gvSIG aplicado aos Estudos Históricos

gvSIG Estudos HistóricosVocê já pesquisou sobre a aplicação das Geotecnologias em projetos da área de história? Este é mais um nicho de atuação do Geoprocessamento, inclusive com uso de soluções baseadas em softwares livres. Foi disponibilizado no site do projeto gvSIG um extenso tutorial, em português, sobre a utilização deste programa para estudos históricos. Veja como baixar uma cópia deste material.

UTILIZAÇÃO DE SIG EM PROJETOS DE HISTÓRIA

O tutorial de gvSIG aplicado a estudos históricos foi criado pelo Grupo Hímaco (História, mapas e computadores). O projeto foi realizado dentro do âmbito do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo e do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

O conteúdo do material inclui um passo a passo de introdução ao uso de gvSIG para a produção de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) “Histórico”, passando pelo georreferenciamento das cartas antigas, vetorização e produção de mapas de visualização.

Tutorial de gvSIG aplicado aos Estudos Históricos

Esse tutorial faz parte do projeto de capacitação de um grupo de pesquisadores aptos a utilizar essa tecnologia, amparados no uso do gvSIG. Ele é composto por um guia de exercícios que possibilitarão ao pesquisador aprender a utilizar um SIG histórico em suas pesquisas particulares e no trabalho desenvolvido pelo grupo Hímaco.

Como você poderá perceber, a metodologia inclui o treinamento a partir de exercícios práticos para a compreensão das ferramentas de vetorização e georreferenciamento.

Para fazer o download do arquivo PDF, com 60 páginas, acesse o link abaixo:

Depois de apresentar alguns detalhes sobre o Grupo Hímaco, o sumário inclui os seguintes tópicos:

  • Definições importantes: O que é um SIG, objetivos de um SIG, SIG Histórico, características técnicas do gvSIG;
  • Exercícios: Instalando o gvSIG, primeiro contato com o gvSIG, introdução ao gvSIG, georreferenciamento e vetorização.

Outras dicas sobre aplicação do gvSIG, podem ser acessadas abaixo:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comments on “gvSIG aplicado aos Estudos Históricos”

  1. ademir vieira martins disse:

    SOBRE AQUELE ASSUNTO, QUE EU FALEI COM VOCE SOBRE AS EXTENSÃO GERADAS NO SHP DO QGIS E SHP DO ARCGIS, QUE NO QGIS TEM MENOS ARQUIVOS DO QUE NO ARCGIS……… E O CAR NÃO ESTA ACEITANDO O SHP DO QGIS SOMENTE DO ARGIS

    ADEMIR

    1. É estranho Ademir, pois o primeiro sistema do CAR disponibiliza documentação onde é sugerido o uso do QGIS.
      Agradeço pelo comentário. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *