SuperGIS: Ferramenta Dissolve

SuperGIS DissolveVocê sabe qual a utilidade da ferramenta Dissolve em ambiente SIG? Esta operação, em geral, é utilizada quando deseja-se simplificar um dado geográfico, através de uma combinação de feições, com base em alguma coluna da tabela de atributos. Neste tutorial vamos aplicar a função dissolve num arquivo shapefile com a divisão municipal do Estado do Pará. Uniremos os polígonos que pertençam a uma mesma mesorregião usando o SuperGIS.

DOWNLOAD DOS DADOS E TUTORIAIS RELACIONADOS

Já publiquei anteriormente tutoriais sobre o uso da ferramenta Dissolve em outros programas para Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Confira a partir dos links abaixo.

 Leia também nossos outros tutoriais sobre o software proprietário que usaremos no presente material: Aprenda a trabalhar com o SuperGIS Desktop.

COMO REALIZAR A OPERAÇÃO DISSOLVE NO SUPERGIS

Faça o download do dado geográfico que iremos utilizar a partir do link a seguir: Municípios do Pará.

Pará

Acesse o menu Ferramentas > Ferramentas de Geoprocessamento….

Ferramentas de Geoprocessamento

Escolha a opção Dissolver (dissolve). Indique qual a Camada de Origem e o campo (coluna) que será utilizado na execução da operação (N_MESO, neste exemplo).

Especifique também o nome do novo arquivo e onde este será salvo. Clique em Ok.

Geoprocessamento - Dissolve

Após o processamento da nova camada aparecerá uma caixa onde será perguntado se o usuário deseja adicionar a camada ao mapa.

Deseja adicionar a camada no SuperGIS?

A imagem a seguir ilustra o resultado obtido nesta operação.

Mapa - Dissolve

O que acharam? Vocês já abaixaram a versão trial do SuperGIS? Deixem seus comentários e enviem suas sugestões para futuros tutoriais.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 984 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*