gvSIG aplicado aos Estudos Históricos

gvSIG Estudos HistóricosVocê já pesquisou sobre a aplicação das Geotecnologias em projetos da área de história? Este é mais um nicho de atuação do Geoprocessamento, inclusive com uso de soluções baseadas em softwares livres. Foi disponibilizado no site do projeto gvSIG um extenso tutorial, em português, sobre a utilização deste programa para estudos históricos. Veja como baixar uma cópia deste material.

UTILIZAÇÃO DE SIG EM PROJETOS DE HISTÓRIA

O tutorial de gvSIG aplicado a estudos históricos foi criado pelo Grupo Hímaco (História, mapas e computadores). O projeto foi realizado dentro do âmbito do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo e do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

O conteúdo do material inclui um passo a passo de introdução ao uso de gvSIG para a produção de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) “Histórico”, passando pelo georreferenciamento das cartas antigas, vetorização e produção de mapas de visualização.

Tutorial de gvSIG aplicado aos Estudos Históricos

Esse tutorial faz parte do projeto de capacitação de um grupo de pesquisadores aptos a utilizar essa tecnologia, amparados no uso do gvSIG. Ele é composto por um guia de exercícios que possibilitarão ao pesquisador aprender a utilizar um SIG histórico em suas pesquisas particulares e no trabalho desenvolvido pelo grupo Hímaco.

Como você poderá perceber, a metodologia inclui o treinamento a partir de exercícios práticos para a compreensão das ferramentas de vetorização e georreferenciamento.

Para fazer o download do arquivo PDF, com 60 páginas, acesse o link abaixo:

Depois de apresentar alguns detalhes sobre o Grupo Hímaco, o sumário inclui os seguintes tópicos:

  • Definições importantes: O que é um SIG, objetivos de um SIG, SIG Histórico, características técnicas do gvSIG;
  • Exercícios: Instalando o gvSIG, primeiro contato com o gvSIG, introdução ao gvSIG, georreferenciamento e vetorização.

Outras dicas sobre aplicação do gvSIG, podem ser acessadas abaixo:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 991 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. ademir vieira martins disse:

    SOBRE AQUELE ASSUNTO, QUE EU FALEI COM VOCE SOBRE AS EXTENSÃO GERADAS NO SHP DO QGIS E SHP DO ARCGIS, QUE NO QGIS TEM MENOS ARQUIVOS DO QUE NO ARCGIS……… E O CAR NÃO ESTA ACEITANDO O SHP DO QGIS SOMENTE DO ARGIS

    ADEMIR

    • É estranho Ademir, pois o primeiro sistema do CAR disponibiliza documentação onde é sugerido o uso do QGIS.
      Agradeço pelo comentário. Abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*