Software Gratuito para Tratamento de Dados GPS

Sua equipe utiliza em seus projetos dados gerados através de técnicas de posicionamento por satélite? Quando coletados dados através dos sitemas GPS/GNSS temos de, na sequência, tratá-los de forma adequada. Se você não possui um programa computacional adequado para o tratamento de dados deste tipo, de pouco vai adiantar tê-los apenas em seu estado bruto.

Neste sentido vale destacar duas coisas: Na grande maioria dos casos a compra de uma licença de um dos softwares comerciais desta espécie é uma barreira em alguns casos. Além disso, é importante nunca recorrermos à pirataria, pois tal prática é criminosa. Então, neste contexto, que opções temos?

GPS TRACKMAKER

Apresento a seguir um software que não é livre, open source, mas possui uma versão gratuita que pode ser bastante útil no tratamento de dados de satélite: GPS TrackMaker.

TrackmakerConforme explicado no sítio oficial do programa, “o GPS TrackMaker® atualmente é utilizado em dezenas de países e destina-se a usuários que desejam utilizar o GPS de forma profissional. O programa é capaz de desenhar mapas detalhados a partir dos dados fornecidos pelo GPS, tendo integração total com os serviços Google Maps e Google Earth, possibilitando utilizar imagens gratuitas de satélite”.

Este programa tem sido considerado por muitos como “o mais completo software gratuito para GPS“. Ele é compatível com mais de 160 modelos GPS e oferece suporte para aparelhos Garmin, Magellan e outros. Possibilita ainda a criação fácil de seus próprios mapas. Suporte para mapas vetoriais e imagens e para rastreamento de veículos.

O QUE O GPS TRACKMAKER PERMITE FAZER?

Com a versão gratuita você pode, por exemplo:

  • Criar mapas de fundo de alta velocidade;
  • Receber e enviar ao GPS Waypoints, Trilhas e Rotas;
  • Ter à disposição mais de 260 ícones de Waypoints;
  • Calibrar imagens de mapas GIF, JPG, BMP, WMF e EMF;
  • Dispor de várias ferramentas para criação de Trilhas;
  • Importar e exportar arquivos KML.

Para fazer o download e ler mais informações e tutoriais sobre a versão gratuita do GPS TrackMaker acesse:

Deixem seus comentários sobre sua opinião quanto a este programa gratuito para tratamento de dados GPS.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

8 Comentários





  1. meu gps presiza de um software.mas ñ intendo nada sobre isto.baixar,instalar e etc.se eu plugar o gps na cpu e tentar baixar sei lá da serto?ou como eu faço?desde já obrigado

    Responder

  2. muito obrigada! 😀
    Parabéns, continue assim!
    os geografos agradecem… rsrs…
    abraço!

    Responder

  3. E o programa da Garmin o BaseCamp, o “antigo” Garmin MapSource?

    Abraço!

    Responder

  4. Muito bom, essa disponibilização de softwares mais acessíveis que vc faz aqui!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *