Conheça o Sistema Estatístico R

De forma fundamental, o sistema R é um sistema estatístico comum, mas que pode ter grandes aplicações no Geoprocessamento se for extendido através de bibliotecas específicas para análise geoestatística, como a GeoR (e dependentes). Nas operações de estatística espacial a localização é usada explicitamente nas análises e modelos. O programa também poderá ser usado para realização de operações de interpolação espacial.

APRESENTANDO O PROJETO DO SISTEMA GEOESTATÍSTICO R

Deve-se notar que o sistema R não é um software de SIG, nem é este seu objetivo, entretanto, as possibilidades de uso integrado do R em aplicações do Geoprocessamento são inúmeras.

Um dos principais desenvolvedores do sistema R é um brasileiro, Paulo Justiniano Ribeiro Junior, da Universidade Federal do Paraná. Ele elaborou um tutorial de introdução ao R. Ele também disponibilizou tutoriais sobre estatística espacial no R e comandos usados no programa, que podem ser obtidos gratuitamente na página oficial do autor.

No ano de 2005 Paulo Justiniano ministrou um curso para os colaboradores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Brasília/DF, e desde então disponibiliza o conteúdo do curso. É digno de nota que esse material tem sido regularmente atualizado e expandido com a inclusão de novos tópicos.

Leiam também: Material Didático sobre Geoestatística

Espero que tenham gostado dessa breve matéria sobre o sistema R.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 970 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

7 Comentário

  1. Boa tarde,

    estou começando a aprender R ainda, uso o Arcview para fazer mapas
    Tenho que fazer uma matriz com a distância entre municípios. Sabe se já existe isso em algum lugar?
    Como eu faço?

    Cumprimentos

  2. A academia valoriza muito o R. Em qualquer área do conhecimento, em qualquer parte do mundo, há importantes trabalhos que utilizam o R como ambiente estatístico.
    Parabéns.

    OBS.: o site do link do tutorial deve estar com problema (http://www.leg.ufpr.br/Rtutorial/)

  3. Viva,

    interessante é lembrar que o software QGIS (e GRASS também) possui extensões que permitem de utilizar R directamente em ambiente SIG Desktop. Refiro em particular os plugins “manageR” e “SDA4PP, spatial data anaysis for point pattern”. Cumprimentos.

    • Verdade Giovanni, você tem razão.
      Eu já trabalhei com esta extensão no GRASS, mas já faz um bom tempo.
      Vou considerar esse assunto em uma matéria futura.
      Cumprimentos.

1 Trackback / Pingback

  1. O Sistema Estatístico R e suas aplicações no Geoprocessamento | Geoprocessamento | Scoop.it

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*