Usando o QGIS Browser

QGIS Browser Tutorial

Você já conhece e usa o QGIS Browser? Podemos dizer que ele consiste em um programa secundário que é instalado juntamente com o QGIS Desktop. Pelo que tenho notado, alguns usuários ainda não tem explorado as principais funcionalidades oferecidas através deste recurso. Neste tutorial pretendo exemplificar alguns dos principais usos dele.

TUTORIAL SOBRE COMO USAR O QGIS BROWSER

Este material também está disponível em vídeo. Aproveito para convidar todos vocês para assinarem nosso Canal no Youtube. É gratuito!

O QGIS Browser (QB) é um utilitário bastante útil na gestão de bases de dados em Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

Se você já utilizou o ArcGIS pode pensar no QB como um aplicativo semelhante ao ArcCatalog. Para iniciar, execute os atalhos do QB disponíveis em sua instalação do QGIS. Será aberta uma janela como a mostrada na imagem abaixo.

QGIS Browser

Já na parte superior da janela podemos notar algumas funcionalidades interessantes (que também podem ser executadas através do programa principal).

Veja que temos ícones para funções de gerenciamento de serviços WMS, criação de novos shapefiles e configurar o SRC (sistema de referência de coordenadas ou cartográfico) de uma camada.

QGIS Browser: Recursos Básicos

Logo abaixo desses botões, no quadro da esquerda podemos navegar pelos diversos diretórios de nosso computador, em busca de dados geográficos.

Usar o QGIS Browser

Quando selecionamos um arquivo de dados geográficos, como na imagem abaixo, na área lateral direita será ativada a aba Metadata, onde podemos visualizar os metadados do arquivo selecionado.

Usando o QGIS Browser: Metadados

Para entender melhor o que são e para que servem os metadados na área de Geoprocessamento, recomendamos a leitura dos seguintes tópicos:

Ao acessarmos a aba Preview temos uma visualização rápida do componente gráfico de nosso dado geoespacial (vetorial ou raster).

Esta opção é muito útil, por exemplo, para verificar o conteúdo de um determinado arquivo sem ter que abrir um ou mais na tela principal do QGIS Desktop.

Usando o QGIS Browser

Por fim, na aba Attributes podemos acessar ao conteúdo da tabela de atributos do arquivo pesquisado.

Como usar o QGIS Browser

Um detalhe interessante é a possibilidade de arrastar um arquivo visualizado no QB para a tela do QGIS Desktop. Ou seja, sem precisar abrir o arquivo acessando os meios convencionais do módulo principal do programa.

O resultado da operação é ilustrado na imagem a seguir.

Tutorial: Como usar o QGIS Browser

O que acharam deste tutorial de apresentação do QGIS Browser? Não deixe de ver os seguintes conteúdos relacionados com este que publicamos hoje:

Ainda sobre o QGIS, não deixe de ler os seguintes artigos e dicas já publicado em nosso portal:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *