Artigo: Desenvolvimento de WebGIS sobre o Semiárido Brasileiro

Artigo: Desenvolvimento de WebGIS sobre o Semiárido Brasileiro

Quer ler sobre um exemplo real de uma aplicação que utilize softwares livres de Geoprocessamento? Um artigo, publicado pelo criador deste site juntamente com outros autores, nos anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto aborda o uso de ferramentas como QGIS, PostGIS e i3Geo.

EXEMPLO PRÁTICO DE USO DO QGIS, POSTGIS E I3GEO

O artigo em questão tem o título: Desenvolvimento de uma aplicação webmapping como ferramenta para disseminação do conhecimento sobre o Semiárido brasileiro.

O trabalho presenta um exemplo de como isso é realizado pela instituição. Um dos produtos gerados pelo Insa é o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SIGSAB), que é um portal inserido no site oficial do instituto.

A edição dos dados espaciais e tabulares, sua integração em uma base de dados geográfica e disponibilização destes na internet foram feitos sob uma plataforma open source. A imagem abaixo é uma reprodução integral do poster apresentado no evento (iremos disponibilizá-lo para download em PDF).

Desenvolvimento de uma aplicação webmapping como ferramenta para disseminação do conhecimento sobre o Semiárido brasileiro

Os programas que mais receberam destaque na publicação foram os seguintes: QGIS (Desktop GIS), PostgreSQL/PostGIS (Banco de Dados Geográficos) e i3Geo (Aplicação Webmapping).

DOWNLOAD DE ARTIGO E POSTER

Os autores do trabalho foram: Anderson Maciel L. de Medeiros, Julie Eugênio da S. F. Medeiros, Ricardo da C. C. Lima e Salomão de S. Medeiros. Na ocasião, todos os autores tinham algum tipo de vínculo com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

Para fazer o download do trabalho e do poster, ambos em PDF, basta clicar no link a seguir:

É importante lembrar que nos anais do evento você encontra centenas de outros trabalhos que vão ampliar seu entendimento das aplicações das Geotecnologias em diferentes áreas.

Acesse também as seguintes dicas:

Aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*