Tutorial Básico de SIG com Quantum GIS 0.8.1 Titan

Tutorial sobre o QGIS Titan

Você já ouviu falar sobre o software Quantum GIS (QGIS)? Ele é um programa open source (de código aberto) e gratuito para Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Vasculhando a internet encontrei um arquivo no formato PDF que com certeza pode ser útil para quem está querendo trabalhar com este aplicativo de SIG.

OBS: O material indicado aqui é sobre uma versão antiga do QGIS (0.8.1), lançada em 2007. O programa evolui bastante desde então, tendo reformulado totalmente sua interface em 2013, com o lançamento da primeira versão da série 2.x. Mesmo assim, este material continua sendo de utilidade para quem quer agregar conhecimento sobre o histórico do QGIS.

TUTORIAL DE SIG COM O QGIS

O documento, organizado por Silva Júnior com o apoio de Nilson Nebatin e Edimar Garcia, tem o título Tutorial Básico em Sistemas de Informação Geográfica para o QGIS 0.8.1 Titan. Tutorial Básico de SIG com o Quantum GIS 0.8.1 Titan

Ele faz uma interessante apresentação sobre o programa e suas principais ferramentas. Entre os tópicos abordados estão:

Características do Quantum GIS, visão geral do programa (interface), manipulação de camadas vetoriais e raster, georreferenciamento, compositor de impressão e integração com PostGIS.

DOWNLOAD TUTORIAL BÁSICO DE GIS

Para fazer o download do arquivo, que possui 55 páginas, clique no link a seguir:

Você conhece algum material gratuito, bem didático, que poderia ser melhor divulgado? Deixe seu comentário nesta postagem sobre este assunto.

Cursos de Geoprocessamento em Todo o BrasilAproveite e confira as seguintes dicas sobre versões mais atuais do QGIS:

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *