Criar Buffer com o SuperGIS

SuperGISUma das operações espaciais mais comuns em ambiente computacional para Geoprocessamento é a geração de buffer ou área de influência. O tutorial de hoje foi elaborado para expor, de forma simples, como realizar este procedimento no programa SuperGIS Desktop. Como poderão confirmar pelo material a seguir, este é um processo simples e intuitivo.

Caso ainda não saiba como inicializar um projeto no SuperGIS, não deixe de ler nosso tutorial introdutório a este programa proprietário de SIG:

 Neste exemplo, estamos utilizando como camada de informação principal um shapefile com vários rios e um plano de informação do tipo polígono que representa uma bacia hidrográfica.

Hidro1

 Para criar um buffer é necessário primeiro definir se a operação considerará toda a camada ou apenas parte dela. Neste caso vamos utilizar a ferramenta de seleção destacada na imagem abaixo com um quadro vermelho para clicar sobre uma das feições (mostrada em amarelo na figura).

Hidro2

Acesse o menu Ferramentas > Área de Abrangência (buffer)… Será aberta uma nova janela onde iremos fornecer diversos parâmetros.

Hidro3

Em Camada de Origem informamos o nome da camada vetorial a ser considerada para a operação. Como pretendemos criar o buffer apenas em todo da feição selecionada, deixamos ativa a opção correspondente.

Informe o valor da distância em relação ao rio, 150 metros neste caso. Dependendo do tipo de geometria com o qual estivermos trabalhando, podemos criar zonas de abrangência internas ou externas para as feições.

Informe onde será gravada a nova camada gerada. A opção “Dissolver o resultado” dará uma melhor aparência ao resultado obtido. Em seguida, clique em OK.

Hidro4

A imagem abaixo ilustra o resultado obtido.

Hidro5

O que acharam? Não deixe de ler os seguintes tutoriais que ensinam como criar uma área de buffer em outros programas para Geoprocessamento:

Aguardamos seus comentários.

feedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*