gvSIG: SIG no Diagnóstico da Distribuição dos Telefones Públicos

Diagnóstico da Distribuição dos Telefones de Uso Público na Cidade de Manaus Utilizando Técnicas de Geoprocessamento

Um dos campos, em especial nos grandes centros urbanos, onde os Sistemas de Informações Geográficas tem tido um destaque cada vez maior é o das Telecomunicações. Hoje quero resumir o conteúdo e indicar para vocês a leitura na íntegra de um excelente trabalho de conclusão de curso de um colega meu, também Tecnólogo em Geoprocessamento pelo IFPB, André Luiz Sá de Oliveira.

O trabalho tem o título Diagnóstico da Distribuição dos Telefones de Uso Público na Cidade de Manaus Utilizando Técnicas de Geoprocessamento.

ANÁLISE ESPACIAL NAS TELECOMUNICAÇÕES

Uma das ferramentas que foram fundamentais no desenvolvimento deste projeto foi o gvSIG, que como vocês bem sabem é uma ferramenta de código aberto.

Inscreva-se Gratuitamente em nosso Canal no Youtube!

Conforme explicado na monografia, aqui no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) determina que os orelhões devam ser acessíveis e ficar, no máximo, a 300 metros de distância um do outro. O trabalho mostra a análise espacial das áreas com esses problemas, através de técnicas de Geoprocessamento, fornecendo uma visão geral da situação desses aparelhos e possibilitando, a partir dos dados levantados, a realização de um controle de manutenção e fiscalização desses aparelhos.

SIG no Diagnóstico da Distribuição dos Telefones Públicos

RESUMO DA METODOLOGIA PARA USO DO SIG

Foi realizado um estudo da distribuição espacial dos Telefones de Uso Público (TUP) em alguns bairros da cidade de Manaus/AM.

Com o SIG foi possível espacializar, discutir e analisar as necessidades e carências dos aparelhos nos bairros pesquisados através da geração de buffers (zonas de influência), possibilitando a elaboração de mapas temáticos levando a um melhor entendimento sobre a distribuição desses aparelhos no espaço geográfico.

Em resumo: O projeto obteve êxito e, por isso, contribuiu consideravelmente para a área estudada. Gostaria de ler na íntegra este trabalho e conferir detalhes da metodologia utilizada? Faça o download utilizando o link abaixo.

  • [download id=”29″]

Este trabalho com certeza é um excelente exemplo de como o Geoprocessamento e suas tecnologias podem influênciar em detalhes de nossa vida que parecem pequenos mas que são de grande interesse para sociedade como um todo, inclusive para os gestores públicos. Parabéns André pelo desenvolvimento deste projeto.

O que acharam desta matéria? Deixem seus comentários e leia também:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

7 Comentários



  1. O link para download nao está funcionando !
    se pudesse mandar pro meu e-mail, agradeceria muito !
    abraço e sucesso !

    Responder


  2. Obrigado pela excelente publicação e referencia! Manda as ordens! Abraço!

    Responder

    1. Fala André, meus parabéns pela repercussão do trabalho. E parabéns ao Anderson Medeiros por nos trazer sempre materiais práticos e úteis.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *