Procedimentos Geoestatísticos com o Spring

Spring GeoestatisticaO software brasileiro Spring fornecer um ambiente unificado de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto para aplicações urbanas e ambientais.  Nestes contextos a Geoestatística possui grande aplicabilidade. Você sabe o que Geoestatística? Gostaria de saber como integrar o amplo leque de ferramentas disponibilizadas no programa Spring com os procedimentos Geoestatísticos? Então, não deixe de ler esta matéria até o final.

SPRING E MODELAGEM DE DADOS GEOGRÁFICOS

O Spring, é completo na modelagem de dados geográfico,ou seja, trata de dados temáticos (fenômenos qualitativos), mapas numéricos (superfícies), imagens (de qualquer sensor), mapas cadastrais (objetos com atributos na forma de linhas, pontos ou polígonos) e mapas de redes (objetos com atributos na forma de nós e linhas orientadas).

O que diferencia este programa de outros sistemas de objetivo semelhante são os algoritmos disponíveis para cada modelo de dados, que além do próprio modelo que integra num único programa as ferramentas para manipular dados de diferentes fontes.

Spring - INPE

Quais seriam os passos necessários para realizar a entrada de dados e a devida manipulação do módulo de Geoestística do Spring? Vejamos no tópico seguinte. (Leia também: Explorando o Site do Projeto Spring)

GEOESTATÍTICA NO SOFTWARE SPRING

Sobre a utilização do Spring para atividades envolvendo Geoestatística, Eymar Silva Sampaio Lopes, publicou há algum tempo um texto bastante didático com o título Procedimentos Geoestatísticos com o SPRING – INPE. O material divide-se em duas partes:

  1. Descrição das etapas para entrada de dados e manipulação dos recursos de Geoestatística do Spring.
  2. Apresentação de um estudo de caso com Modelagem Geoestatística da porcentagem de argila.

Procedimentos Geoestatísticos com o SPRING

No trabalho é dado destaque no uso do modelo numérico, pois as ferramentas de Geoestatística exigem um mapa deste modelo. Foi empregado ainda o modelo cadastral para armazenar os diferentes atributos dos pontos de amostragem.

Para fazer o download de sua cópia desta publicação, que apesar do tempo passado desde sua publicação, continua bastante rica em conteúdo prático na área de Geotecnologias, acesse:

O material explora muito bem conceitos importantes, tais como análise exploratória dos dados, geração e ajuste de semivariograma, modelagem de anisotropia, validação do modelo de ajuste, Krigagem e uma interessante comparação com outros métodos.

Sobre conceitos em Geoestatística e utilização do Spring, recomendo que leia também:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 respostas

  1. Muito bom gostaria sim de receber informações e dicas e até participar de cursos on line
    Grato
    Douglas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: