Revolução Geoespacial – Episódio 4

A saga finalmente está completa! Foi disponibilizado o quarto episódio da série de documentários Geospatial Revolution (Revolução Geoespacial)! Antes de assistir ao episódio 4, o que acha de relembrar um pouco do que é este projeto, seus objetivos e o que foi publicado até aqui?

Como já explicado em postagens anteriores onde tratamos deste assunto, trata-se de um projeto da Penn State Public Broadcasting, que consiste em um sistema integrado de serviços de divugação sobre o mundo das Geotecnologias, em especial a cartografia digital, e como ela está mudando nossa forma de pensar, agir e interagir. A missão do projeto é ampliar o conhecimento público sobre a história, aplicações, questões legais, e a potencialidade das tecnologias baseadas na localização espacial.

EPISÓDIO 1: O primeiro episódio abrange desde o que está envolvido na Revolução Geoespacial, considerando as origens do mapeamento e da tecnologia Geográfica, apresentando uma visão sobre a aplicação do mapeamento nos esforços de socorro do Terremoto do Haiti terremoto.

EPISÓDIO 2: O segundo episódio analisa a maneira como as autoridades governamentais locais e empresas utilizam as Geotecnologias para oferecer e executar serviços de forma eficiente, sempre com um olhar permanente para os futuros desenvolvimentos e aplicações na área do Geoprocessamento.

EPISÓDIO 3: O terceiro episódio explora a tecnologia geoespacial no mundo da segurança: como as novas tecnologias podem ser de ajuda para negociar a paz, a guerra, e combater o crime. O vídeo também considera que estas técnicas também podem comprometer a privacidade pessoal.

E agora a parte final da série de documentários:

EPISÓDIO 4: O quarto e último episódio explora a tecnologia geoespacial voltada para o monitoramento das alterações climáticas globais, evitando a fome e a doença. Destaca o mapeamento das comunidades como nunca antes havia ocorrido.

Alguns dos vídeos fornecem a opção de legenda em português. Aproveite e além de assisti-los, acesse a seção com materiais educativos disponíveis para download.

Deixe sua opinião sobre o Geospatial Revolution nos comentários.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

4 Comentários


  1. Caro Anderson,

    Parabéns pelo blog, muito bom mesmo!!! Acabo de me tornar um leitor desse blog.
    Muito bom esse documentário!!!
    sds

    Responder

  2. Tomara que haja um 5°, 6°, 7°… episodios. Show de bola esse documentário.
    Obrigada por divulgar tantos materiais assim para a comunidade.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *