Sistema R: Tutorial de Bolso

Sistema R: Tutorial de Bolso

Você já conhece o software para aplicações de estatística conhecido como sistema R? Ele é um programa open source que pode ser empregado para análise geoestatística. Vamos divulgar neste post um tutorial que pode servir como útil fonte de consulta sobre este aplicativo.

TUTORIAL DE INTRODUÇÃO AO SISTEMA R

O material em questão tem o título R – Tutorial de bolso. Ele foi elaborado por uma integrante da equipe do LEEC, da Unesp. A autora do conteúdo é Renata de Lara Muylaert.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasO tutorial foi publicado em agosto de 2015 e conta com tópicos bastante diretos. Explica-se, por exemplo, como escolher os diretórios de trabalho e a utilização das janelas e linhas de comando. É apresentado o processo de inserção de dados e criação do data frame.

Download: Sistema R - Tutorial de Bolso

Ainda há abordagens sobre concatenação de dados, linhas e colunas, etapas para binarização de dados e sua categorização, entre outros pontos.

Conforme comentado pela equipe do laboratório, o objetivo deste material é auxiliar estudantes a sentirem-se mais confortáveis ao trabalhar com o R. A promessa é de em breve lançarem conteúdos com níveis mais avançados.

DOWNLOAD DO TUTORIAL DE BOLSO SOBRE SISTEMA R

Para baixar uma cópia deste material que vai lhe ajudar a memorizar funções e comandos, ou mesmo a ordem em que os comandos são posicionados no script no ambiente do programa R, clique no link abaixo:

Para mais informações sobre este material, acesse a página oficial do lançamento do tutorial no blog do LEEC.

Algumas dicas relacionadas com esta postagem de hoje:

Aproveitamos para parabenizar a autora deste tutorial pela iniciativa e qualidade do conteúdo. Na página do LEEC, mencionada acima você poderá encontrar os dados de contato da Renata de Lara.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comentários


    1. Renata, eu é que agradeço por esta sua grande contribuição.
      Caso queira depois publicar algum tutorial avulso em nosso site, será muito bem vindo.
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *