Spring: Como fazer Fusão de imagens

Spring: Como fazer Fusão de imagens

Em Processamento Digital de Imagens (PDI) há técnicas que combinam imagens de diferentes características espectrais e espaciais para sintetizar uma nova imagem com uma melhor resolução espacial do que a imagem multi espectral original. A estas operações dá-se o nome de fusão de imagens. Este tutorial exemplifica isso no ambiente do software Spring.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Amarildo Rosa de Oliveira Junior, natural de Goiânia-GO. Tecnólogo em Geoprocessamento pelo IFG – Instituto Federal de Goiás (2014). Tem experiência em Cadastro Técnico Urbano e Rural, elaboração de mapas em gerais, Agricultura de Precisão. Já participou da Pesquisa Científica para TRANSPETRO (Transformação de Coordenadas – TPS) com professores renomados internacionalmente na área de Geotecnologias.

PROCEDIMENTOS PARA FUSÃO DE IMAGENS NO SPRING

Para começar, abra um projeto no Spring e adicione as bandas de interesse, para o exemplo utilizaremos as bandas ETM3, ETM4 e ETM5 nos canais B, G e R, respectivamente.

Como fazer a Fusão de imagens no Spring

Para realizar a Fusão primeiramente temos que realizar a transformação RGB para IHS acesse:

  • Imagem → Transformação IHS ↔ RGB

Fusão de imagens no Spring

Na Janela de Transformação IHS ↔ RGB em Transformações marque a opção RGB → IHS nos Planos de Entrada inicie clicando em R e perceba que aparecerá a janela Categorias e Planos, nesta janela iremos atribuir a banda ao seu respectivo canal de cor, no primeiro passo o canal R recebe a banda ETM5.

Clique em Executar para relacionar a banda ao canal.

Como fazer Fusão

Realize estes mesmos procedimentos para as bandas ETM4 e ETM3 relacionando aos canais G e B respectivamente. Após realizar os procedimentos feche a janela Categorias e Planos e volte a janela Transformação IHS ↔ RGB note que nos Planos de Entrada encontra-se as definições realizadas.

Em PI de Saída atribua um nome de saída. A escolha do Tamanho do Pixel de Saída pode optada pelo R, G ou B, pois todos tem o mesmo tamanho de pixel (30 metros), mantenha a definição 8 bits sem sinal (0 … 255) e clique em Executar.

Spring - Como fazer Fusão de imagens

Neste ponto, feche todas as janelas auxiliares que aparecerem e adicione a banda pancromática. O próximo passo é realizar a transformação de IHS para RGB se atentando em atribuir a banda pancromática no lugar da imagem de intensidade (I).

Acesse novamente a Janela Transformação IHS ↔ RGB, mas agora em Transformações marque a opção IHS → RGB. Os procedimentos são semelhantes aos que fizemos na opção RGB → IHS.

Nos Planos de Entrada em I atribuímos a banda pancromática, em H atribuímos  etm_H e em S atribuímos etm_S. Marque no PI de Saída a opção I, pois a banda que se encontra no I agora possui uma resolução de 15 metros, ou seja,  imagem final terá esta resolução de 15 metros, mantenha a definição 8 bits sem sinal (0 … 255) e clique em Executar.

Este tutorial exemplifica a Fusão de Imagens no ambiente do software Spring

Novamente, feche todas as janelas auxiliares que forem abertas. Para observar nosso resultado, na aba principal do Spring faça a composição com as bandas iniciais e realize o contraste linear.

Na aba auxiliar faça a composição com as bandas fusionadas realize o contraste linear e perceba a diferença entre as imagens.

Como fazer a Fusão de imagens no Spring do INPE

Spring: Como fazer Fusão de imagens

Em caso de qualquer dúvida ou correção entre em contato através dos comentários nesta postagem.

Outras dicas relacionadas com o Spring:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

Sobre Anderson Medeiros 970 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

  1. Olá Anderson, tudo bem?
    Eu estou te escrevendo, pois após o procedimento de fusão, quando fui fazer a composição de bandas RGB nas imagens transformadas, a imagem ficou em branco. Você saberia qual é o problema?
    Posso te mandar um printscreen em anexo.

    Muito Obrigada

    Juliana

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*