Tutoriais do ICMBio sobre QGIS

Tutoriais do ICMBio sobre QGIS

Você conhece o ICMBio? O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado em 2007, ele é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Recentemente, colaboradores do órgão elaboraram e disponibilizaram para download alguns tutoriais sobre Geoprocessamento com o software QGIS.

TUTORIAIS DE GEOPROCESSAMENTO COM QGIS

Até o momento de publicação desta postagem, o ICMBio havia publicado um total de 8 (oito) tutoriais sobre o uso do QGIS. As versões utilizadas nas explicações dadas variam entre a 1.8 ‘Lisboa’ até a 2.2 ‘Valmiera’.

Assinatura da Revista MundoGEO

Os tutoriais ensinam, por exemplo, como deve ser feita a configuração do QGIS para utilização em redes corporativas, como trabalhar com o sistema de referência ‘on the fly’, e como manipular dados geoespaciais de diferentes formatos.

ICMBio: Tutoriais sobre Geoprocessamento com QGIS

A partir de agora você confere os títulos e, claro, links de download de cada um dos tutoriais. Fique à vontade para baixar cada um deles e utilizar em seus estudos.

Como você poderá notar, cada tutorial tem em sua introdução um breve resumo sobre a importância do conteúdo que será apresentado.

Vale lembrar que na página fonte destes materiais você encontrará alguns outros arquivos úteis para o aprendizado sobre Geotecnologias. Em outras ocasiões vamos dar destaque para alguns deles.

Em nosso site temos outras matérias com dicas similares, com tutoriais e outros materiais produzidos sobre o QGIS. Confira algumas delas:

Aguardamos seus comentários sobre a temática desta postagem.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

3 Comments on “Tutoriais do ICMBio sobre QGIS”

  1. Ricardo Lopes disse:

    Bom dia!
    Quais são os atributos que devo baixar do arquivo SRTM para ter “Falsa cor”

    1. Ricardo, na verdade isso é um recurso do QGIS para manipulação do dado raster. Não é um atributo do SRTM.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *