Rotinas para Análise Geoestatística Usando a Linguagem R

Rotinas para Análise Geoestatística Usando a Linguagem R

A linguagem R fornece padrões e métodos inovadores de analise estatística, e devido a sua característica de desenvolvimento aberto (open source) garante um contínuo aprimoramento de bibliotecas e rotinas por inúmeros profissionais de diversos países do mundo. Leia um artigo que destaca isso bem.

ARTIGO SOBRE GEOESTATÍSTICA EM SOFTWARE LIVRE

O artigo Rotinas para Análises Geoestatísticas Utilizando a Linguagem R: um exemplo com dados agroambientais apresenta o uso do programa R como ambiente para estatística computacional e visualização gráfica.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasO objetivo do trabalho foi descrever de maneira simples e direta como utilizar um software livre e de domínio publico e alguns pacotes disponibilizados por seus desenvolvedores e usuários para armazenar as informações espaciais, o modo de importá-las para o ambiente R e os recursos mínimos para a execução de análises geoestatísticas.

Rotinas para Análises Geoestatísticas Utilizando a Linguagem R: um exemplo com dados agroambientais

Entre as operações desenvolvidas estão a variografia, predição espacial utilizando krigagem ordinária e validação cruzada dos resultados.

Os autores esperam que seu trabalho ajude a encorajar a utilização do R para análises espaciais, uma vez que essa linguagem é um recurso completo, estável, confiável e desenvolvida e aprimorada por renomados pesquisadores na área.

DOWNLOAD DE ARTIGO SOBRE GEOESTATÍSTICA COM R

As rotinas descritas no artigo podem ser reproduzidas para fins de mapeamento, agricultura de precisão, levantamentos e inventários, entre diversas outras aplicações agroambientais. Baixe o arquivo em PDF no link a seguir:

Os autores são Lucas Venezian Povoa, Rodrigo Lilla Manzione e Edson Cesar Wendland. O trabalho foi publicado nos anais do II Simpósio de Geoestatística aplicada em Ciências Agrárias, edição realizada em 2011.

Veja outras dicas relacionadas com o programa R e Geoestatística:

Aguardamos seus valiosos comentários sobre este material digital.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

3 Comments on “Rotinas para Análise Geoestatística Usando a Linguagem R”

  1. O link direciona para a página de um simpósio e não para o artigo em si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *