os dados devem estar formatados como numéricos.
      Em vez de exportar para CSV, converta para DBF (Lembrando que o MS Office não gera mais esse formato, você terá de usar o LibreOffice).
      Espero ter ajudado. Abraço!

      Responder


  2. Olá Medeiros…

    Veja, eu gostaria de baixar alguns desses vídeos, porém os mesmos estão sem o Som, será que vc saberia de informar onde encontro os mesmos com o Som?

    Valeu, obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

    David

    Responder


  3. Olá, estou desenvolvendo um trabalho utilizando a técnica AHP. Queria saber, se possível, se tem como criar a tabela de comparação paritária durante a execução do algoritmo ou deve-se sempre importar a mesma de um banco externo? E se tem que importá-la: a mesma já deve apresentar os pesos? Att., Amanda Garcia.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *