Gestão de Bacias Hidrográficas com SIG de Baixo Custo

Sistema de Informações Geográficas de baixo custo para Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas: Este foi o tema de uma monografia apresentada ao curso de especialização em Geoprocessamento oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Curiosamente esta monografia faz referência à tutoriais elaborados por mim para as áreas de SIG e Banco de Dados Geográficos. Nesta matéria irei tecer alguns comentários sobre esta publicação.

BACIAS HIDROGRÁFICAS E SIG

O trabalho tem como autor Moises Júnior da Silveira e apresenta uma metodologia para criação de SIG com plataformas open source e dados de domínio público para servir de instrumento na gestão de bacias hidrográficas. Como estudo de caso é abordada a bacia hidrográfica do Rio São João.

Curso Online de Linux

As principais fontes de dados são cartas do IBGE e imagens ASTER/MDT, que foram processadas nas plataformas gvSIG, Spring e TrackMaker dando origem à informações que caracterizam a bacia estudada quanto aos aspectos hídricos, morfológicos, sociais e administrativos.

Estas informações alimentam o banco de dados que é gerenciado pelo sistema PostgreSQL/PostGIS, integrado ao sistema de Geoprocessamento onde são realizados os trabalhos e consultas pelos usuários.

 Gestão de Bacias Hidrográficas com SIG de Baixo Custo

Os tutoriais de minha autoria que foram citados na monografia (veja no capítulo de referências) são:

A metodologia do trabalho se resume a seleção, processamento e conversão de informações, criação de um banco de dados geográfico e inserção das informações obtidas ao mesmo, conexão do banco a um sistema de processamento de dados georreferenciados e elaboração de um dicionário de dados apresentando os metadados do SIG. Ao final do trabalho apresenta-se a interface gráfica do sistema e alguns exemplos de aplicações voltadas para gestão de recursos hídricos.

Achou interessante o conteúdo do trabalho do Moisés? Clique no link abaixo para baixar a monografia:

Quero deixar registrado meus parabéns ao autor pelo excelente trabalho, que ilustra muito bem o poder de aplicação dos softwares livres para Geoprocessamento. E você? O que acha de ler mais e/ou comentar sobre SIG com software livre?

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

6 Comentários


  1. Olá Anderson,

    você teria algum material especifico sobre uso do banco de dados em SIG? Algo como, primeiros passo e tal.
    Obrigado. Sempre acompanho seus posts.
    Abração

    Responder

    1. Maurício,
      Pesquise o livro do INPE sobre Banco de Dados Geográficos e veja os tutoriais que temos aqui no site sobre integração de vários softwares de SIG com banco de dados, em geral com PostGIS.
      Abraço!

      Responder


  2. Bom dia Anderson,

    Ótimo artigo. Poderíamos encaixar algum outro artigo sobre a parte de codificação de aplicações SIG, acho que casaria perfeitamente com esse seu post.

    Abraços.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *