Rotinas para Análise Geoestatística Usando a Linguagem R

Rotinas para Análise Geoestatística Usando a Linguagem R

A linguagem R fornece padrões e métodos inovadores de analise estatística, e devido a sua característica de desenvolvimento aberto (open source) garante um contínuo aprimoramento de bibliotecas e rotinas por inúmeros profissionais de diversos países do mundo. Leia um artigo que destaca isso bem.

ARTIGO SOBRE GEOESTATÍSTICA EM SOFTWARE LIVRE

O artigo Rotinas para Análises Geoestatísticas Utilizando a Linguagem R: um exemplo com dados agroambientais apresenta o uso do programa R como ambiente para estatística computacional e visualização gráfica.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasO objetivo do trabalho foi descrever de maneira simples e direta como utilizar um software livre e de domínio publico e alguns pacotes disponibilizados por seus desenvolvedores e usuários para armazenar as informações espaciais, o modo de importá-las para o ambiente R e os recursos mínimos para a execução de análises geoestatísticas.

Rotinas para Análises Geoestatísticas Utilizando a Linguagem R: um exemplo com dados agroambientais

Entre as operações desenvolvidas estão a variografia, predição espacial utilizando krigagem ordinária e validação cruzada dos resultados.

Os autores esperam que seu trabalho ajude a encorajar a utilização do R para análises espaciais, uma vez que essa linguagem é um recurso completo, estável, confiável e desenvolvida e aprimorada por renomados pesquisadores na área.

DOWNLOAD DE ARTIGO SOBRE GEOESTATÍSTICA COM R

As rotinas descritas no artigo podem ser reproduzidas para fins de mapeamento, agricultura de precisão, levantamentos e inventários, entre diversas outras aplicações agroambientais. Baixe o arquivo em PDF no link a seguir:

Os autores são Lucas Venezian Povoa, Rodrigo Lilla Manzione e Edson Cesar Wendland. O trabalho foi publicado nos anais do II Simpósio de Geoestatística aplicada em Ciências Agrárias, edição realizada em 2011.

Veja outras dicas relacionadas com o programa R e Geoestatística:

Aguardamos seus valiosos comentários sobre este material digital.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 975 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

3 Comentário

  1. O link direciona para a página de um simpósio e não para o artigo em si.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*