SuperGIS: Ferramenta Dissolve

SuperGIS DissolveVocê sabe qual a utilidade da ferramenta Dissolve em ambiente SIG? Esta operação, em geral, é utilizada quando deseja-se simplificar um dado geográfico, através de uma combinação de feições, com base em alguma coluna da tabela de atributos. Neste tutorial vamos aplicar a função dissolve num arquivo shapefile com a divisão municipal do Estado do Pará. Uniremos os polígonos que pertençam a uma mesma mesorregião usando o SuperGIS.

DOWNLOAD DOS DADOS E TUTORIAIS RELACIONADOS

Já publiquei anteriormente tutoriais sobre o uso da ferramenta Dissolve em outros programas para Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Confira a partir dos links abaixo.

 Leia também nossos outros tutoriais sobre o software proprietário que usaremos no presente material: Aprenda a trabalhar com o SuperGIS Desktop.

COMO REALIZAR A OPERAÇÃO DISSOLVE NO SUPERGIS

Faça o download do dado geográfico que iremos utilizar a partir do link a seguir: Municípios do Pará.

Pará

Acesse o menu Ferramentas > Ferramentas de Geoprocessamento….

Ferramentas de Geoprocessamento

Escolha a opção Dissolver (dissolve). Indique qual a Camada de Origem e o campo (coluna) que será utilizado na execução da operação (N_MESO, neste exemplo).

Especifique também o nome do novo arquivo e onde este será salvo. Clique em Ok.

Geoprocessamento - Dissolve

Após o processamento da nova camada aparecerá uma caixa onde será perguntado se o usuário deseja adicionar a camada ao mapa.

Deseja adicionar a camada no SuperGIS?

A imagem a seguir ilustra o resultado obtido nesta operação.

Mapa - Dissolve

O que acharam? Vocês já abaixaram a versão trial do SuperGIS? Deixem seus comentários e enviem suas sugestões para futuros tutoriais.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *